sábado, 29 de julho de 2017

Eurocopter/Helibras EC725 HM-4 Caracal do Exército Brasileiro

O Eurocopter EC725 de fabricação brasileira pela Helibras, batizado de Caracal. Esse modelo exclusivo do Exército Brasileiro é o HM-4 Jaguar EC-725BR da frota de Aviação do Exército (AvEx).

"Eurocopter/Helibras EC725 HM-4 Jaguar, na curta final da RWY13"
O HM-4 Jaguar representa uma parceria e transferência de tecnologia entre a Helibras e Airbus Helicopters (Eurocopter) e sua montagem foi iniciada para que as aeronaves servissem de apoio para a Copa do Mundo de 2013.


"Eurocopter/Helibras EC725 HM-4 Jaguar, registro EB-5003, taxiando para o estacionamento"
O Jaguar que passou por Londrina é a nona unidade de cinquenta outras do Exército Brasileiro, sob registro EB-5003 e indicativo de chamada 'Brasileiro 03'. Segundo o site Defesa Aérea e Naval (2013), "esse é o primeiro EC725 a receber instalações desenvolvidas na indústria brasileira, marcando o terceiro passo do processo de transferência de tecnologia entre Eurocopter e Helibras, tendo recebido no país o desenvolvimento e a instalação do pacote de missão e flight line".

"HM-4 Jaguar estacionado no pátio"
As dimensões desse modelo são interessantes, ele possui 19,5 metros de comprimento, 3,95 metros de largura, 4,97 metros de altura e um diâmetro do rotor principal de 16,20 metros. O tipo de combustível utilizado é o Querosene de Aviação (QAV), possui 5 pás no rotor principal e pode transportar 27 membros de uma tropa com equipamento e sem tanque auxiliar. O peso vazio do modelo é de 5,3 toneladas, a capacidade de carga do modelo é de 5,7 toneladas e seu peso máximo de decolagem com carga externa é de 11,2 toneladas. Sem tanque auxiliar de combustível o HM-4 Caracal pode voar por 03 horas e 30 minutos e com tanque auxiliar sua autonomia expande para 6 horas e 30 minutos tendo um alcance de 857 quilômetros voando em sua velocidade de cruzeiro de 262 km/h podendo atingir 324 km/h como velocidade máxima. 

"HM-4 Jaguar, 'Brasileiro 03', levantando poeira do solo momentos antes de iniciar o taxi"
Segundo o site Desefanet (2015) "O HM-4 está apto para cumprir todas as missões de transporte logístico, exfiltração e infiltração aéreas de tropa em área de difícil acesso para aeronaves de asa fixa. Pode, também, cumprir missões de busca e resgate; operações especiais; evacuação aeromédica; missões cívico- sociais, de integração nacional, de misericórdia e humanitárias".

VÍDEO EXTRA:

"Decolagem do EC725, EB-5003, de Londrina"

Fontes:
Defesa Aérea & Naval;
Defesanet.

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