quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Bombardier Global 6000 - PR-FIS - Aeroporto de Londrina

Esteve em Londrina, mais uma vez, o Bombardier Global 6000, matrícula PR-FIS, durante o final da noite de ontem (29/11) até a manhã de hoje. Fizemos alguns registros da aeronave durante o procedimento de pushback, acionamento e taxi para decolagem da pista 13.

"Pátio do aeroporto de Londrina durante a manhã"
O Bombardier Global 6000 é uma aeronave canadense, muito cobiçada pelos executivos e pelos pilotos da aviação dessa categoria, por ser uma aeronave que oferece muitos recursos e facilidades aos seus operadores. A aeronave possui classificação "intercontinental" podendo fazer um voo de Nova York à Tóquio sem paradas, com muito conforto a bordo e segurança.

"Bombardier Global 6000, PR-FIS, taxiando para o ponto de espera da pista 13"
O Global 6000 é uma versão derivada do Global 5000, que, por sua vez, é uma versão derivada do Global Express. É conhecido também pelo código ICAO da aeronave: GLEX, possui especificações de provocar espanto em quem desconhece a capacidade desse belíssimo bizjet (business jet), confira:


  • Alcance máximo: 6.000 nm (11.112 km);
  • Capacidade: Até 17 pessoas;
  • Altitude máxima de operação: 51.000 pés (15.544 m);
  • Altitude inicial de operação: 41.000 pés (12.496 m);
  • Velocidade máxima: Mach 0.89 (1.098,9 km/h);
  • Velocidade de cruzeiro: Mach 0.85 (1049,5 km/h);
  • Motores: Rolls-Royce BR710A2-20 turbofans;
  • Empuxo: 14,750 lbf (65.6kN) (ISA);
  • Altura: 7,8 m;
  • Comprimento: 30,32 m;
  • Envergadura: 28,65 m;
  • Carregamento máximo (Passageiros + Carga): 2.617,2 kg;
  • Peso máximo de decolagem: 45.132,4 kg.
"GLEX no ponto de espera da pista 13"
Além das especificações acima, o GLEX é equipado com uma aviônica precisa e de última geração, como os Head-Up Displays (HUD), Enhanced Vision System (EVS) e o Synthetic Vision System (SVS) que possibilitam o piloto da aeronave enxergar além do alcance visual humano, sendo possível a operação em climas e relevos mais desafiadores, com a maior segurança que esses sistemas podem oferecer. A aeronave conta também com um radar meteorológico MultiScan que pode identificar o mau tempo e zonas com turbulência, possui DATALINK, SATCOM, CPDL e capacidade de se conectar a internet em rede Ka-band. Se homologada a tripulação, o Global 6000 pode executar RNAV GNSS, RNP e RNP AR. 

"Alinhado e iniciando a rolagem para decolar da pista 13"
Essa aeronave, Papa Romeo - Foxtrot India Sierra, pertence a um grupo executivo M. Dias Branco – empresa líder nacional em biscoitos e massas. Ocasionalmente pode ser vista operando em Londrina.

Fontes:

Bombardier - Aircraft - Global 6000 - Specifications: https://businessaircraft.bombardier.com/en/aircraft/global-6000#!#bba-pdp-section-5

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