"Boeing 737 MAX 8, PR-XMA, sobre a pista deslocada, momentos antes do toque" |
No domingo (22/07) veio a Londrina o novíssimo Boeing 737 MAX 8 da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, registrado sob matrícula brasileira PR-XMA (Papa Romeo – X-Ray Mike Alfa), com menos de um mês em operação na frota da GOL.
"Boeing 737 MAX 8, PR-XMA, sendo batizado na posição 02 do pátio principal" |
A chegada da aeronave no Aeroporto Governador José Richa (SBLO/LDB) foi muito aguardada pelos entusiastas e profissionais da aviação na cidade e região. Para receber a aeronave, a INFRAERO Aeroportos (Londrina) promoveu um batismo para marcar o início da operação do modelo da aeronave, o batismo ocorreu na entrada da posição de número 2 do pátio principal.
"MAX 8, PR-XMA, tocando a pista 13 pela primeira vez, em Londrina" |
Não foram somente os bombeiros e colaboradores da INFRAERO que se mobilizaram durante a recepção da aeronave, as equipes de solo da GOL e InSOLO Handling, os Controladores de Tráfego Aéreo e a tripulação da aeronave, todos estavam a postos para a chegada do PR-XMA, com o devido cuidado para não atrapalhar as operações.
"Equipe de colaboradores da INSOLO" |
"Boeing 737 MAX 8, taxiando para a posição de estacionamento" |
BOEING 737 E SUAS GERAÇÕES
O projeto Boeing 737 encontra-se em sua terceira geração de aeronaves, o projeto original, datado em 1964, contemplava uma aeronave de curto alcance, médio porte e equipada com motores a jato, para substituir as aeronaves da linha Boeing 727, que era uma aeronave com alto custo operacional para rotas curtas. Após estudos feitos pela Boeing, a empresa viu que o mercado na época necessitava de uma aeronave para 50 a 60 passageiros para rotas de 50 a 1.000 milhas náuticas (100 a 1.600 km), foram então desenvolvidos os primeiros Boeing 737, variante -100 e -200, posteriormente chamados de Boeing 737 Classic.
"Boeing 737-100 Classic" |
A era da primeira geração de aeronaves 737 Classic foi um enorme sucesso, a variante “-200”, versão mais comprida da variante -100, rapidamente se tornou popular, conquistando vários operadores e passageiros da época. No Brasil a aeronave ficou bastante famosa, muitos anos depois de sua entrada no mercado o Boeing 737-200 passou a ser conhecido como “breguinha”, tendo feito parte da Força Aérea Brasileira como aeronave de transporte presidencial. A aeronave era equipada com motores turbofan Pratt & Whitney JT8D-1 de baixa proporção by-pass, motores turbofan derivados dos jato-puros bastante poluentes. A primeira modernização veio com as séries (-300/-400/-500) quando as aeronaves ganharam instrumentação digital, novos motores e asas redesenhadas.
"Boeing 737-200 da VASP no solo de Londrina" |
A segunda geração Boeing 737 é a geração NG (Next Generation), contempla as variantes -600/-700/-800/-900. O NG teve uma série de inovações, displays digitais em LCD, novos motores CFM56-7, pacote S.F.P. (Short Field Performance) desenvolvido em parceria entre a GOL e a fabricante Boeing, para que fosse possível a operação da aeronave em pistas curtas como a pista do aeroporto Santos Dumont no Rio e Congonhas em São Paulo.
"Boeing 737-800(WL) NG SFP, na final da pista 13 em Londrina" |
CARACTERÍSTICAS DO BOEING 737 MAX 8
Boeing 737 MAX 8, no box 02, sendo reabastecido para o próximo voo" |
Custo operacional*:
- 8% mais baixo por assento em relação ao concorrente;
- 13% menor por assento em relação à mais eficiente aeronave de corredor único atualmente, a 737 Next Generation.
Consumo de combustível*:
- 8% mais baixo por assento em relação ao futuro lançamento do concorrente.
Motor:
- LEAP-1B da CFM International (otimizado para uso no 737).
Primeira Entrega:
- 2017.
Interior:
- MAX 7/8/9 Boeing Sky Interior, o preferido dos passageiros.
Envergadura:
- MAX 7 33.6 m;
- MAX 7/8/9 – 35.9 m.
Comprimento:
- MAX 8 – 39.5 m;
- MAX –9 42.1 m.
Altura da cauda:
- MAX 7/8/9 12.5 m.
Velocidade de cruzeiro:
- MAX 7/8/9 Mach 0,79.
Comparação** entre o peso máximo de decolagem (PDM) e o alcance máximo do 737 Next Generation e do 737 MAX:
PMD (libras) – Alcance (mn) – Assentos em duas classes:
- 737-700 – 154.500 (70.080 kg) – 3.400 (6.296 km) – 126
- 737 MAX 7 – 159.500 (72.374 kg) – 3.800 (7.037 km) – 126
- 737-800 – 174.200 (79.015 kg) – 3.080 (5.704 km) – 162
- 737 MAX 8 – 181.200 (82.190 kg) – 3.620 (6.704 km) – 162
- 737-900ER – 187.700 (85.139 kg) – 3.055 (5.657 km) – 180
- 737 MAX 9 – 194.700 (88.314 kg) – 3.595 (6.657 km) – 180
GE/SAFRAN CFM LEAP 1B
"CFM LEAP 1B – Motor nº 2 – Asa direita" |
A Safran Aircraft Technologies e a General Eletrics (GE), através da união das empresas, a CFM International, desenvolveram combinando as melhores e mais inovadoras tecnologias, uma poderosa usina de força para equipar as novas versões das aeronaves mais bem sucedidas e famosas das fabricantes Airbus e Boeing na atualidade, os modelos da família A320 Neo e B737 MAX 7/8/9.
O motor LEAP 1B foi desenvolvido especialmente para a família Boeing 737 MAX, para substituir os tradicionais motores CFM56, que equiparam todos os modelos segunda geração da família Boeing 737 NG (Next Generation). O motor unifica tecnologias combinadas para oferecer modernidade e alta perfomance. O novo motor oferece uma grande redução no consumo de combustível de 15% em relação ao poderoso motor CFM56, além de contar com uma reduçao de até 50% na emissão de gases poluentes. Oficialmente, o motor LEAP 1B entrou em serviço em maio de 2017.
Características Técnicas:
Equipa os modelos:
- Boeing 737 MAX 7;
- Boeing 737 MAX 8;
- Boeing 737 MAX 9;
Potência máxima (MSL - Nível Médio do Mar):
- 28.000 lb/f.
By-Pass (Proporção):
- 9:1.
Diâmetro do Fan:
- 69 polegadas (1,75 m).
Número Estágios de Fan/Compressor de baixa-pressão/ Compressor de alta-pressão:
- 1+3+10;
Número de Estágios da turbina de alta-pressão/turbina de baixa-pressão:
- 2+5;
NOVOS DYSPLAYS NA CABINE DE COMANDO (Flight-Deck)
O Comandante Éder (foto) mostra os novos displays da aeronave, luminosos e intuitivos, os novos displays integram os sistemas da aeronave, substituindo muitos instrumentos analógicos e até mesmo os digitais do modelo da segunda geração, o NG (Next Generation).
737 MAX AT WINGLETS E O DIFERENTE CONE DE CAUDA
As mudanças na nova aeronave da GOL não se limitaram na motorização e no painel, a nova aeronave conta com os novos Max AT Winglets, que até lembram o Split Scimitar Winglets, mas não são os mesmos! Essas "pontas de asas dobradas" servem para reduzir o arrasto da aeronave ao se deslocar pelo ar, o que reduz o consumo de combustível.
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O cone de cauda foi redesenhado para aumentar a aerodinâmica na seção traseira da aeronave, também visando a redução de arrasto e a otimização do consumo de combustível.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos especialmente ao nosso amigo Wander Silvio Melo Junior, Gerente IV – Gerência de Gestão Operacional e de Segurança Aeroportuária - LOGP da INFRAERO AEROPORTOS (Londrina) pelo convite para acompanhar a chegada e o batismo da aeronave. Ficamos sempre gratos e felizes por mantermos uma ótima amizade com a administração do aeroporto. Agradecemos também a todos que contribuíram para essa experiência, os Controladores de Tráfego Aéreo, colaboradores da GOL e InSOLO Handling, além dos amigos e grande contribuidores do blog TMA Londrina, Anderson de Oliveira e Rafael Theodoro.
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