domingo, 24 de julho de 2011

Flight Report

Flight Report do voo TAM JJ 3763 que cumpre o trecho CGH-LDB com partida de São Paulo às 06:28


Chegando no Aeroporto de Congonhas, São Paulo uma hora antes de voo começar me deparo assustado com a fila de Check-in, simplesmente enorme. Aí está uma hora que paro e penso, "Se está assim em um 'típico' Sábado são paulino, imagine em 2014." Simplesmente estou decepcionado com a estrutura de Congonhas, este Aeroporto é praticamente um Shopping. Existem várias lojas, diga-se literalmente inúteis e que poderiam ser convertidas em balcões de Check-in. Para a minha sorte, meu tio que me acompanhou até o embarque, tinha o cartão fidelidade que dava acesso a um Check-in prioritário. Outra coisa que achei ridículo são os raios-X, completamente fora de lógica ou seja perde-se mais tempo, o que é crucial para São Paulo uma cidade de negócios onde tempo é dinheiro.
Já no salão de embarque, o pessoal da TAM anuncia que o embarque estava prestes a ser realizado, logo embarquei no A320 no assento 24A. Assim como no voo de ida, o voo de volta estava lotado, 180 pessoas a bordo (174 passageiros e 6 tripulantes). Às 06:32 as portas foram fechadas e logo teve inicio  ao Push-Back e acionamento dos reatores. Gostei muito deste voo, pois me lembrava "antigamente" quando não se tinha as telas de LCD e a própria tripulação dava as instruções de segurança, e além disto esta mesma tripulação fora muito simpática que por si só já compensou o "stress" vivenciado no momento do Check-in.


A aeronave foi liberada pro taxi, parou no ponto de espera da RWY 17R. Neste ponto pode ser observado a proximidade dos prédios em relação a pista.


Com a decolagem autorizada, se esperou a outra aeronave da GOL livrar a pista após o pouso para avançar até 50% de N1, liberar os freios e partir as manetes para a posição TO/GA.

Segue o vídeo da decolagem :



O voo com céu encoberto e turbulência leve ocorreu normalmente e com duração de 01:05. Segue algumas fotos do voo.


"Rompendo" a barreira de nuvens

Já em Cruzeiro

A Aproximação foi feita pelo NDB 13. Afinal para o pouso era necessário romper uma barreira de nuvens baixas. A APP foi espetacular com visual da cidade na aproximação final, logo após o rompimento da camada.


Vídeo do pouso :


Após pouso a aeronave livrou na taxiway "D" (delta) sem ter que fazer o Back-Track ( dar a meia volta na pista para adentrar na taxiway ).

Ficamos parados uns instantes pois havia uma aeronave fazendo o Push-Back e acionamento para decolar na 13.


O TAM "Assinado" era quem nos fez parar o taxi.
E por fim visto dentro da aeronave a proximidade do Aeroporto com a Cidade.


Espero que tenham gostado!

4 comentários:

  1. Muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Como o seu ultimo Flight Report,muito bom.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Em qual e-mail posso mandar fotos? aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  4. Opa segue o e-mail tmaerolondrina@gmail​.com mas se quiser compacta-las e fazer o upload e mandar o link tbm (que é um outro jeito), fique à vontade! Caso seja um flight report,por favor, me descreva alguns detalhes do voo como as seguintes: Estado dos(as) Aeroportos, Aeronaves, Tripulação, cronometragem etc... mais informações lhe envio no e-mail que eu receber as fotos!

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir