quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

1º Voo comercial da Azul Linhas Aéreas em Londrina.

Hoje, 1º de Fevereiro de 2012, a Azul Linhas Aéreas iniciou (finalmente) suas operações regulares no Aeroporto Governador José Richa e, é claro, o TMA Londrina não perdeu a oportunidade de registrar o momento.

O voo, AD 4434 com a chegada prevista para as 10:30 (horário local) antecipou-se 4 minutos, chegando as 10:26. A Aeronave utilizada neste primeiro voo foi um Embraer E-195, com o prefixo PR-AYA "Azul é Brasil" que, se não me falhe a memória, foi a 1ª aeronave entregue a Azul.

PR-AYA já sobre a cabeceira da pista 13.

Notou-se que para a chegada da Azul, um pessoal da ANAC veio fazer o "check" do voo, além deste pessoal, uma porção de entusiastas compareceram no mirante para acompanhar de perto o voo. Tudo bem, a aeronave não foi o Azul Bandeira, mas é claro, os bombeiros vão batizar o avião, não é? Bom, para ser franco nem isto aconteceu...

Sem pintura especial, sem batismo mas a surpresa ainda estava por vir.

Pois é, sem Azul Bandeira, sem batismo só faltava vir sem passageiros e é ai nos enganamos (mais uma vez). Literalmente, o voo chegou e saiu lotado, cheguei a me espantar porque não parava de sair pessoas de dentro do avião na hora do desembarque.

O "Azul é Brasil" já balizado e esperando a colocação dos calços.

Adesivo da "Suflair" na parte traseira da aeronave.

Serviço de solo em ação.

Não parava de sair pessoas da aeronave.

Para a saída que estava prevista para as 11:00 a aeronave atrasou 15 minutos, saindo 11:15 (horário local), isto porque o pessoal de solo estava sendo treinado pela equipe da Azul nas operações de acomodação de bagagem, fixação da barra de "Push-back" e do próprio "Push-back".

Pronto para o "Push-Back" e acionamento.

O taxi foi feito em direção da intersecção "Alpha" para a entrada na cabeceira 13 onde o Azul alinhou e manteve, aguardando a liberação da pista pelo TAM que tinha adiantado em meia hora a sua chegada. Logo após o livramento da pista pelo A320, as manetes foram postas a frente  e o Azul seguiu para o Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas.

É isso ai pessoal este foi o primeiro voo regular da Azul espero que tenham gostado e não deixem de acompanhar nossas noticias!

26 comentários:

  1. BOA TARDE AMIGO, ESTIVE REGISTRANDO TAMBÉM O AVIÃO DA AZUL NO AEROPORTO E TENHO MUITAS FOTOS DO AEROPORTO DE LONDRINA NO GOOGLE, ALIÁS TENHO QUASE 3000 FOTOS DE LONDRINA NO GOOGLE, SE VOCÊ PRECISAR USAR ALGUMAS DELAS FIQUE A VONTADE, TENHO FOTO DO AVIÃO COMEMORATIVO DO FILME RIO E AVIÃO DE UMA COMPANHIA INGLESA PASSANDO POR LONDRINA TAMBÉM... SEMPRE VISITO SEU BLOG E O MEU BLOG OFICIAL RECEBE QUASE 100 VISITAS POR DIA. TALVEZ SERIA INTERESSANTE TROCARMOS LINKS - ENTRE EM CONTATO COMIGO - 8427.2420 - 9931.1744 - LONDRINA - O MEU BLOG É robertotome.blogspot.com e o blog de fotos é londrina-fotos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa parceria aceita sim, o link do teu blog já está na parte dos parceiros!

      Se não me engano ouvi você comentando sobre o seu blog e sobre a TRIP quando decidi ir ao mirante. Fiquei "zanzando" pelo aeroporto, as fotos com exceção da última foram feitas lá na Laselva porque o vidro do mirante é muito sujo.

      Abraço!

      Excluir
  2. Eu e o João Pedro (meu filho de 7 anos, que está apaixonado pela aviação) fomos ver a chegada da Azul, acreditando que haveria o batismo... Que pena. Mas, mesmo assim, que seja bem-vinda a Azul à nossa cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o batismo não sei o porque mas não ocorre por aqui. Logo estarei marcando uma entrevista com o superintendente da Infraero, Marcus Vinícios Pio e um dos questionamentos será este.

      Abraço!

      Excluir
  3. Prezado Adriano e demais blogueiros.
    Tratando-se de aeroportos administrados pela Infraero é muito difícil efetuar os batismos, pois para eles, Infraero, trata-se de apenas mais uma companhia a operar no aeroporto, diferente de aeródromos operados pela iniciativa privada ou prefeituras e Estados e, além de tudo, estamos com uma das viaturas bombeiros danificada ficando mais difícil ainda o procedimento.

    Agora, espero que a TAM volte com os seus voos de antes da recuperação da pista, inclusive os pernoites. Espero, também, que nosso aeroporto (LDB) altere a classificação de segurança para podermos receber os A321 da TAM. Belíssima aeronave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Luis, cheguei a pensar nisso, mas o LDB não tem 3 caminhões iguais ao que se acidentou? Pro batismo só é necessário dois caminhões (se eu estiver errado quanto ao número de caminhões que estão a postos no LDB por favor, desconsidere).

      Outra coisa, Congonhas, Joinville e alguns aeroportos ADM pela INFRAERO realizaram o batismo, porque Londrina não pode ser assim? Deve ser como já foi comentado, isso depende do Superintendente do Aero.

      Quanto a alteração de segurança segundo Pio em algumas reportagens, após a ampliação poderemos receber 767 em Full Load dentro das normas de segurança em voos diários.

      A321 é uma aeronave menor mas certeza caso aumente o CAT do LDB a TAM irá remanejar sua frota, mas é claro, só poderemos ter destinos como CWB e GRU, pois CGH está restrito a operações com aeronaves de porte igual a B738 & A320.

      Att.

      Excluir
  4. EI ADRIANO PARABENSSS PELA COBERTURA!!
    BELAS FOTOS E OTIMOS COMENTARIOS!
    E PARABENSSS TAMBEM AO AEROPORTO DE LONDRINA PELA CONQUISTA!!
    UM ABRAÇO DO AIRMGF!

    ResponderExcluir
  5. Segundo um instrutor do aeroclube o batismo está confirmado amanhã de manhã, com direito a uma passagem baixa e sobrevoo pela cidade... a aeronave será o com pintura da bandeira nacional PR-AYV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que vai ter cobertura do evento, mas não garanto um vídeo do batismo, apenas fotos, pois minha câmera só pra tirar foto já é um parto para filmar então!

      Se algum leitor tiver uma câmera que filme decentemente, por favor não deixe de registrar isto também em vídeo!

      Grande Abraço!

      Excluir
  6. Mas os voos regulares da azul serão feitos com o e-190 ou e-195????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 1º voo do dia é de E195, o último é de E190 e um outro que está aguardando autorização no HOTRAN pernoite que sairá de Londrina rumo a Campinas as 06H30 será de E190.

      Excluir
  7. Amanha vai ter cobertura do batismo???

    ResponderExcluir
  8. Bem que o blog LDB spotter podia se unir com esse né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão simples assim. O blog Aeroporto de Londrina só se fundiu com o TMA Londrina porque o dono dele não tinha condições de tocar adiante e como ele não queria sair de vez nós resolvemos unir nossos blogs.

      O processo de união, é complicado porque Blog é algo particular. Eu mesmo resolvi adicionar moderadores a fim de formar uma equipe para me ajudarem com a atualização do TMA Londrina.

      O LDB Spotter, um excelente blog está em perfeitas condições e é atualizado dentro do possível.

      Mas quem sabe um dia não se junta tudo em um só? Afinal de contas não é uma má ideia, assim teríamos notícias mais regulares e a dinâmica do negócio ficaria bem interessante.

      Abraço!

      Excluir
  9. Parabéns pela cobertura Adriano!!!

    Em breve, quem sabe em 2013, fará a cobertura da AVIANCA... :D

    Abraço
    Ibra Ldna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha do jeito que está indo, se a Avianca demorar muito ela vai ter prejuízo!

      Abraço!

      Excluir
  10. E melhor ainda foi saber que voo chegou e saiu lotado!

    Ibra Ldna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei de cara! Nem o voo da PTB saiu tão bem assim!

      Excluir
  11. Agora uma pequena estatística e consideração sobre os fatos ontem apresentados (Azul lotada - embarque e desembarque):
    1-) LDB em Dez/2008 = 508k pax; quase AZUL aqui;
    2-) MGF em Dez/2008 = 218k pax; AZUL pretere LDB para MGF;
    3-) LDB em Dez/2011 = 962k pax; aumento de 454k pax; 52%
    4-) MGF em Dez/2011 = 667k pax; aumento de 449k pax; 67%

    Sem demerito à esta ou àquela cidade ok, apenas constatação de fatos, o Sr. David Neeleman é que perdeu a oportunidade de abocanhar um pedação desta fatia do mercado londrinense durante estes anos passados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o único erro que eu dele achei foi não ter apostado em Londrina antes. Bom mas no fim das contas a empresa é dele e ele faz o que bem entender.

      Excluir
  12. Segundo o Paraná TV, a partir de março a AZUL começa com voos de Londrina-Porto Alegre :D

    Ibra Ldna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peguei a reportagem pela metade, hoje eu fui lá ver o bandeirão, já posto fotos!

      Excluir
  13. http://www.youtube.com/watch?v=fUKMnpXMhbY

    ResponderExcluir