segunda-feira, 7 de julho de 2025

Plane Spotting em Londrina: Paixão, Cuidados e Guia para Fotografar Aeronaves

Spotter Day realizado pela Infraero em Londrina

    Você provavelmente já ouviu falar – ou leu algo – sobre o Plane Spotting, atividade que consiste na fotografia amadora ou profissional de aeronaves, tanto em solo quanto em voo.

    Trata-se de uma prática comum entre entusiastas da aviação, verdadeiros apaixonados que utilizam desde simples celulares até câmeras profissionais DSLR com lentes objetivas milimétricas para registrar o movimento das aeronaves.

    Não se sabe ao certo quando essa atividade surgiu, mas o fascínio pela aviação remonta às origens do voo humano, desde os aeróstatos (máquinas mais leves que o ar, como os balões) até os primeiros aeródinos (aeronaves mais pesadas que o ar, como aviões de asa fixa). É raro encontrar um brasileiro que não tenha visto a icônica imagem de Santos Dumont decolando com o 14-Bis no Campo de Bagatelle, em Paris – França. Mais do que uma fotografia histórica, aquele registro eterniza o primeiro voo oficial e documentado de uma aeronave com propulsão própria, em contraste com os voos secretos dos irmãos Wright. Enquanto os norte-americanos mantinham seus experimentos sob sigilo, Santos Dumont projetava, construía e demonstrava publicamente suas invenções.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, o Plane Spotting ganhou importância estratégica: civis eram recrutados para observar os céus e alertar sobre possíveis ataques aéreos. Hoje, a atividade é um hobby difundido mundialmente, com locais próprios para fotografia dentro de aeroportos em diversos países europeus.

    No Brasil, no entanto, o Plane Spotting ainda enfrenta preconceitos. Muitas vezes, os praticantes são alvo de piadas e estereótipos negativos nas redes sociais e pela mídia, sendo vistos como “nerds desocupados”. Esse estigma, infelizmente, remonta à busologia – o estudo e fotografia de ônibus –, que também sofre discriminação similar. Trata-se de um julgamento injusto: fotografar aeronaves (ou veículos em geral) exige técnica, paciência, conhecimento e verdadeira paixão.

    A fotografia, afinal, é uma ferramenta que eterniza momentos e aproxima os sonhadores de seus objetos de admiração. Qualquer pessoa pode começar, e aprender é relativamente fácil. É claro que, com o tempo, o spotter que desejar se aprofundar deve estudar técnicas fotográficas e se afastar do modo automático das câmeras para obter registros mais refinados.

    A seguir, preparamos algumas dicas e cuidados essenciais para quem deseja iniciar ou aprimorar sua experiência com o Plane Spotting:

  • DICA 1: CUIDE DA SUA SAÚDE

    Embora Londrina já tenha tido névoas características que lembravam o "fog" europeu (e que inspiraram o nome da cidade), hoje o clima é predominantemente quente e seco. Portanto:

      • Use protetor solar, óculos escuros, roupas leves de manga longa, calça jeans, tênis e boné.
      • Hidrate-se com frequência para evitar insolação.
      • Leve repelente para afastar mosquitos e fique atento a animais peçonhentos.
      • Ao fotografar em cercas ou alambrados, tome cuidado com arames farpados e serpentinas.
  • DICA 2: CUIDE DA SUA SEGURANÇA

    Esteja sempre atento ao redor. Evite estar sozinho e mantenha o celular por perto, mas discreto.

  • Planeje uma rota de fuga, caso perceba perigo iminente.
  • Nunca reaja a assaltos. Nenhum equipamento vale mais do que sua vida.

  • DICA 3: ESTUDE SEMPRE

    Conhecimento é essencial. Na aviação há um ditado: "Na vida, quanto mais se vive, mais se aprende. Na aviação, quanto mais se aprende, mais se vive."

    Mesmo que os riscos do Plane Spotting sejam menores, leve esse ensinamento como incentivo. Pesquise, pergunte, tire dúvidas e compartilhe aprendizados.

  • DICA 4: CUIDE DO SEU EQUIPAMENTO

    Zele por sua câmera e acessórios. Aprender sobre fotografia aumenta a durabilidade dos equipamentos e melhora significativamente seus registros. Estude técnicas específicas de fotografia aeronáutica.

  • DICA 5: PLANEJE SEUS CLIQUES

    Tenha em mãos a tabela de horários dos voos comerciais (disponíveis em sites oficiais).

    Lembre-se de que Londrina possui intensa atividade de aviação geral e um dos aeroclubes mais antigos do país – há movimento quase o dia todo.

PONTOS DE OBSERVAÇÃO NO AEROPORTO DE LONDRINA

    Com a concessão do Aeroporto Governador José Richa à iniciativa privada (CCR Aeroportos, hoje Grupo MOTIVA), houve a modernização do cercamento patrimonial. Os antigos pontos clássicos de observação, utilizados por décadas, foram em sua maioria eliminados.

    Atualmente, resta apenas um ponto com visibilidade considerável da pista, mas com luz desfavorável em praticamente todo o dia devido à presença de backlight (iluminação contrária ao objeto).

    Abaixo, elencamos os pontos atuais de observação – com mapa ilustrativo e legenda por cores (verde, amarelo e vermelho), indicando os níveis de risco de cada local:

Mapa dos pontos de plane spotting no Aeroporto de Londrina [07/07/2025].


  • PONTO 01 – BOMBEIROS (SCI do Aeroporto)
Segurança: Alta (risco de assaltos).
Fluxo: Veículos – médio; Pessoas – médio.
Localização: Rua José Vitachi Filho, 90–178 – Monte Carlo.
Coordenadas: -23.336115, -51.128303
Comentário: Melhor ponto atual para observação dos pousos nas pistas 13 e 31. No entanto, é ruim para fotografia por conta da luz contrária em todas as épocas do ano.

PONTO 01: Bombeiros SCI.

PONTO 01: Bombeiros SCI (noite).

PONTO 01: Bombeiros SCI (vista do aeroporto de Londrina com ampliação).

PONTO 01: Bombeiros SCI (vista da aeronave na pista).
  • PONTO 02 – GIRO DE 180º (Cabeceira 31)
Segurança: Alta (risco de assaltos).
Fluxo: Veículos – alto; Pessoas – baixo.
Localização: Estr. Maj. Archiles Pimpão (frente à ACEL – Vale Verde).
Coordenadas: -23.338759, -51.119865
Comentário: Ideal para observar o giro de 180º (backtrack). Fotografar é desafiador devido à iluminação contrária o dia todo.

PONTO 02: Área onde geralmente as aeronaves fazem backtrack para retornar/alinhar na pista 31.


  • PONTO 03 – PANORAMA DO AEROPORTO

Segurança: Alta (risco de assaltos).
Fluxo: Veículos – alto; Pessoas – baixo.
Localização: Estr. Maj. Archiles Pimpão (sentido Estrada do Limoeiro).
Coordenadas: -23.340423, -51.114983.
Comentário: Similar ao Ponto 2, oferece boa vista para observação, mas fotos sofrem com backlight constante.

PONTO 03: Panorama do Aeroporto.


PONTO 03: Panorama do Aeroporto - Visão da pista de pousos e decolagens de Londrina.


  • PONTO 04 – ESQUINA DO ESTACIONAMENTO DO AEROPORTO
Segurança: Baixo risco.
Fluxo: Veículos – alto; Pessoas – médio.
Localização: Rua Ten. João Maurício Medeiros (esquina com estacionamento).
Coordenadas: -23.328596, -51.136791
Comentário: Apenas os portões 1 e 2 são parcialmente visíveis. Vários obstáculos comprometem a fotografia. É local monitorado por câmeras.

PONTO 04: Esquina do Estacionamento do Aeroporto
(visão para as posições 1 e 2 do pátio novo).


  • PONTO 05 – PRAÇA NA CABECEIRA 13
Segurança: Alto risco (próximo a ponto de venda de drogas).
Fluxo: Veículos – médio; Pessoas – baixo.
Localização: Rua Cmte. Pedro Bortoloto, 252–181 – Santos Dumont.
Coordenadas: -23.329543, -51.141433
Comentário: Antigamente o melhor local para observação. Hoje, cercado, com acesso restrito e visibilidade prejudicada por obstáculos e edificações.


PONTO 05: Rua da praça da cabeceira 13, trajetória relativa da aeronave para pouso.


PONTO 05: DeHavilland DHC-6-300 LV-LSI na curta final para pouso na RWY 13.

  • PONTO 06 – RUA DA AERONÁUTICA
Segurança: Alto risco (marginal de via expressa).
Fluxo: Veículos – médio; Pessoas – baixo.
Localização: Rua da Aeronáutica, 653–565 – Caravelle.
Coordenadas: -23.325921, -51.146270
Comentário: Apesar do risco, é um dos melhores para fotografias na final da pista 13, com boa iluminação no inverno.

PONTO 06: Rua da Aeronáutica.

PONTO 06: Boeing 737 Max 8 PR-XMW na final da pista 13.

NOTA IMPORTANTE: independentemente do ponto escolhido, nunca vá sozinho. Mantenha-se atento, evite distrações e sempre priorize sua segurança.

Agradecimentos especiais ao Wilson Júnior, autor do LDB Spotter, pela amizade e colaboração no compartilhamento de informações sobre Plane Spotting ao longo das últimas décadas.

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