terça-feira, 20 de novembro de 2012

Uma Manhã de Spotting

É com grande prazer que venho divulgar as fotos realizadas numa manhã de Spotting no Aeroporto Governador José Richa. Com a participação dos amigos, tivemos também a presença do Spotter de Londrina, Wilson Junior autor do LDB Spotter. Essas fotos só foram possíveis graças ao nosso amigo Paulo Cezar. A todos que participaram deste dia, muito obrigado!

PP-EJH do GRAER.

TRIP E-170 PP-PJB decolando da 31.

Azul PR-AZA indo para pouso na 13.

Aeroboero PP-GMA do Aeroclube de Londrina.

C-152, C-150 e um Tupi no pátio do Aeroclube.

A320 PR-MYW da TAM decolando da 31.

ATR 72-600 PR-TKN da TRIP taxiando para o pátio.

PR-ALG fazendo uma parada para reabastecimento.

Beechcraft Baron 58 PR-ALG.

Pátio movimentando mesmo em uma manhã de fim de semana.

Dois E-190 e um ATR 72-600 no pátio.

Push-Back do E-190 da Azul.

Dois TRIP's remanescentes.

Azul taxiando até o ponto de espera, taxiway Alfa.

Aeronave já configurada para a decolagem.

PR-AZA adentrando a pista 13 para decolagem.

Push-Back do 72-600.

As pás das hélices já ajustadas para a tração máxima na hora da decolagem.

O 72-500 PP-PTR autorizado para decolar.


8 comentários:

  1. Caro Adriano
    Vc que sempre está atualizado e antenado com as coisas do céu em Londrina me responda, o helicóptero do GRAER está em manutenção, pois já faz uma semana que não vejo o mesmo sobre os céus londrinenses?

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    1. Sim, ele estava em manutenção. No lugar dele veio um EC130. As operações do grupo são diárias. Até hoje, não sei de um único dia que o Helicóptero ficou parado.

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  2. tem como confirmar se um voo da azul arremeteu hj na parte da manha???

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  3. Adriano, sim vi o Colibri ontem passando no través do meu ap. na zona oeste, vindo N/S. Mas tô falando do Falcão 02, o JetRanger. Ele ficou no chão uma semana inteira, desde o dia 16 passado. O EC veio bem depois.

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    1. O JetRanger passou por uma manutenção programada no mês passado. Uma semana depois em um dia quente e úmido ele foi decolar do pátio do aeroclube em uma decolagem corrida devido ao seu peso e a performance restrita, ele acabou batendo na árvore que fica perto do aeroclube. Por esse motivo agora o Falcão 02 passa por uma manutenção não programada. No lugar dele está sendo utilizado o EC130 (PR-BOP) que ainda não postei fotos dele porque estou sem tempo e sem equipamento para atualizar o blog.

      Abraço.

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  4. Qual a infraestrutura necessária para a instalação do ILS Cat I e do D-VOR?

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    1. Bom, vamos por partes. Para o ILS são dois radiotransmissores que necessitam ser instalados. Um para a trajetória de planeio ideal ou mais conhecido como Glide Slope e outro para o alinhamento com o eixo da pista, chamado de Localizer. A antena do Localizer está situada a 300 metros após a cabeceira oposta a qual se executa a aproximação. Ou seja, como aqui o ILS será instalado na pista 31, o localizer vai ficar após 300 metros da pista 13. Já a antena do Glide Slope está localizada entre 250 e 400 metros da cabeceira da pista em que será instalado o ILS, no caso a 31.

      A título de curiosidade, o ILS CAT I que será instalado aqui em Londrina vai reduzir o teto mínimo de operações para 200 pés e a visibilidade mínima horizontal para 800 metros.

      Já o DME/VOR acredito que só necessita de uma área desacampada para sua instalação e que após seu posicionamento o DECEA deve cuidar das cartas de aproximação e de saída por instrumentos do Aeroporto Governador José Richa.

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