sexta-feira, 27 de junho de 2014

TGL: Touch And Go Landing

O treinamento de TGL, aportuguesado como "Toque e Arremetida" é uma das instruções mais essenciais ministradas no curso de Piloto Privado e Piloto Comercial. Principalmente se fizermos uma alusão a velha máxima aeronáutica "decolar é opcional, mas pousar é obrigatório", torna-se tal treinamento fundamental para toda a carreira de um aviador.

PP-FGM, uma aeronave muito dócil no ar
Mas vamos para as vias de fato. O treinamento de TGL é uma forma de aperfeiçoar todos os conhecimentos recebidos previamente nas instruções de área restrita, treinamento esses que pretendo comentar em outros posts. Após realizar a primeira decolagem, o aluno fará um circuito de tráfego voltando para a pista em uma aproximação estabilizada, na rampa de planeio ideal, afim de realizar um pouso ("toque") e por seguinte, iniciar uma arremetida refazendo isso novamente até o término da missão.

Cockpit da máquina, AB-115
No caso de uma aeronave convencional, existem duas formas de se pousar: pouso de pista e o pouso três pontos. No pouso de pista consiste em tocar a aeronave na atitude de cruzeiro ou seja, primeiramente com o trem principal e após a bequilha. Já no pouso três pontos a finalidade é pousar a aeronave com a menor velocidade possível, tocando as três rodas ao mesmo tempo. Esse pouso é utilizado em pousos de emergência, mas um fato interessante é que: se bem realizado durante as instruções, é um dos pousos mais suaves existentes.

Iniciando a subida para 1000 pés AGL (2900 pés, no caso de Londrina)
Perna de través para ingressar na perna do vento pela direita
Ingressando na perna do vento no circuito não padrão
Já no través pela direita da cabeceira 13
Perna base pela direita
Iniciando a curva base para final
Buscando o alinhamento com a pista
Aproximação estabilizada e na rampa de planeio ideal
ATR 72-600 iniciando o "push-back"
Iniciando a quebra de planeio
Atitude de pouso 3 pontos
Só para deixar claro,  para realizar a sequencias de fotos, solicitei ao meu INVA (Instrutor de Voo) que voasse o avião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário