sexta-feira, 13 de março de 2015

Uma Rápida Passagem pelo Museu da TAM - Parte I

Recentemente cumprindo uma das minhas missões no curso prático de Piloto Comercial fiz uma navegação de Londrina para São Carlos, com uma escala em Bauru durante a ida e a volta para reabastecimento. O voo foi realizado com um AB-115, matrícula PP-FGM compreendido entre os aeroportos SBLO-SBBU-SDSC-SBBU-SBLO, totalizando 400 milhas náuticas percorridas, somando 06 horas e 20 minutos de voo, sem contar o tempo em solo.

A navegação começou as 07:30 (10:30Z) numa manhã de Quarta Feira. Escolhi este dia em específico por ter entrada franca no Museu da TAM. Após um pouco mais de uma hora de voo, pousamos em Bauru para reabastecer a aeronave. O motivo de pararmos tanto na ida quanto na volta foi por conta das condições climáticas, o tempo no dia anterior se apresentou bastante instável e caso precisássemos alternar ou manter em espera, combustível nunca é demais.
Escala para reabastecimento em Bauru (SBBU)
Decolamos com alguns minutos de atraso, o dia já começava a esquentar e o Boeiro relutava em subir. Saindo da TMA Bauru ingressamos na TMA Academia, que nos informa que a área de instrução da Academia da Força Aérea está ativa. Solicito para voarmos a mil pés de altura sobre o terreno para não interferimos no tráfego da área restrita. Após aproximadamente 45 minutos de voo já foi possível ver o Aeroporto de São Carlos, onde fica o Museu.
Aeronave parqueada no pátio em São Carlos (SDSC)
Ingressamos pela perna do vento da cabeceira 02 de SDSC e mantemos uma separação visual com um outro tráfego que prosseguia para pouso. Após pousarmos, livramos no pátio e parqueamos a aeronave. Enquanto fazia o check de abandono, meu instrutor aguardava a nossa locomoção até o museu. Aqui vão algumas imagens de dentro do Museu, por termos bastante registros, irei dividir esta postagem em algumas partes, e as fotos irão ao ar todas sextas feiras. Espero que gostem!
Centro de Manutenção da TAM, Certificado pela FAA, EASA e ANAC
14 Bis, o primeiro avião do Mundo
Fokker 100, o avião mais marcante da TAM
Rolls-Royce Tay Mk 650-15 com 15.000 lb de empuxo cada
Configuração 2+3 tipica do Fokker 100
Cockpit bastante moderno pra época em que era utilizado
EMB-110 Bandeirante, o avião que tornou o que a Embraer é hoje

6 comentários:

  1. O 14 Bis é o original mesmo?!? Ou alguma cópia da época ou réplica atual? /// Luís Gustavo Rampazo

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    1. Luís, é uma réplica inclusive está em condições de voo!

      Abraço!

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  2. Olá Pessoal.....
    Lindas imagens......vale muito a pena a visita no museu....mesmo quem não curte muito aviação se encanta com o acervo. Só uma correção: a última foto é de um EMB-110 Bandeirante.

    Grande Abraço

    Junior

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    1. Verdade Wilson!

      Não sei por qual motivo escrevi Brasília Kkkkk, é Bandeirante mesmo... O Brasília é o EMB-120!!!

      Abraços!!

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  3. Muito legal, mas eu considero o painel do F-100 moderno e acho muito bonito esse painel dele.

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    1. Sim, para os dias atuais não fica muito atrás das outras aeronaves!

      Abraços!

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