É com grande prazer que venho divulgar as fotos realizadas numa manhã de Spotting no Aeroporto Governador José Richa. Com a participação dos amigos, tivemos também a presença do Spotter de Londrina, Wilson Junior autor do LDB Spotter. Essas fotos só foram possíveis graças ao nosso amigo Paulo Cezar. A todos que participaram deste dia, muito obrigado!
PP-EJH do GRAER.
TRIP E-170 PP-PJB decolando da 31.
Azul PR-AZA indo para pouso na 13.
Aeroboero PP-GMA do Aeroclube de Londrina.
C-152, C-150 e um Tupi no pátio do Aeroclube.
A320 PR-MYW da TAM decolando da 31.
ATR 72-600 PR-TKN da TRIP taxiando para o pátio.
PR-ALG fazendo uma parada para reabastecimento.
Beechcraft Baron 58 PR-ALG.
Pátio movimentando mesmo em uma manhã de fim de semana.
Dois E-190 e um ATR 72-600 no pátio.
Push-Back do E-190 da Azul.
Dois TRIP's remanescentes.
Azul taxiando até o ponto de espera, taxiway Alfa.
Aeronave já configurada para a decolagem.
PR-AZA adentrando a pista 13 para decolagem.
Push-Back do 72-600.
As pás das hélices já ajustadas para a tração máxima na hora da decolagem.
O 72-500 PP-PTR autorizado para decolar.
tem como confirmar se um voo da azul arremeteu hj na parte da manha???
ResponderExcluirSe não me engano foi o da TRIP...
ExcluirSim, ele estava em manutenção. No lugar dele veio um EC130. As operações do grupo são diárias. Até hoje, não sei de um único dia que o Helicóptero ficou parado.
ResponderExcluirQual a infraestrutura necessária para a instalação do ILS Cat I e do D-VOR?
ResponderExcluirBom, vamos por partes. Para o ILS são dois radiotransmissores que necessitam ser instalados. Um para a trajetória de planeio ideal ou mais conhecido como Glide Slope e outro para o alinhamento com o eixo da pista, chamado de Localizer. A antena do Localizer está situada a 300 metros após a cabeceira oposta a qual se executa a aproximação. Ou seja, como aqui o ILS será instalado na pista 31, o localizer vai ficar após 300 metros da pista 13. Já a antena do Glide Slope está localizada entre 250 e 400 metros da cabeceira da pista em que será instalado o ILS, no caso a 31.
ExcluirA título de curiosidade, o ILS CAT I que será instalado aqui em Londrina vai reduzir o teto mínimo de operações para 200 pés e a visibilidade mínima horizontal para 800 metros.
Já o DME/VOR acredito que só necessita de uma área desacampada para sua instalação e que após seu posicionamento o DECEA deve cuidar das cartas de aproximação e de saída por instrumentos do Aeroporto Governador José Richa.
O JetRanger passou por uma manutenção programada no mês passado. Uma semana depois em um dia quente e úmido ele foi decolar do pátio do aeroclube em uma decolagem corrida devido ao seu peso e a performance restrita, ele acabou batendo na árvore que fica perto do aeroclube. Por esse motivo agora o Falcão 02 passa por uma manutenção não programada. No lugar dele está sendo utilizado o EC130 (PR-BOP) que ainda não postei fotos dele porque estou sem tempo e sem equipamento para atualizar o blog.
ResponderExcluirAbraço.