Esses números não têm relação com a cidade, códigos aeroportuários ou decisões políticas. Eles são definidos com base na orientação magnética da pista, ou seja, no rumo indicado pela bússola quando uma aeronave está perfeitamente alinhada com o centro da pista, pronta para decolar ou pousar.
Para entender isso, é importante lembrar um conceito da Geografia: existem dois "nortes".
- O Norte Verdadeiro é fixo, corresponde ao eixo de rotação da Terra e serve como base para mapas e cartas náuticas.
- Já o Norte Magnético é o ponto para onde aponta a bússola, determinado pelo campo magnético do planeta, e ele muda com o tempo e com a localização geográfica.
- A diferença entre os dois é chamada de Declinação Magnética (DMG).
Como a numeração da pista é baseada no rumo magnético, quando ele muda significativamente ao longo dos anos, os números das cabeceiras também podem ser atualizados para refletir a nova realidade magnética.
Em Londrina, por exemplo, uma aeronave alinhada para decolagem no sentido do bairro Limoeiro verá sua bússola marcar aproximadamente 130°, o que corresponde à cabeceira 13. No sentido oposto, a bússola marcará 310°, correspondente à cabeceira 31. O número da pista é obtido arredondando o rumo magnético para a dezena mais próxima e eliminando o último zero. Assim, 130° vira 13, 310° vira 31.
No caso de Maringá, os rumos magnéticos são aproximadamente 097° e 277°, que se transformam, após o arredondamento, em 10 e 28, respectivamente. Regras de arredondamento são aplicadas: se o rumo termina em 5 ou mais (como 095° ou 275°), ele é arredondado para cima.
Inclusive, cabeceiras de pistas em vários aeroportos já foram renumeradas devido à variação do campo magnético. Isso aconteceu recentemente em Londrina, no aeródromo 14 Bis (SSOK), que passou de 09/28 para 11/29, e em Guarulhos (SBGR), que ajustou de 09L/27R para 10L/28R.
Portanto, da próxima vez que olhar a numeração de uma pista, lembre-se: ela é o arredondamento do Rumo Magnético, a direção que a bússola apontara alinhada ao eixo do pavimento.
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