Hoje, dia 20 de Outubro é celebrado o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. O TMA Londrina traz com exclusividade algumas informações acerca do dia a dia de trabalho, de como se tornar um controlador e um pouco das habilidades cobradas no dia a dia de trabalho, então fique ligado neste post!
O Controlador de Tráfego Aéreo, ou “controlador de voo”, tem como função manter as separações mínimas previstas entre as aeronaves, disciplinar, ordenar e acelerar o fluxo de tráfego aéreo, além de planejar e sequenciar as chegadas e saídas dos tráfegos evoluindo em sua área de jurisdição, através de orientações e autorizações emitidas por uma frequência de Rádio VHF específica. Resumidamente, o objetivo dos controladores é garantir sempre um fluxo de tráfego aéreo “seguro, ordenado, e rápido”.
- Como o Espaço Aéreo funciona:
Existem três órgãos diferentes que prestam serviço de controle de tráfego aéreo (ATC), a Torre de Controle (TWR), que tem sob sua responsabilidade os tráfegos na área de manobras do aeroporto (pistas de pouso e decolagem e pistas de táxi) e circuito de tráfego visual (trajetória especifica para voo nas proximidades do aeroporto); o Controle de Aproximação (APP), que controla os tráfegos dentro de uma “Área de Controle Terminal (TMA), a qual abrange o espaço aéreo suficiente para que os tráfegos iniciem os procedimentos de descida para pouso e saída para voo em rota; e o Centro de Controle de Área (ACC), responsável por todo o espaço aéreo onde os tráfegos realizam voos em rota entre as terminais. Além desses órgãos, existem ainda os setores responsáveis pela comunicação, informação de voo, e meteorologia, os quais, interagindo diretamente com os órgãos ATC, são indispensáveis para o funcionamento do sistema.
- A formação de um Controlador:

- Habilidades necessárias e o dia a dia de trabalho:
Para o exercício da profissão de controlador, algumas qualidades são necessárias, visando a prestação de um serviço de controle de tráfego aéreo de qualidade e seguro para o usuário, como concentração, atenção, visão espacial, raciocínio rápido, e alto senso de responsabilidade e disciplina.
Na Infraero, hoje, os controladores de tráfego aéreo trabalham conforme o previsto na CLT e Acordos Coletivos de Trabalho, cumprindo uma carga horária máxima de 144 horas mensais em escala de revezamento. Essa escala varia conforme a localidade, mas, em locais onde o serviço é prestado 24 horas, é normalmente composta por quatro turnos de seis horas, seguidos por um turno de folga.

Toda a equipe do TMA Londrina parabeniza os controladores de voo pela passagem desta data, Feliz dia do Controlador!!!
Valeu Adriano,
ResponderExcluirMuito obrigado pela lembrança do dia internacional do Controlador de Voo.
Um grande abraço.
Rui Dias.
Que isso, nós que agradecemos!!!
ExcluirAbraços!
Ótimo post Adriano! Parabéns e obrigado!
ResponderExcluirObrigado Leandro!
ExcluirMuito obrigada!!!
ResponderExcluir