sábado, 17 de agosto de 2013

Primeiro voo de linha aérea e um Flight Report, por Fábio Faria [Parte 02]

Estava mais que feliz, após certa altitude o “serviço de bordo”, pago, começou a ser servido e as opções eram Toddynho, suco de manga e pêssego, além dos lanches do cardápio que eu nem me lembrei de olhar.

O Voo foi tranquilíssimo, com a noção que já tinha da rota, ao passar Bauru e ao girar sobre Araraquara, São Paulo, senti aquela sensação de elevador, desta vez descendo para Congonhas! O Vento estava virado e a ativa era a RWY35L, aquela que o JJ3054 se acidentou. Logo como eu estava sentado a direita não ví a muralha de prédios iluminada, apenas no procedimento de aproximação final, onde a aeronave gira para a final, pude ver o nascer do sol e um pedaço de São Paulo apesar da baixa altitude ainda era visível algumas camadas da atmosfera e o nascer do sol era de tirar o folego. Vi apenas algumas faixas amarelo-alaranjado tornando-se amarelo-âmbar mesclado com o azul escuro do céu. Pude sentir e escutar os flapes sendo estendidos, vagarosamente a aeronave foi ficando "suja" e o som do trem-de-pouso sendo baixado anunciava o final daquele voo.

Atenção Tripulação, pouso autorizado, fui me preparando para sentir o toque na pista, que só tinha sentido uma vez num pequeno Cessna 152 (PR-UNO) no aeródromo 14bis na Warta em Londrina em uma pista de terra ainda, hoje já asfaltada. A aeronave foi chegando cada vez mais próxima do solo até o toque, muito suave por sinal, ai veio a outra melhor sensação do voo a frenagem, spoilers, reverso e freios bem fortes, fizeram com que a câmera batesse na janela... Eu estava lá, em Congonhas, o famigerado Sierra Bravo Sierra Papa, na minha capital, São Paulo é como uma Meca para os paulistas uma vez na vida todos passam por lá.

"Vídeo: Pouso do PR-GGP em Congonhas"

Devagar a aeronave taxiou para o portão 5 e desembarcamos pelo finger, foi inesquecível... o meu primeiro voo, após o desembarque visitei cada lugar possível do aeroporto de Congonhas e fui até o memorial 17 de Julho, onde o JJ3054 varou a pista e vitimou 199 pessoas. Após isso me dirigi ao prédio da ANAC, com uma estrutura boa e muito bem organizada, fui aprovado na banca e depois um ótimo almoço na churrascaria Savana, após, me dirigi novamente as salas de embarque e embarquei no TAM JJ3009 com destino a Curitiba onde faria uma conexão de 02 horas  e 50 minutos para retornar a Londrina.

No TAM JJ3331, infelizmente, ou felizmente, não sei, publicarei apenas as fotos e vídeos dos voos de retorno para a amada Londrina, sem um Flight Report dos outros voos, afinal é muita coisa para falar com poucas palavras né?!

Um detalhe especial foi o meu primeiro voo no Airbus, foi no PR-MYY o primeiro A320 da TAM com os Sharklets! Espero que tenham gostado do meu report, para quem só “andava”  de Garcia, com os Irizar e Paradisos 1050, 1200, os quais eu também gosto, essa foi a minha segunda experiência em voo e em dose tripla, que venham as aulas práticas, muitos voos para mim e todos os pilotos que acompanham o blog, a seguir as melhores fotos e vídeos que consegui registrar durante a viagem.

 "Após o desembarque vou me despedindo do GGP, foi um ótimo voo".

 "Próximo do GGP estava o A319 PR-AVC, nas cores da Avianca, muito bonito por sinal".

 "No saguão de Congonhas a INFRAERO estava em Greve e todos os serviços de escada rolante estavam paralisados".

 "Memorial 17 de Julho, um local calmo e muito bem cuidado, com uma Unidade móvel de polícia que está 24 horas no local, tornando-o seguro, o ambiente transmite paz".

 "Homenagem às vítimas do voo TAM JJ3054".

"Vídeo: Embarque, deslocamento e decolagem do PR-MYY Sharklets em Congonhas no voo JJ3009"

 "Já em cruzeiro no JJ3009, uma foto do "Sharklet" do PR-MYY A320".


"Vídeo: O Pouso do PR-MYY na RWY33 em Curitiba"

"Airbus A319 PR-MBV pousando em Curitiba". 

 "Boeing 737-700 PR-VBO vai alinhar e decolar pista 33 em Curitiba"

 "Enquanto outro A320 taxia para os portões em Curitiba, o PR-MYY, faz o push e aciona os motores".

 "Boeing 737-700 PR-GIK momentos antes do toque na RWY33 em CWB"

 "Após o pouso o GIK taxiou até um dos portões em Curitiba"

 "Embraer 190 PR-AZL taxia para um dos portões."

"Vídeo: Decolagem da RWY33 do A320 PR-MYX em Curitiba, é o voo JJ3331"


"Vídeo: Pouso em ângulo diferentes, filmado internamente por mim e externamente pelo também editor do TMA Londrina, Luiz Carlos Porto"

"E depois de tanta experiência e momentos felizes, estou em casa, na foto é o A320 PR-MYX já estacionado na remota e iniciando o desembarque".

Espero que tenham gostado de ler a experiência que eu tive, daqui pra frente irá vir muitas mais e a maioria delas compartilharei com vocês, leitores do TMA Londrina, grande abraço!

Se você gostou dos meus vídeos, confira o meu canal no Youtube, os vídeos mais recentes estão em FULL HD Clique Aqui para ir à minha página do Youtube.
Fábio Faria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário