"Feriado sem plane spotting, não é feriado" essa máxima, de minha autoria, ilustra bem o quanto os feriados são oportunidades interessantes para reunir os amigos, verificar os horários previstos do voo e marcar uma sessão de fotografia nos arredores do aeroporto, já que para os "meros mortais" feriado é sinônimo de descanso, cama o dia inteiro e séries no computador. Com a aproximação do feriado de Corpus Christi não foi diferente, combinamos com antecedência a nossa sessão, avisamos a INFRAERO que estaríamos presentes nos arredores do aeroporto para fotografar e marcamos encontro às 08 horas da manhã daquele dia.
Depois de muita chuva nos dias anteriores, a manhã de quinta-feira amanheceu fria e com ar o saturado de umidade, a grama, que ganhou novamente um tom mais esverdeado depois das chuvas, estava molhada e a terra lamacenta, como se houvesse chovido momentos antes do amanhecer. Sai de casa às 07 horas e 45 minutos, com o equipamento em minha mochila e, pela primeira vez, com a minha banqueta dobrável presa à mochila. Nunca antes havia levado a minha banqueta para a cabeceira da pista 13 por se uma área bem monitorada e, quando não avisado com o pessoal da INFRAERO, garantia de problema com os seguranças do aeroporto, porém como nós avisamos e por sermos conhecidos pelos funcionários responsáveis pela segurança, o uso da banqueta gerou resultados muito legais nas fotos feitas com visão do pátio.
"Boeing 737-700, matrícula PR-VBW, na curtíssima para pouso na RWY13" |
A primeira aeronave registrada foi o Boeing 737-7BX, matrícula Papa Romeo - Victor Bravo Whisky, da GOL que quase não consigo registrá-lo, pois ainda estava chegando ao nosso ponto de encontro quando o avistei curvando do início do procedimento para a reta final da RWY13.
"Boeing 737-7BX, matrícula PR-VBW, no ponto de espera da RWY13" |
Após o pouso do VBW, que cumpria o voo G3/GLO 1160, não houve um movimento sequer, foi o tempo de todos os amigos chegarem ao encontro e batermos um bom papo com intervalos para "espiar" por cima do muro quando ouvíamos alguma chamada no rádio ou som de motor aeronáutico.
"Airbus A319-112, matrícula PR-MYC, há poucos metros da cabeceira da RWY13" |
O voo JJ/TAM 3767 daquela manhã foi cumprido pelo Airbus A319-112, matrícula PR-MYC, da LATAM Airlines. O "bisnaguinha" (apelido do Airbus A319), veio de Congonhas e pousou no horário pela pista 13.
"Airbus A319, PR-MYC, taxiando para o pátio principal" |
O Papa Romeo - Mike Yankee Charlie é um A319 de quase 9 anos de idade operado unicamente pela LATAM (ex-TAM). A foto acima foi feita quando o bisnaguinha se aproximava de sua posição de estacionamento no pátio de Londrina.
"Embraer Phenom 100, PP-WPM, sobre a praça da cabeceira da pista 13" |
"Embraer Phenom 100 E50P, matrícula PP-WPM, no pátio de Londrina". |
Até que enfim veio um movimento sem ser de Linha Aérea! Foi o Phenom 100, matrícula PP-WPM, que é bastante comum de ser visto em Maringá e, inclusive, veio de lá.
"Piper Corisco PA28R do Aeroclube de Maringá na curta final da RWY13" |
Logo após o Phenom 100, apareceu um Corisco do Aeroclube de Maringá, matrícula PT-NFY, efetuando toque e arremetida no aeroporto de Londrina.
"Embraer E-195AR, matrícula PR-AUQ, "Sky é Azul" sobre a praça da cabeceira da pista 13" |
"Embraer E-195AR, matrícula PR-AUQ, "Sky é Azul" taxiando para a posição" |
Cumprindo o voo AD/AZU 2478, de Curitiba para Londrina, o Papa Romeo - Alpha Uniforme Quebec, que ostenta a pintura especial "Azul é Sky" celebrando a parceria entre a provedora de televisão paga SKY e a Azul Linhas Aéreas. O AUQ irá completar 2 anos desde seu primeiro voo e é a última aeronave E-195 recebida na frota da companhia.
Até a Parte II!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário