segunda-feira, 22 de maio de 2017

Curso Básico de Busca e Salvamento - SAR 005 em Londrina

Foto oficial da Turma Dell'Aglio - SAR005 - Londrina/PR
Quando é descrito um profissional que necessita abdicar-se de uma vida social mais ativa, de momentos importantes em família e basicamente viver dedicado àquilo que escolheu como meio profissional, logo imagina-se que essa é a descrição de um piloto, ou de um comissário de bordo, ou em geral a descrição de um profissional da aviação, mas e quando esses profissionais além de se abdicarem desses momentos, trabalham com um espírito único e altruísta, para que outros possam viver? São esses os verdadeiros anjos da Busca e Salvamento, homens e mulheres movidos pelo desejo de ajudar, arriscando-se ao adentrar nos mais desafiadores ambientes para Buscar e Salvar a vida de outros homens.

"Instrutores: 3º SG Elias Araujo, 1º SG Jéferson, 2º SG Zanotto e CP Marconi". FOTO: Luiz Porto
Foram esses homens que vieram a Londrina, entre os dias 15 e 19 de maio, ministrar, através do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e do CINDACTA II (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), o curso básico de Busca e Salvamento - SAR 005 que contou com uma turma composta de 201 alunos, entre estudantes do curso de Ciências Aeronáuticas da UNOPAR, Pilotagem Profissional de Aeronaves da UniCesumar de Maringá, equipes da Polícia Militar, Bombeiros, SAMU, militares do Exército Brasileiro e, também, outros alunos e profissionais da comunidade aeronáutica. O curso foi realizado no Auditório Alcides Bueno na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR campus Piza e entrou para a história como a maior turma já registrada. 

"Turma composta de 201 alunos no Auditório Alcides Buenas/UNOPAR Piza" FOTO: Luiz Porto
Durante os 5 dias de curso, a disciplina de Busca e Salvamento explanou sobre a organização e funcionamento dos meios mais importantes que integram o serviço SAR (Search and Rescue), dividida por subunidades partindo da Origem da Busca e Salvamento, Documentações, SSISAR (Sistema de Busca e Salvamento), Organização do ARCC (Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico), sistema COSPAS-SARSAT e Incidente/Operação/Coordenação SAR ministradas pelos instrutores militares Capitão Marconi, 1º Sargento Jeférson, 2º Sargento Zanotto e 3º Sargento Elias Araújo.

Busca e Salvamento

De acordo com o que foi ensinado no curso, define-se Busca e Salvamento como um conjunto de ações relacionadas à localização de aeronaves, embarcações e seus ocupantes, resgate de tripulações e retorno à segurança dos sobreviventes, medidas para atenuar os efeitos das calamidades públicas e prestação de assistência, sempre que houver perigo de vida humana. 

A atividade teve início no Brasil após a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, embora ainda não estivesse oficialmente organizado, as missões de busca e salvamento eram feitas por militares que voluntariamente se apresentavam para procurar e resgatar os tripulantes e passageiros das aeronaves acidentadas. 

Em consequência de um acidente com uma aeronave “Catalina” da Força Aérea, em 19 de novembro de 1947, na região pantanosa do Aquiqui no município de Porto de Moz – PA, foi organizada, no dia 16 de dezembro de 1950, em cada uma das Zonas Aéreas, um Serviço de Busca e Salvamento com a finalidade de localizar aeronaves desaparecidas e socorrer passageiros e tripulantes. 

Lições importantes

Várias lições importantes são ensinadas durante o curso, essas, baseadas na experiência adquirida durante a organização e execução das atividades de Busca e Salvamento na 2ª Guerra Mundial, elencado e divulgado pela 8ª Força Aérea Americana em um relatório com 13 lições aprendidas, tendo como base Lição número 1: “A Rapidez é Essencial”. 

"Exemplos de Balizas de Emergência (ELT, PLB, EPIRB, SSAS, etc)"
Outra importante lição deixada para a comunidade aeronáutica foi a importância de manter o registro das Balizas de Emergência, aparelhos que em caso de emergência emitem sinais em frequências específicas que auxiliam na rapidez das ações SAR. Ainda de acordo com o conteúdo ensinado no curso, cerca de 98% dos acionamentos de balizas são falsos/acidentais e a maioria não possui registro no sistema, dificultando o trabalho e retardando um possível acionamento das equipes de Busca e Salvamento.

A orientação passada é de que a responsabilidade é do proprietário/explorador verificar a correta codificação da baliza, assim como a comunicação de qualquer alteração de informação do registro, manutenção, substituição, transferência e exportação, por meio de um Formulário de Registro que, pode ser cadastrado no site INFOSAR clicando aqui ou acessando o site (link: http://infosar.decea.gov.br/)

Homenagem ao Comandante Dell'Aglio


Como tradição do curso, foi dada a possibilidade da escolha de um nome para a turma e a decisão foi unanime em homenagear o comandante Luiz Carlos Basson Dell'Aglio, que faleceu aos 64 anos em um acidente aéreo na edição de 2016 da Expo Aero Brasil, durante uma apresentação acrobática, a bordo da aeronave Extra 230 de matricula PT-ZUN.

“Nada mais justo do que homenagear o Dell dando o nome para uma turma tão grande quanto o coração dele” disse um dos alunos que apresentou a sugestão de homenagear o comandante. Além disso, estavam presentes na turma os Bombeiros e voluntários que trabalharam na EAB 2016 que estiveram presentes no dia do acidente. Aplausos selaram a homenagem e, no final do curso, foi feita uma emocionante homenagem final em vídeo ao CMTE Dell’Aglio com uma mensagem enviada pelo filho, Márcio Dell’Aglio, agradecendo a homenagem ao pai. 

Gratidão

"Militares da Força Aérea Brasileira e Exército Brasileiro reunidos".
Ao termino do curso, era nítido perceber o elo criado entre os novos membros integrantes da Família SAR com o espírito de Busca e Salvamento. A gratidão foi praticamente unânime e mesmo após o encerramento oficial do curso SAR 005 em Londrina, muitos permaneceram no auditório para eternizar a lembrança em fotografias ao lado dos instrutores e a agradecê-los pela oportunidade da edificação do conhecimento a respeito da atividade de Busca e Salvamento. 

FONTE: DECEA/SAR005
FOTOS: Luiz Carlos Porto. Fernando Torquato.


Homenagem e encerramento em vídeo
(Edição: 23/05/2017 - 09:00)


3 comentários:

  1. Algumas palavras que gostaria de acrescentar ao texto, mas dessa vez como aluno e novo integrante da família SAR 005...

    Que curso fantástico, quantas lições importantíssimas foram aprendidas... Saber que nós estamos sendo cuidados além de uma proteção divina, temos os homens do SAR que não titubeiam eu buscar, salvar, não possuem medo do desconhecido e encaram a morte de perto com um desejo muito nobre, de ajudar o próximo e de dar consolo àqueles que choram e lamentam por suas perdas.

    Foi esse espírito que eu pude ver através das palavras dos nossos instrutores, na verdade muito além das palavras, que militares tem sentimentos, que eles não são robôs e tão carrancudos como ouvimos falar e acima de tudo servem a nação e seu povo com os mais nobres objetivos. Que bravura! Parabéns senhores, eu os admiro profundamente, estarei tranquilo quando voar, pois sei que se eu precisar, EU SEI QUE VOCÊS VIRÃO!!

    Como alguns sabem, fui voluntário na EAB 2016 e estive presente no dia em que o CMTE Dell’Aglio passou desse mundo para o plano superior e recebi uma forte carga emocional com um forte sentimento de ajudar e dar forças a quem precisasse. Todo aquele ambiente terrível de sirenes de ambulâncias, bombeiros e demais serviços médicos jamais sairão da minha cabeça junto com a frase mais arrepiante que eu ouvi “caiu um avião, o avião acabou de cair, você não viu?”. E a todo o momento me vinha a lembrança de tocar no Extra 230, PT-ZUN, e sentir a leveza daquela aeronave conjuntamente a imagem do Dell conversando com nossos chefes. A partir daquele dia eu pude sentir na pele a rapidez como uma vida se esvai e que acidentes aéreos podem acontecer e acontecem na sua frente, vi a dor em muitos olhares, senti profundamente aquela perda, chorei, abracei meus amigos, mas jamais pensei em desistir e esmorecer ao ponto de não ajudar no que coubesse a mim naquele momento, simplesmente assim o fiz.

    Mais triste ainda foi ver a dor do filho do Dell chegando aquele dia para receber apenas o corpo de seu pai, aplaudimos, homenageamos e profundamente transmiti toda a força positiva a ele e todos que sentiram profundamente aquela carga negativa de pesar e dor pela perda repentina. A situação se repetiu no final do dia ao escoltarmos a entrada do pátio onde o caixão foi embarcado em uma aeronave turboélice, despedi-me em meus pensamentos mesmo sem conhecer a família Dell’Aglio pessoalmente e agradeci aos planos superiores pela força a todos naquele momento, essa foi a experiência mais marcante com um acidente aéreo e que certamente me fez ficar mais forte.

    Narrada a minha experiência com esse episódio triste, digo mais uma vez que admiro os senhores, pois sei que nem sempre encontram a vida e vocês veem cenas chocantes que impressionariam muito facilmente pessoas com uma sensibilidade mais elevada como eu.

    Os conhecimentos serão eternizados e tenham a certeza de que, pelo menos para mim, foram de uma importância significativa e o que puder ser feito para orientar, para ajudar, para esclarecer eu o farei sem pestanejar.

    Digo e repito, parabéns pelo ótimo trabalho que os senhores fizeram e fazem. Voltem mais vezes em nossa região e continuem edificando o conhecimento de todos os alunos que terão a honra de passar várias horas ouvindo atentamente todas as informações que passarem. Me desculpem o sentimentalismo, mas a vida é algo tão complexo e grandioso que para mim é impossível falar sobre sem sentir aquele desejo, tanto falado em aula, de ajudar o próximo no que for possível e disso eu não me envergonho em dizer.

    PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER!!! BUSCA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não peça desculpas por expressar seus sentimentos, isso é o que nos faz humanos. Expressar-se não tem nada de feio, ainda mais quando essa expressão é feita em tão belas palavras. Ótimo texto, meu amigo.

      Ass: Thales Bortolanza

      Excluir
    2. Muito obrigado, Thales! Abraço!!

      Excluir