Durante o treinamento de Toque e Arremetida (Também conhecido como "TGL") no Aeroporto 14 Bis utilizamos o Circuito de Tráfego Padrão para a cabeceira 10 (Pela Esquerda), e Não Padrão (Pela direita) para pouso pela cabeceira 28 devido aos procedimentos de aproximação por instrumento realizados no SBLO.
Circuito de Tráfego Padrão. |
As curvas devem ser de aproximadamente 90º para que o circuito fique o mais retangular possível. Como é um circuito de tráfego de voo visual (VFR) devemos pegar referências no solo e nos orientar por elas. No caso das curvas, pegamos uma referência na ponta da asa e colocamos no "nariz" do avião, fazendo assim em todas as curvas.
A altitude do circuito utilizada pelo padrão das escolas ali sediada é de 700ft AGL (Above Ground Level - Acima do Nível do Solo) também devido aos procedimentos de aproximação por instrumento realizados no aeroporto de Londrina. Dependendo da quantidade de tráfegos no local, o circuito de tráfego é prolongado, mas não foge a regra de ser retangular e curvas de aproximadamente 90º.
Como o 14 Bis (SSOK) não possui controle de tráfego aéreo, os circuitos são coordenados com as outras aeronaves em voo na região pela frequência de rádio-fonia livre (123,45 MHz). Sempre buscando o contato visual com o tráfego para maior segurança. Mesmo assim dependemos do SBLO já que o plano de voo é passado para a sala AIS do aeroporto de Londrina. Estabelecemos contato com o Controle Londrina após a decolagem, informando que está fora do solo para a manobra e novamente quando for para pouso completo, reportando o fim do voo.
Durante o circuito o Aluno-piloto deve realizar todos os check-lists a fim de executar o voo de forma correta, dentro dos padrões. Basicamente é o check Após decolagem, Cruzeiro (Voo nivelado), Pré-pouso, Arremetida e após o ultimo toque do voo, o check após pouso. E claro sempre de olho nos instrumentos do avião para manter os padrões e atento com a fonia.
Os voos de toque e arremetida no SSOK é resumidamente isso, caso surgir alguma dúvida, críticas construtivas ou sugestões nos envie pelo Facebook, Email ou deixe nos comentários do post!
Imagens:
- Google Images
- Google Maps
- GoPro Hero 3+ (Aeronave Cessna 152 Volare escola de Aviação Civil)
Final 10 SSOK. |
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