sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Viagem de Airbus A320

Bom galera, esse post é pra quem gosta de Airbus! Recentemente fiz uma viagem para Curitiba e tive a oportunidade de viajar em um Airbus A320, tanto na ida como na volta. Aproveitei o momento que a aeronave estava em solo e solicitei ao comandante uma visita na cabine, afim de fazer alguns registros da aeronave.
Painel do lado do Comandante
Para quem não sabe, o Airbus A320 faz parte de uma família de aeronaves mais vendidas no mundo, tornando-a junto com a Boeing e a Embraer as três maiores empresas no ramo da aviação comercial. O primeiro voo do protótipo de um A320 foi realizado no dia 22 de fevereiro de 1987, sendo a primeira aeronave subsônica a contar com um sistema chamado Fly By Wire, que dispensa o uso de um sistema hidráulico para a transmissão dos comandos, sendo feito por cabos elétricos.
Aeronave inteiramente Glass Cockpit
Ao dar o input, a aeronave transfere o comando recebido pelo piloto para os computadores que, após serem processados, são transferidos para as superfícies de comando. Algumas das vantagens deste sistema é a diminuição do peso da aeronave e uma pilotagem relativamente mais suave do que comparada aos sistemas "convencionais".
Overhead Panel, onde os pilotos operam os sistemas da aeronave
Outra curiosidade é que a aeronave tem um sistema de proteção contra o estol. Em condições normais de voo, a própria aeronave recupera sozinha caso o piloto entre inadvertidamente na perda. Também podemos citar outras proteções de voo, que não deixa a aeronave entrar em atitudes ("inclinação") indesejada. Todos os comandos são realizados em um side stick, o que torna a pilotagem relativamente mais confortável do que as tradicionais colunas de manche.

Bom, não querendo me aprofundar tanto, trazendo apenas algumas curiosidades desta aeronave, gostaria de agradecer a tripulação do voo por ter deixado realizar estes registros. Fica aqui como objetivo de quem vos escreve, buscar curiosidades e imagens de dentro do cockpit das aeronaves: Boeing 737, ATR 72-600 e dos Embraer E-Jets! Deixo agora algumas imagens feitas durante o voo.

Decolagem de Londrina, ao meio de chuvas isoladas
Serra do mar, durante a aproximação da pista 33 do Afonso Pena
Cruzando a pista 11, taxiando em direção a 15 para decolar rumo a Londrina
Chegando em Londrina, com vista para a Gleba Palhano

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