Uma aeronave ATR modelo 72-212A (-600) da companhia Azul Linhas Aéreas, matrícula PR-AQQ, pousou apenas com um dos motores operando no aeroporto de Londrina em emergência, na tarde desta quarta-feira (16) cumprindo o voo AZU/AD 2442 procedente do Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP).
O motor direito da aeronave foi cortado (termo aeronáutico para “desligado”) devido a problemas técnicos e a aeronave pousou apenas com o motor esquerdo em funcionamento, o que é previsto e possível no projeto da aeronave caso seja necessário desligar um dos motores. Muitos portais de notícias divulgaram de maneira profundamente leiga que o problema da aeronave era “hélice travada”, “hélice quebrada”, porém sem procedência técnica.
As informações preliminares informam que o comandante da aeronave solicitou prioridade para o pouso que ocorreu as 15h23 horário local sem intercorrências.
Para o portal G1 a Infraero, administradora do aeroporto, informou que “houve um pedido de acionamento do plano de emergência, às 15h23, que foi mobilizada toda a equipe e que o pouso ocorreu às 15h29, sem nenhuma intercorrência”.
A ocorrência será investigado pelo CENIPA, órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelas atividades de investigação de acidentes aeronáuticos da aviação civil e da Força Aérea Brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário