O que foi pouco noticiado na época - e por este motivo fica difícil de encontrar maiores detalhes - foi um treinamento militar realizado na região Norte do Paraná e Sudoeste de São Paulo. Nos mesmos moldes da atual Cruzex, que atualmente é realizada em Natal-RN, no dia 30 de maio de 1998 Londrina foi selecionada para sediar a maior operação de treinamento militar daquele ano. Três cidades foram selecionadas, se tornando países hipotéticos, chamados de pais VERDE, VERMELHO e AZUL, sendo Londrina a sede desta última cor.
|
Os caças F-5 postos lado a lado no pátio do Aeroporto de Londrina |
O exercício não só contou com a Força Aérea Brasileira mas também com a presença do Exército Brasileiro, deslocando tropas terrestres, afim de fazer a segurança de prédios e pontos estratégicos sobre a cidade. Cada país tentaria invadir o outro, realizando incursões estratégicas com a finalidade de obter maior chance de sucesso na missão. Em Londrina ficaram os algumas aeronaves de bombardeio e em frente deles eram posicionados os F-5.
|
O país Azul podia ser identificado na cauda do Caça |
Segundo relato do Controlador de Tráfego Aéreo em Londrina, Carlos Alberto, que estava presente nos dias do treinamento foi feito uma investida no país Azul. "Na época o país inimigo pegou de surpresa o país Azul. Um caça passou sobre a pista no sentido 31 para 13 e fugiu em direção a Campo Grande. Na hora decolaram os caças de Londrina, que haviam sido pegos de surpresa, só conseguindo alcança-lo já em Campo Grande." relatou.
|
Possível rota de incursão, outra rota, sobre a estrada do limoeiro também pode ter sido feita |
Na época, os militares trouxeram um radar portátil que foi instalado próximo da seção contra incêndio, mas como o caça que investiu sobre o país Azul voava mais baixo, sua assinatura não apareceu na tela do radar, sendo vista apenas quando a aeronave subiu na altura próxima do VOR para atacar a base, tornando impossível qualquer contra medida.
|
Aeronave iniciando os motores para decolar em missão de patrulhamento |
Agradecimentos: Primeiramente, temos a enorme gratidão pela contribuição do leitor Rodolfo Ricieri pelo excelente conteúdo fotográfico cedido ao Blog TMA Londrina, mantendo a história do aeroporto viva. Gostaríamos de agradecer também ao leitor e amigo Roberto Alexandre e ao Controlador de Tráfego Aéreo Carlos Alberto pelos relatos, tornando a postagem mais rica em detalhes.
Claro, fica aquele gostinho de "quero mais", quem sabe algum dia Londrina não volte a receber esses treinamentos. Seria um evento e tanto para quem gosta de acompanhar a aviação!
Parabéns, Adriano, pela matéria e pelo fantástico resgate histórico.
ResponderExcluirMarcelo Lobo da Silva (editor do blog Aviação em Floripa)