terça-feira, 8 de julho de 2025

Você sabe quantos voos partem de Londrina por semana? E qual companhia aérea domina a malha aérea da cidade?

    Essas são perguntas frequentes entre os entusiastas da aviação e os passageiros regulares do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina (PR). A resposta, no entanto, não é estática: os números de voos variam conforme a demanda, e fatores como sazonalidade e feriados influenciam diretamente na oferta de voos e horários disponíveis.

TABELA 1: Movimento semanal - Aeroporto de Londrina (08/07/2025~14/07/2025).

    Na primeira semana de julho de 2025, Londrina registrou 122 voos comerciais programados. Destes, 57 decolagens têm como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR), principal conexão com o restante do país e voos internacionais. Em seguida, aparecem 13 decolagens para Congonhas (SBSP), 13 para o Afonso Pena, em Curitiba (SBCT), 12 para Viracopos, em Campinas (SBKP) e, aproveitando o período de alta temporada, uma decolagem para Porto Seguro (BA) e outra para Recife (PE).

    Vale destacar que o número de pousos com origem nesses destinos é idêntico ao de decolagens, uma vez que todos os voos são operados em rotas de ida e volta regulares.

    Entre as companhias aéreas, a liderança no número de operações em Londrina pertence à LATAM Airlines Brasil, com 56 voos semanais. A Azul Linhas Aéreas aparece logo em seguida, com 54 voos, e a GOL Linhas Aéreas completa a malha com 12 operações.

TABELA 2: Movimento semanal - Aeroporto de Maringá (08/07/2025~14/07/2025).

    Enquanto isso, o Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá (PR), cidade vizinha a Londrina, apresenta números ainda mais expressivos: 166 voos semanais, ou seja, 44 a mais que Londrina no mesmo período analisado.

    Em Maringá, os principais destinos também incluem Guarulhos (28 voos), Viracopos (23 voos), Afonso Pena (17 voos) e Congonhas (14 voos). A cidade também conta com uma decolagem para Porto Seguro, aproveitando a demanda turística da estação.

TABELA 3: Comparação de Companhias Aéreas e Voos em Londrina e Maringá.

    A Azul Linhas Aéreas lidera em Maringá com 76 voos semanais, seguida pela LATAM, com 56 voos, e pela GOL, com 34 voos.

    Esses dados refletem a dinâmica da aviação regional e foram extraídos da plataforma SIROS (Sistema de Registro de Operações), mantida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Portal SIROS – ANAC


 SIROS: entenda como funciona o sistema de registro de voos no Brasil

    O transporte aéreo é um setor dinâmico, que exige organização, previsibilidade e tecnologia para funcionar de forma eficiente. Para atender a essas necessidades, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) desenvolveu o SIROS – Sistema de Registro de Operações, plataforma oficial utilizada pelas companhias aéreas para registrar suas operações comerciais no Brasil.

O que é o SIROS?

    O SIROS foi criado para substituir os antigos sistemas HOTRAN Eletrônico e SIAVANAC, representando um avanço importante na forma como os voos são planejados e registrados no país. A plataforma permite o cadastro de voos regulares e não regulares, domésticos e internacionais, seja para transporte de passageiros ou de carga.

    De uso prático e intuitivo, o SIROS oferece às empresas aéreas a possibilidade de inserir, editar e atualizar suas programações de voo, centralizando a gestão operacional e proporcionando maior autonomia ao setor.

Como funciona o agendamento de voos?

    Desde a publicação da Resolução ANAC nº 440, em 2017, a ANAC deixou de intermediar o processo de agendamento de voos. A responsabilidade passou a ser dos operadores aéreos, que devem se coordenar diretamente com os administradores aeroportuários e com o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

    Com isso, a ANAC assumiu um papel mais estratégico, fornecendo a ferramenta tecnológica (SIROS), mas sem interferir nas comunicações e autorizações operacionais. O resultado? Mais agilidade, menos burocracia e um fluxo mais eficiente de informações entre os envolvidos.



E qual é o papel do DECEA?

    O DECEA continua com funções fundamentais. É ele quem autoriza o uso do espaço aéreo brasileiro, sendo responsável pelo processamento e aprovação dos planos de voo, inclusive os chamados Planos de Voo Repetitivos (RPL – Repetitive Flight Plans).

    Esses planos são utilizados por companhias que operam voos frequentes e em rotas fixas, permitindo autorizações prévias válidas por longos períodos. Essa sistemática reduz o trabalho administrativo e melhora a previsibilidade operacional.

E o que foi o HOTRAN?

    O termo HOTRAN (Histórico de Transporte Aéreo Nacional) era utilizado para designar os antigos processos de solicitação e aprovação de voos junto à ANAC. Com o surgimento do SIROS, o HOTRAN passou a representar uma etapa já superada da regulação da malha aérea nacional, agora modernizada e digitalizada.

    Com o SIROS, o Brasil deu um passo importante rumo à digitalização do setor aéreo, tornando o registro e o planejamento de voos mais ágeis, transparentes e alinhados às demandas do mercado. Para profissionais da aviação e empresas aéreas, compreender o funcionamento dessa ferramenta é essencial para atuar com eficiência e conformidade.


Fontes:

  1. Referência da ANAC sobre o SIROS: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Manual do Sistema de Registro de Operações – SIROS. GTMS/GOPE/SAS. Versão 2. Brasília: ANAC, jul. 2019. Disponível em: https://sistemas.anac.gov.br/sas/siros. Acesso em: 08 jul. 2025.
  2. Referência da Resolução que institui o SIROS: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Resolução nº 440, de 11 de agosto de 2017. Dispõe sobre os procedimentos para o registro dos serviços de transporte aéreo público regular e não regular. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 155, p. 30, 14 ago. 2017. Disponível em: https://www.in.gov.br. Acesso em: 08 jul. 2025.
  3. Dados da malha aérea (Londrina e Maringá): AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Sistema de Registro de Operações – SIROS. Brasília: ANAC. Disponível em: https://sistemas.anac.gov.br/sas/siros. Acesso em: 08 jul. 2025.



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