quinta-feira, 25 de abril de 2024

UFERSA e ANAC unidas para a oferecer curso gratuito para formação de pilotos civis.



    A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), lançaram edital para o curso de extensão na modalidade presencial de piloto de aviação civil, do programa Pilotos do Semiárido. As inscrições serão feitas por formulário eletrônico ( Google) entre as datas de 30/04/2024 a 31/05/2024.

    O curso tem o objetivo geral de prover a formação completa de Pilotos Comerciais de Avião por meio do programa de diversidade, inclusão e formação da ANAC, denominado ASAS PARA TODOS, em parceria com a UFERSA, com vistas a fortalecer o ensino aeronáutico e democratizar o acesso à formação de piloto civil no Brasil.

    A formação específica do programa é de formar pilotos de avião até a obtenção de licença de Piloto Comercial de Avião (PCM), juntamente com as habilitações Monomotor Terrestre (MNTE), Multimotor Terrestre (MLTE) e Voo por Instrumentos (IFRA), além de fornecer conhecimento técnico da Língua Inglesa para o candidato efetuar a "prova ICAO", avaliação oficial da proficiência na língua inglesa que é reconhecida pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO/OACI).

    Na primeira fase, serão selecionados 200 candidatos, sendo 50% das vagas destinadas a candidatas do sexo feminino. O critério de seleção será a somatória de pontos de diversos critérios que se encontram no quadro de pontuação do ANEXO I do edital, como o candidato ser integrante/participante de programas sociais como o Bolsa Família, possuir demonstrativo de renda baixa, certificado de escolaridade do ensino superior, certificados e históricos de atividades de extensão e iniciação cientifica, dentre outros.

    O critério geral de participação é o seguinte:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Possui Cadastro no CadÚnico atualizado;
  • Nacionalidade brasileira;
  • Ensino Superior Completo ou em fase de conclusão;
  • Quitação das obrigações eleitorais;
  • Quitação das obrigações militares (candidatos do sexo masculino);
  • Não possuir qualquer licença de piloto de avião.
    O candidato deve estar inscrito no CadÚnico para participar da seleção, podem se registrar no Cadastro Único as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (o equivalente a R$706,00), ou cuja a renda familiar total (renda somada de todos os integrantes da família) seja de até três salários mínimos (R$4.236,00). Somente o(a) cidadão(ã) que estiver incluso em programas sociais específicos, como o Bolsa Família, poderá se inscrever no Cadastro Único tendo uma renda familiar superior ao limite estabelecido. O cadastro também aceita o registro de pessoas que comprovem estar morando em situação de rua.

    A segunda etapa do processo seletivo consiste na somatória de acertos obtidos no exame teórico de Piloto Privado Avião (banca) da Agência Nacional de Aviação Civil, em ordem decrescente, onde somente 20 candidatos a pilotos serão aprovados, sendo 10 vagas para candidatos do sexo masculino e 10 vagas para candidatas do sexo feminino. 

    Na segunda etapa do processo o(a) candidato(a) deverá apresentar o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª classe válido, cujo o exame pericial será custeado pelo programa, a apresentação do exame médico será decisória para classificação/desclassificação.

    O edital e as inscrições se encontram no link: https://www.fgduque.org.br/2024/04/23/edital-no-18-2024-chamada-publica-para-oferta-de-vagas-do-curso-de-extensao-na-modalidade-presencial-de-piloto-de-aviao-civil-do-programa-pilotos-do-semiarido-parceria-entre-anac-ufersa-fgd/

Nenhum comentário:

Postar um comentário