quinta-feira, 28 de julho de 2011

Infraero avalia ampliação do aeroporto de Londrina

27-07-2011

Terminal londrinense deve fechar 2011 com uma movimentação de aproximadamente 915 mil passageiros

Com a demanda crescendo em ritmo acelerado e as reformas já iniciadas, o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, recebe hoje um grupo de técnicos da Infraero. Durante três dias, os especialistas de Brasília e Porto Alegre vão avaliar as operações realizadas, checar a infraestrutura e, principalmente, calcular a demanda máxima que o aeroporto pode suportar quando as obras forem finalizadas, em 2015.

O terminal londrinense deve fechar 2011 com uma movimentação de aproximadamente 915 mil passageiros: um aumento surpreendente de 80,5% em apenas quatro anos. Dados da Infraero apontam que em 2008 passaram 507 mil pessoas pelo aeroporto da cidade, saltando para 732 mil no ano passado.

Por enquanto, as obras estão sendo realizadas na área de embarque e desembarque. Os trabalhos começaram em abril e devem seguir até janeiro de 2012. As melhorias realizadas vão dobrar a capacidade de movimentação dos passageiros e oferecer mais conforto.

De acordo com Marcus Vinícius Pio, esta primeira etapa foi orçada em R$ 1,7 milhão. ''Nossa demanda cresceu demais nos últimos dois anos, por isso a importância da equipe vir à cidade para iniciar o estudo de ampliação. Vamos fechar julho com uma movimentação de 99,7 mil passageiros'', comentou. ''Nossa média gira em torno de 68 a 70 mil pessoas por mês'', completou.

Outra obra importante que terá início este ano e que vai acabar causando certo transtorno para quem utiliza o transporte aéreo no município é o recapeamento de toda a pista. A reforma começa em setembro e irá custar por volta de R$ 6,75 milhões.

De acordo com o superintendente, será inevitável alguns períodos de fechamento total do terminal, com o cancelamento de todas as decolagens. Após o trabalho, o novo asfalto terá uma vida útil de 20 anos. ''A Infraero, as empresas aéreas e a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) ainda não discutiram como serão os fechamentos. Temos uma estimativa, como exemplo, de que se fecharmos para os voos noturnos, das 0h às 7h, a obra deve durar 250 dias. Enquanto maior o tempo de fechamento, mais rápido a obra é finalizada. É um trabalho que deve ser executado'', ressaltou Pio.

Logo na sequência, entre 2012 e 2015, estão previstas outras ações importantes e aguardadas há anos, como a ampliação das pistas de taxiamento, da principal em 600 metros, implantação de radar e instalação do ILS (Instrument Landing System), equipamento que auxilia pousos quando as condições de visibilidade são baixas.

Outro entrave que preocupava a continuidade das obras era a desapropiação das áreas vizinhas ao aeroporto. Em 2009, a União detinha apenas 1,2% das áreas necessárias para todas as adequações. ''Após a assinatura de um termo de cooperação, em janeiro de 2011, na qual diversões instituições públicas e privadas estão envolvidas, 73,5% das propriedades necessárias estão em posse da União'', apontou o superintendente.

Em relação a ampliação do estacionamento, a licitação está prevista para setembro. Hoje a área conta com 190 vagas e a estimativa é de, no mínimo, aumento para 263 vagas. ''Sem contar a área do campo de futebol (próximo ao aeroporto), a qual também deve ser usada como estacionamento, com mais 100 lugares'', finalizou Pio.




Fonte: Folha de Londrina;
Fotos: TMA Londrina.

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