domingo, 8 de abril de 2018

Raríssimo PP-ZHL, HL-1 de 1940, no SSOK – Aeroporto 14 Bis

No último sábado (07/04), tive a oportunidade de ver e fotografar uma máquina raríssima, único modelo voando no Brasil, montado em 1940 pelo Aeroclube Albatroz. A aeronave é Experimental, o modelo HL-1 de número de série B-6, matrícula PP-ZHL, pertenceu a famosa Varig, mais especificamente a famosa "Escolinha da Varig".

"HL-1, matrícula PP-ZHL, no pátio da Volare Escola de Aviação Civil"

O HL-1, foi, também, fabricado pela CNNA – Companhia Nacional de Navegação Aérea na Ilha do Egenho/RJ. Foi distribuído pelo DAC – Departamento de Aeronáutica Civil para alguns aeroclubes da época, conjuntamente aos famosos Paulistinhas CAP-4.

"Adesivo Varig Brasil Flight Training ostentado no nariz da aeronave"

A célula original do HL-1 é inteiramente fabricada em madeira e tubos, cobertos com telas, originalmente as hélices eram fabricadas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas em São Paulo/SP e os motores, fabricados pela Continental, contavam com 65 hp (cavalos) em um regime máximo de 2.300 RPM com 4 cilindros horizontais, para transportar até duas pessoas.

"PP-ZHL momentos antes do acionamento e posterior taxi até a cabeceira da pista 10"

Entre 1940 e 1941, foram construídos oito aeronaves HL-1 A durante a meta fixada pelo presidente Getúlio Vargas em formar três mil pilotos civis, que se constituiriam na reserva da Força Aérea. Os modelos HL-1 B, que diferiam dos modelos HL-1 A por possuírem um tanque de combustível menor, com capacidade para 50 litros de combustível, foram encomendadas cerca de 100 unidades pelo DAC, desses, alguns foram exportados para a Argentina, Chile e Uruguai, além da venda para proprietários particulares.

"PP-ZHL, HL-1, decolando da pista 10"

Hoje, só existe apenas o registro formal de apenas uma aeronave HL-1 voando legalmente no Brasil, O PP-ZHL (Papa Papa – Zulu Hotel Lima), que fez uma rápida passagem no SSOK – Aeroporto 14 Bis, no distrito de Warta, em Londrina. 

"HL-1, matrícula PP-ZHL, com 78 anos de idade (construído em 1940) decolando do 14 Bis"

Pilotado por pai e filho, o ZHL decolou em direção ao interior do estado de São Paulo em um voo visual, durante a decolagem ainda nos cumprimentaram acenando.

"Painel do HL-1 – Fotografia feita por Rafael Theodoro, também presente no dia".

"Agradeço a fantástica oportunidade em poder fotografar uma belíssima aeronave de 78 anos de idade, conservada e em perfeito estado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário