sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reformas no Aeroporto Governador José Richa.

Acabam de sair notícias quentes do forno sobre a reforma de recapeamento da pista de pouso e decolagens, instalação do "grooving"e reformas no terminal.

Segue a reportagem na íntegra:


Dois anos de viagem complicada

"Obras no aeroporto de Londrina reduzem voos e complicam a vida dos usuários"

19/08/2011 | 00:38 Amanda de Santa

Os usuários do Aeroporto Governador José Richa em Londrina vão conviver pelos próximos dois anos com percalços causados por obras no terminal.

As reformas, que já estão em andamento, fazem parte do projeto de melhoria dos aeroportos para a Copa de 2014. Nesse período, o terminal vai ter restrição de horários, o que afeta passageiros, agências de viagens e companhias aéreas.

Restrição bate com horários na capital De acordo com os horários informados ontem pela Infraero, o fechamento do aeroporto de Londrina será feito em grande parte em sintonia com as restrições do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na capital, que também passa por obras em decorrência da Copa.O Afonso Pena fechará de segunda a sábado entre 0h15 e 6h15 (Londrina entre 0h e 6h). Nos fins de semana, Curitiba não opera das 20h15 de sábado até as 12h15 de domingo (Londrina entre 19h de sábado e 11h de domingo).As obras no Afonso Pena estão previstas para começar no dia 19 de setembro.Horários sincronizados eram uma demanda da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), já que Londrina e Curitiba possuem muitos voos interligados. “Temos vários eventos marcados na cidade. É preciso pensar na segurança, mas também no interesse da comunidade”, disse Flávia Reis, delegada da Abav em Londrina.

Colaborou Rafael Waltrick/Gazeta do Povo

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) estabeleceu que o aeroporto de Londrina vai ficar fechado entre meia-noite e 6 horas, de segunda a sexta-feira; nos fins de semana, fecha entre as 19 horas de sábado e 11 horas de domingo.

A circulação pelo terminal este ano deve chegar a 900 mil pessoas. "O número que pode chegar a 2 milhões até 2016", diz o superintendente da Infraero em Londrina, Marcus Vinícius Pio, reforçando a importância das obras para atender a demanda crescente.

A restrição de pousos e decolagens vai afetar pelo menos 32 voos semanais (contando apenas os dias de semana) – eles terão os horários alterados ou serão suspensos. A reforma da pista de pouso está programada para começar em 12 de setembro. Trata-se da principal intervenção do pacote de obras e tem previsão de durar 250 dias.

As mudanças exigem cuidados extras dos passageiros na hora de comprar passagens. Apesar das restrições, agências de viagens e companhias aéreas estão comercializando as passagens normalmente. Elas alegam que os horários ainda estão sendo negociados com a Infraero.

A reportagem, no entanto, confirmou no início da noite de ontem a nova escala de funcionamento estabelecida pela autoridade aérea. Em Londrina, voos da Gol, Trip e Passaredo serão afetados.

Um funcionário da Gol em Londrina, que preferiu não se identificar, disse que a companhia ainda não foi comunicada oficialmente pela sobre o fechamento da pista. Por isso, ainda não houve nenhuma alteração na companhia.

A empresa possui dois voos que serão diretamente atingidos pela restrição de horários. Segundo o funcionário, todos os clientes que já compraram passagens nesses voos serão comunicados pela Gol e terão suas viagens remanejadas.

De acordo com o superintendente da Infraero em Londrina, a responsabilidade pela suspensão, cancelamento ou remanejamento é exclusiva das companhias aéreas.

A TAM já cancelou quatro voos entre Londrina-São Paulo e Londrina-Curitiba. Mas segundo a assessoria de imprensa da companhia o motivo não é a reforma do terminal e sim reestruturação da malha aérea da companhia. A empresa agora opera 11 voos em Londrina, mas nenhum deles entre meia-noite e 6h.

Já a Passaredo Linhas Aéreas informou, por meio de nota, que suspendeu um voo que decolava de Londrina de segunda a sábado com destino a Ribeirão Preto, durante todo o período das obras. As pessoas que já compraram passagens devem entrar em contato com a empresa para acomodação em outras companhias ou reembolso do valor.

A Trip também terá 12 voos semanais suspensos durante o período. Segundo a empresa, eles dão conexão a oito capitais e 36 cidades do Brasil.


Fretamentos

O fechamento do aeroporto também prejudica os fretamentos realizados por agências de turismo, cujos voos decolam durante a madrugada, quando o espaço aéreo está menos congestionado. A agência CVC Viagens, que realiza esse tipo de operação em Londrina, informou em nota que a empresa “efetuou a readequação de horários de saídas, já comunicando eventuais clientes sobre a decolagem em horários e dias da semana alternativos, conforme informado pela Infraero”.

Fonte: Jornal de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário