Estamos acostumados com notícias relacionadas somente o Aeroporto Governador José Richa, mas nesta Terça Feira, uma notícia exibida no site da Prefeitura de Londrina, chamou a atenção de um amigo meu que me pediu para fazer esta postagem. Normalmente evito fazer postagens relacionadas ao Aeroporto Internacional de Cargas do Arco Norte do Paraná, pois a maioria delas seriam baseadas simplesmente no "achismo".
Bom, pra quem não conhece, o tal Aeroporto do Arco Norte é basicamente voltado para exportação e importação de cargas das cidades que integram o Arco Norte, são elas as envolvidas neste projeto:
- Londrina;
- Rolândia;
- Arapongas;
- Assaí;
- Jataizinho;
- Ibiporã;
- Cambé;
- Apucarana.
Aqui vai trechos da reportagem divulgado pela Prefeitura de Londrina.
"Prefeitos de oito cidades da região norte do Paraná deram um passo importante para a implementação do projeto de desenvolvimento regional, denominado Arco Norte, que tem como âncora o Aeroporto Internacional de Cargas.
'É um dia histórico. Estamos somando esforços para grandes projetos de desenvolvimento econômico, como a vinda da Foxconn para a região e a Sandisk para Londrina', afirmou o prefeito Barbosa Neto.
O projeto Arco Norte é um Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional, que visa elevar o norte do Paraná a um patamar diferenciado de competitividade, proporcionando atração de investimentos públicos e privados em níveis nacional e internacional.
Ele prevê a integração viária dos oitos municípios, convergindo para o futuro aeroporto de cargas e complexo logístico a ser construído no distrito de São Luiz, em Londrina. Deverão ser abertas e pavimentadas, rodovias de acesso ao futuro Aeroporto Internacional de Cargas, na região sul de Londrina, e a construção de uma ponte sobre o rio Tibagi, no Distrito da Maravilha, ligando a Assaí, pelo Distrito de Pau D’alho.
O Aeroporto Internacional de Cargas será construído em área estratégica, no centro do Mercosul. Em um raio de 1.500 quilômetros haverá acesso às principais cidades da América Latina. É uma área que congrega aproximadamente 200 milhões de consumidores potenciais e tem PIB superior a U$.1 trilhão. Potenciais Parceiros Estratégicos – DHL – maior operador logístico da atualidade em todo o mundo, Grupo SAMSUNG e ANTONOV.
Em 1º de dezembro de 2009, o prefeito Barbosa Neto já decretou de utilidade pública a área de 5.700 hectares, na região sul, para a implantação do Aeroporto Internacional de Cargas. O aeroporto é um complexo logístico de exportação e importação internacional de cargas de caráter regional. A área foi escolhida como ideal para instalação de Aeroporto de Cargas pelo segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), subordinada ao Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DECEA).
Participou, também, do encontro de prefeitos para constituição do Consórcio Arco Norte, o deputado federal Nelson Padovani (PSC), que vai apresentar emenda individual ao orçamento da União, na ordem de R$ 2 milhões, para realização do estudo de viabilidade técnica do projeto Arco Norte.
Consórcio intermunicipal Arco Norte:
O Consórcio Arco Norte terá uma composição multissetorial de direito público e de natureza autárquica. Ele será mantido com recursos oriundos dos municípios, de acordo com suas receitas orçamentárias, além de poder firmar convênios e contratos com a iniciativa privada.
Ele se adequa à Lei 11.107 de 2005, pela qual, a União somente celebra convênios com consórcios públicos constituídos sob forma de associação pública. A lei permitirá, também, firmar acordos entre administrações, receber recursos das esferas federal e estadual, bem como de organismos internacionais.
O modelo permite abrir processos de licitação para obras em prol das oito cidades; aumenta os limites de valores das modalidades de licitação para consórcios públicos; dispensa o consórcio de licitação para manter contratos com entes da federação ou entidades de sua administração direta.
O próximo passo, após o protocolo de intenções assinado hoje pelos prefeitos, é aprovar uma lei que ratifica que os municípios possam fazer parte do consórcio."
Agora resta-nos saber, apesar de tanto empenho político, realmente é necessário a construção deste Aeroporto? Talvez estejamos subestimando a nossa região norte ou talvez isso seja um "luxo político". Só saberemos a real necessidade de tal obra após o estudo realizado sobre a "viabilidade técnica do projeto Arco Norte".
Para quem quiser acompanhar uma discussão sobre o tema, no thread Projeto Arco Norte - Londrina.
Isso ai é jogada politica pra tomar dinheiro, porque sera que a iniciativa privada nao tem interesse? porque a regiao toda do Norte do Paraná nao tem demanda para isso, o SBMG mal tem demanda e mesmo atendendo toda a regiao monopolizada por LDA e MGA vai operar no começo com muita pouca carga, pois nao existem ainda industrias de tecnologia de ponta, como são irresponsaveis esses politicos e ainda gastar 2 milhoes de reais só para fazer um levantamento de viabilidade? porque não aplicam este dinheiro na ampliacao da sala de embarque no SBLO que ja deve estar bem saturada? seria um dinheiro muito mais bem aproveitado, mas falando em Brasil dinheiro publico não vale nada.
ResponderExcluirPORQUE NAO INTERNACIONALISA O AEROPORTO JOSE RICHA E AMPLIA-SE FICARIA MAIS BARATO JA QUE TEMOS UM BOM AEROPORTO
ResponderExcluirNão sei te explicar mas provavelmente tem-se um belo motivo.
ExcluirAcho que eles não percebem que fazendeiros e sitiantes desta região tem suas terras por gerações e heranças, agora eles querem comprar a preço de banana estas terras que onde querem construir o aeroporto...nasci e fui criado nesta região e não concordo com nada com esta noticia.
ResponderExcluirEngraçado, porque o estudo para levantar os custos do terrenos a serem utilizados nem começou ainda... Provavelmente está ouvindo algum rumor sem nexo. Está em pauta agora gasto de 2 milhões para o projeto do aeroporto com seus devidos preços.
ExcluirAtt,
Sugiro que leia também esta notícia que acaba de sair do forno: http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/568826/codel-busca-verbas-para-estudo-de-viabilidade-do-arco-norte/
ExcluirClaro! Já que é herdeiro de fazenda porque não defende derrubar essa mata de uma vez? Mas não pra fazer aeroporto, pra plantar soja! Aí agente chora mais um pouco o nariz empinado do governo do estado, e exportamos commodities por mais uns 300 anos.
Excluirestive em boa vista roraima achei o aeroporto muito acanhado,o nosso aeroporto e maior e mais bonto,porque os politicos nao se mobilizam para internacionalisar o nosso aeroporto
ResponderExcluirBom dia faz muito tempo que nao entrava nessa pagina,gostaria de saber esse projeto Arco Norte acabou?
ResponderExcluirBoa noite, Milton.
ExcluirO projeto foi engavetado, esbarrando em vários problemas ambientais e muita burocracia, principalmente na legislação ambiental a respeito dos impactos e interferências que o aeroporto causaria. Dificilmente ele sairá do papel.
Fábio Faria;
Equipe TMA Londrina.