Por fim, durante a visita na Academia da Força Aérea, tivemos o privilégio em adentrar no hangar do Esquadrão de Demonstração Aéreo, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O EDA tem por finalidade divulgar a Força Aérea Brasileira. Em Londrina, a apresentação normalmente é realizada no mês de Abril, onde acontece a ExpoLondrina, uma das maiores feiras Agropecuária do Brasil. Nesse ano, não foi realizada a demonstração justamente para que os militares se adaptassem com o novo equipamento.
Com a inclusão do A-29, novas manobras poderão ser feitas, assim como o
Lancevak, uma manobra em que a aeronave gira em torno do eixo transversal e implica em um fator de carga elevado na hélice da aeronave e que foi banida nos T-27 após um deles ter caído em Londrina na década de 1980 quando, após a realização da manobra, uma das pás da hélice ter se soltado, onde o piloto conseguiu retomar o controle da aeronave, tirou ela da mira do público e conseguiu ejetar-se com segurança.
|
Ao entrar no Hangar da EDA já me deparo com um A-29 |
|
Estava sendo realizado a manutenção preventiva |
|
Uma das pinturas mais bonitas empregadas na Esquadrilha |
|
Os A-29 são equipados com um motor turbo hélice PT6A-68C com 1.600 shp de potência |
|
Primeira aeronave empregada no EDA, o T-6, com um motor radial |
Nenhum comentário:
Postar um comentário