sexta-feira, 20 de março de 2015

Boeing 737-200 da VASP em Londrina

Texto do leitor Paulo Peterlini.

O Boeing 737-200 talvez tenha sido o modelo de aeronave que mais operou no Aeroporto de Londrina pelo menos até a presente data. A Rede Postal Noturna criada pelos Correios em outubro/1975 integrando primeiramente as principais capitais do país já em 1976 chegava a Londrina através de uma linha São Paulo – Campo Grande. A Viação Aérea São Paulo (VASP) vencedora da licitação começou a operá-la.

De dia operava com passageiros e à noite algumas aeronaves da frota eram convertidas. O voo cargueiro pousava em Londrina por volta das 23:00 horas de segunda a domingo exceto aos sábados, onde caminhões dos Correios já esperavam na pista para efetuarem os serviços, daí partia para Campo Grande de onde retornava na madrugada, mais ou menos 05:00 horas onde fazia os procedimentos dos Correios e decolava para São Paulo.  Essa linha operou até os anos 80, quando foi extinta. Convém lembrar que o ano de 1988 a VASP substitui a TRANSBRASIL na linha de passageiros e o Boeing 737-200 praticamente serviu Londrina até quase o final de 2004 quando a Empresa já estava em situação muito difícil, parando de operar definitivamente em janeiro de 2005, deixando abandonada em vários aeroportos do país a sua antiga e gloriosa frota desse modelo. Portanto foram aproximadamente 28 anos de operação.

Na Foto 1 tirada em outubro/1992 mostra a aeronave acabando de chegar de Curitiba para onde retornaria logo a seguir.
Nas Fotos 3 e 4, tiradas em março/2015, é mostrado o Boeing 737-200, PP-SMZ (SN 20971), que foi adquirido diretamente da fábrica e recebido em 28/10/1974. Operou até o fim da Empresa ficando abandonado até 2014 em Congonhas onde foi cortado por ordem judicial e cuja parte frontal descansa numa pequena escola de aviação em São José dos Pinhais não muito distante da pista do Aeroporto Afonso Pena de onde com certeza a utilizou muitas vezes assim como a pista do Aeroporto de Londrina. Que descanse em paz o glorioso “Breguinha”!
Aproveito para agradecer a participação do leitor e contribuidor Paulo Peterlini para a história do Aeroporto Governador José Richa. Deixamos aberto o espaço do blog para futuras contribuições! O nosso muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário