O treinamento de TGL, aportuguesado como "Toque e Arremetida" é uma das instruções mais essenciais ministradas no curso de Piloto Privado e Piloto Comercial. Principalmente se fizermos uma alusão a velha máxima aeronáutica "decolar é opcional, mas pousar é obrigatório", torna-se tal treinamento fundamental para toda a carreira de um aviador.
|
PP-FGM, uma aeronave muito dócil no ar |
Mas vamos para as vias de fato. O treinamento de TGL é uma forma de aperfeiçoar todos os conhecimentos recebidos previamente nas instruções de área restrita, treinamento esses que pretendo comentar em outros posts. Após realizar a primeira decolagem, o aluno fará um circuito de tráfego voltando para a pista em uma aproximação estabilizada, na rampa de planeio ideal, afim de realizar um pouso ("toque") e por seguinte, iniciar uma arremetida refazendo isso novamente até o término da missão.
|
Cockpit da máquina, AB-115 |
No caso de uma aeronave convencional, existem duas formas de se pousar: pouso de pista e o pouso três pontos. No pouso de pista consiste em tocar a aeronave na atitude de cruzeiro ou seja, primeiramente com o trem principal e após a bequilha. Já no pouso três pontos a finalidade é pousar a aeronave com a menor velocidade possível, tocando as três rodas ao mesmo tempo. Esse pouso é utilizado em pousos de emergência, mas um fato interessante é que: se bem realizado durante as instruções, é um dos pousos mais suaves existentes.
|
Iniciando a subida para 1000 pés AGL (2900 pés, no caso de Londrina) |
|
Perna de través para ingressar na perna do vento pela direita |
|
Ingressando na perna do vento no circuito não padrão |
|
Já no través pela direita da cabeceira 13 |
|
Perna base pela direita |
|
Iniciando a curva base para final |
|
Buscando o alinhamento com a pista |
|
Aproximação estabilizada e na rampa de planeio ideal |
|
ATR 72-600 iniciando o "push-back" |
|
Iniciando a quebra de planeio |
|
Atitude de pouso 3 pontos |
Só para deixar claro, para realizar a sequencias de fotos, solicitei ao meu INVA (Instrutor de Voo) que voasse o avião!
Nenhum comentário:
Postar um comentário