terça-feira, 11 de abril de 2017

Primeiros registros de Abril

O mês iniciou com a Expo Londrina, que comumente ocorre na primeira semana de Abril, traz aeronaves diferentes com os empresários do ramo do agronegócio, porém nesse ano não registramos muitas novidades ou aeronaves diferentes. Foi na manhã do dia 03 que fui "a caça" dessas aeronaves, porém nenhuma aeronave executiva que já não tenha visto por aqui. Em compensação apareceu um dos Embraer 195 especiais da Azul, o PR-AYU "Senna Sempre" que ainda não havia fotografado.

"Cessna 152, PR-ISK, operada pelo Aeroclube de Londrina, em TGL"
Como sempre, ao chegar já fritei uma das aeronaves do Aeroclube de Londrina executando treinamento no SBLO, era o laranjinha C152 PR-ISK.

"Boeing 737-700, matrícula PR-GOW, maquina antiga da GOL e ex-Varig"
A primeira aeronave de linha aérea fotografada naquela manhã foi o PR-GOW "Variguiano" de nascença, com 18.3 anos de serviço, cheio de "cicatrizes" na fuselagem desgastada pelo tempo e, provavelmente, por já ter enfrentado pedras de gelo. Fiz uma pesquisa e descobri que o Golf Oscar Whiskey após os testes executados pela Boeing foi direto para a VARIG em 1998 voando como PP-VQD e em 2003 passou para a GOL. 
"Marcas e cicatrizes no nariz do PR-GOW'
Segue então uma foto mais aproximada para ilustrar bem a elegância que essas marcas provocam em uma aeronave que já tem carreira. Alguns podem achar feio, mas em minha opinião só enobrece a história da máquina. 

"Airbus A320, PT-MZI, da LATAM na curta final da 13"
Outra máquina que apareceu naquela manhã foi o Airbus A320, matrícula PT-MZI, também uma máquina de carreira com 16.9 anos de serviço único na TAM/LATAM. 

"Cessna 172 Skyhawk, PR-CFI, na taxiway Alpha aguardando para ingresso na RWY13"
A única aeronave de pequeno porte, inédita nos meus registros até então, foi um Cessna 172, matrícula PR-CFI, que decolou e logo regressou. 

"Cessna 172, matrícula PR-CFI, na curta para pouso completo em Londrina"
Um belo Cessna por sinal. 

"Embraer 195, PR-AYU, Senna Sempre na curta para pouso na 13"
Para acompanhar o pouso do "Senna" meu amigo Anderson veio fritar também a chegada desse Embraer que só por milagre aparece em nossas terras. O AYU chegou no horário e após fotografá-lo percebi que cometi alguns erros nas fotografias deixando a aeronave muito contrastada, superexposta e com um "glow" envolta da fuselagem, mas como dizem "o que vale é o registro, né?".

"King Air C90, PR-WZC, da UniAir em serviço Aeromédico da UNIMED"
Logo após o pouso do "Senna" um Kingão C90 surgiu entre as arvores e fiz esse único registro dele, algo curioso que não havia reparado antes, muito provavelmente, uma a antena de HF na aeronave (fio esticado na parte superior da aeronave até na ponta do estabilizador vertical).

"ATR 72-600, matrícula PR-TKJ, da AZUL na curta final da 13"

Não poderia deixar de registrar ele, né? O ATR 72-600, matrícula PR-TKJ, ex-TRIP e também inédito nos meus registros. 

"Baron 58, PT-LKM, taxiando para decolar da pista 13 em Londrina"
Após alguns minutos de inatividade, um Baron 58 solicitou ingresso no pátio e posterior decolagem de Londrina, era o PT-LKM com uma pintura bem bacana que me lembra aeronaves antigas. 

"Dassault Falcon 2000EX, PP-AMK, na taxiway Alpha em Londrina"
Um belíssimo registro de jato executivo para valer a "caça" daquela manhã foi o do Dassault Falcon 2000EX operado pela Global Taxi Aéreo e que sempre está em Londrina no pátio/hangar da American Taxi Aéreo. 

"Embraer 195, PR-AYU, Senna Sempre ingressando na Alpha"
Como a fotografia do pouso não ficou muito boa, resolvi registrar o AYU ingressando na taxiway Alpha para ingressar na pista 13 e decolar com destino a Cuiabá no voo AD/AZU 2478. Assim encerrei os registros naquela manhã.

;] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário