sexta-feira, 9 de junho de 2017

Últimos registros de maio - PARTE III - Uma onça no pátio

PARTE III - Uma onça no pátio (31/05)

A manhã do dia 31 de maio foi, sem dúvidas, muito especial e interessante, embora a meteorologia daquela manhã não tenha contribuído para as fotografias, muitas aeronaves interessantes puderam ser registradas, inclusive uma "onça pintada" que pernoitou em Londrina. 

"Boeing 737-76N, matrícula PR-GON, finalizando o acionamento no pátio de Londrina"
Para dar início a essa terceira parte de publicações com fotos do final de maio, o primeiro tráfego a ser fotografado naquela manhã foi o Boeing 737-76N da GOL, matrícula PR-GON, que possui 17 anos de operação tendo passado pela companhia aérea estadunidense Midway Airlines entre 1999 e 2002, entrando para a frota da GOL no mesmo ano. 

"Boeing 737-76N, matrícula PR-GON, no ponto de espera da pista 13 aguardando autorização"
Após o rápido acionamento dos motores CFM 56-7B de 22.000 libras de empuxo, o Papa Romeo - Golf Oscar November, que cumpria o voo GLO/G3 1163 com destino a Congonhas, taxiou para decolagem na pista 13 e na retaguarda da aeronave, o Embraer Tupi do Aeroclube de Londrina, aguardava para prosseguir taxi. 

"Embraer Tupi, PT-VHV, do Aeroclube de Londrina taxiando para o pátio do Aeroclube"
Naquela manhã era quase impossível não ver os pilotos darem uma olhadinha na "onça pintada" que estava estacionada no pátio principal, é raro vermos uma aeronave militar ficar tanto tempo em solo londrinense. O Victor Hotel Victor, após o ingresso do Boeing 737 da GOL na pista 13, prosseguiu o taxiamento até o pátio do aeroclube. 

"Airbus A319-112, matrícula PR-MYB, na curtíssima final para pouso na pista 13"
O voo TAM/JJ 3763 daquela manhã foi cumprido pelo Papa Romeo - Mike Yankee Bravo, que pousou no horário e trouxe passageiros provenientes de São Paulo - Congonhas. 

"Citation Citation Excel 560XLS+, matrícula PP-BBL, no ponto de espera da pista 13"
Logo após o pouso do MYB, o Papa Papa - Bravo Bravo Lima, um Cessna Citation Excel XLS, foi registrado no ponto de espera da pista 13. 

"Cessna 150L, matrícula PR-BLO, do Aeroclube de Londrina taxiando para o ponto de espera"
Os pilotos no Cessna 150 do Aeroclube de Londrina também deram uma olhadinha no CASA C-295 (C-105A) Amazonas da FAB no pátio durante o taxiamento até o ponto de espera da pista 13 para mais um voo de instrução. 

"King Air C90B, matrícula PR-FSZ, no ponto de espera"
O King Air C90B, matrícula PR-FSZ, também foi registrado naquela manhã taxiando para decolagem da 13. Esse C90 é bastante comum de ser visto aqui em Londrina.

"Esquilo AS350, Saúde 06, regressando de mais uma missão aeromédica"
Não poderia faltar um registro da asa rotativa do SAMU, nosso valente Saúde 06, matrícula PT-HND, pousando após mais uma missão de missão aeromédica em Londrina. 

"Beechcraft Bonaza V35B, matrícula PT-IZB, ingressando na RWY13"
Além das fotografias do Amazonas, a mais bela ficou por conta da beleza desse Bonanza que tem uma pintura muito interessante. O Papa Tango - India Zulu Bravo foi registrado ingressando na pista 13. 

"Airbus A319-112, matrícula PR-MYB, da LATAM no ponto de espera da 13"
Hora de regressar para Congonhas! O MYB foi registrado no ponto de espera da pista 13, cumprindo o voo TAM/JJ 3762, e uma mudança significativa na meteorologia já podia ser notada naquele momento com o nevoeiro "subindo", deixando o céu nublado. 

"Cessna 150J, matrícula PT-BKR, ingressando no pátio principal"
Uma surpresa agradável de ver naquela manhã foi o Cessninha Bravo Kilo Romeo do Aeroclube de Londrina que estava sem vê-lo há vários meses. O BKR é um guerreiro e muito querido por quem o voa por possuir um motor diferenciado e mais forte que os demais C150 do ACLO (Aeroclube de Londrina). 

"C-105A Amazonas, ATR 72-600 e Embraer 195 da Azul no pátio"
Para finalizar essa parte da publicação, deixo a fotografia de 3 aeronaves no pátio de Londrina às 10:10 da manhã, O FAB2802, o ATR 72-600 PR-TKI e o Embraer 195 com pintura especial "Azul e Verde", PR-AYX. O CASA C-105A da FAB permaneceu em Londrina devido a uma manutenção necessária a ser feita antes de regressar para sua base em Campo Grande. 

Na última parte da publicação que será publicada na próxima segunda-feira (12/05), publicarei mais registros interessantes feitos naquela manhã, inclusive, o pouso de um Airbus A320 da LATAM que estava fazendo um voo de Brasília para Campo Grande e alternou o pouso em Londrina devido a um intenso nevoeiro na capital sul-mato-grossense. 

Até a Parte IV!! (está parecendo franquia de filmes, não é? rsrs)

Um comentário:

  1. Ontem o GLO1166 fez um aproximação RNAV curtíssima/baixíssima sobre o Centro pela cabeceira 13. Escutei as usinas em potência para correção de atitude/altitude e vi os faróis do 7378 e em curva bem fechada passando por sobre a higienopolis e direção a pista....tenso...

    ResponderExcluir