sexta-feira, 15 de maio de 2015

Fokker F-100 em Londrina

Texto e fotos do contribuidor Paulo Peterlini.

Quando da inauguração do novo Aeroporto Internacional de São Paulo em 25/01/1985, construído nos terrenos pertencentes à base aérea de Cumbica na cidade de Guarulhos localizada na região metropolitana da capital paulista, praticamente todos os voos nacionais que pousavam e que partiam do Aeroporto de Congonhas, localizado no centro da cidade, para lá foram transferidos, assim como os voos internacionais que utilizavam o Aeroporto de Viracopos na cidade de Campinas a 100 km de distância. Aos poucos foram criados novos voos para o novo aeroporto que em curto prazo se transformou no mais movimentado do país situação que perdura até hoje.

O Aeroporto de Congonhas viu seu movimento despencar já que os aviões a jato praticamente sumiram de lá, o que os moradores ao redor, muito agradeciam. Os voos ficaram restritos aos turboélices, sendo os mais presentes os famosos Electras da Varig que ainda realizavam a ponte aérea Rio - São Paulo e os Fokker F-27 das empresas existentes na época que realizavam os chamados voos regionais a Rio Sul, a Votec e a TAM, essa com maior movimento em função de operar linhas para o interior do Estado de São Paulo, Mato Grosso e Paraná.

No final dos anos 80 a TAM Linhas Aéreas na visão de seu proprietário Comandante Rolim Amaro criou os famosos VDC (Vos Direto ao Centro), como por exemplo, ligações com aeroportos centrais de Belo Horizonte (Pampulha), Curitiba, nem tanto central assim, Brasília e o próprio Santos Dumont no Rio de Janeiro operando os Fokker 27 de 44 lugares com serviço de bordo de primeira, aliás, característica inicial marcante da Empresa. A ideia foi um sucesso que fez com que se pensasse num avião de maior capacidade. Foi então que apareceu o famoso Fokker F-100. Fabricado na Holanda possuía acentos para 108 lugares totalmente confortáveis na configuração 2 x 3.

Em meados do ano de 1990 foi arrendado o primeiro de uma frota que iria operar na TAM por um período de aproximadamente 15 anos. Foram utilizados cerca de 50 aeronaves desse tipo que foram gradativamente substituídos por aeronaves mais modernas, os Airbus A319 e A320 que adentraram na Empresa já no final da década de 1990 e início dos anos 2000.

O PT-MAR o primeiro a ser recebido em 27/09/1990 começou a substituir o Fokker F-27 em algumas linhas mais movimentadas principalmente para as capitais, inicialmente: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre e depois outras.

Numa visão altamente estratégica de seu proprietário, cidades do interior que possuíam boa infraestrutura aeroportuária e também capacidade de gerar passageiros também foram consideradas e foi aí que apareceu a cidade de Londrina no Norte do Paraná que tinha voo apenas com o Fokker F-27.

Exatamente no dia 31/05/1991 a TAM realizou o voo inaugural inclusive com a presença do Comandante Rolim. Também no mesmo dia foi realizado o voo inaugural da cidade de Ribeirão Preto.

O voo inaugural foi realizado numa bela manhã de sexta-feira. A aeronave utilizada foi o Fokker F-100 PT-MRB, recebido na mesma data do PT-MRA. A aeronave fez um sobrevoo na cidade de Londrina por quase trinta minutos. Esse missivista esteve presente nesse voo como convidado. Todos ficaram encantados com essa nova aeronave muito confortável e silenciosa, diferente do Boeing 737-200 da Vasp, muito barulhento na época, em função de turbinas de tecnologia antiga. A operação começou imediatamente ligando o Aeroporto de Congonhas ao Aeroporto de Londrina. Na época, apenas um voo diário que saía de Londrina às 6:30 horas com retorno às 20:00 horas inicialmente com pernoite em Londrina.

Na Foto 1 tirada em 31/05/1991 mostra a aeronave recebendo os passageiros para o voo inaugural.
Voo inaugural do Fokker F-100
A Foto 2 mostra a aeronave após o voo inaugural com o vice-prefeito o Sr. Carlos Franchello representando o prefeito, na época, dando entrevistas sobre a impressão do voo.
Voo inaugural do Fokker F-100
A operação com o Fokker F-100 em Londrina durou mais de 10 anos. O primeiro Airbus A320 começou operar na cidade em 1999 substituindo-o na ligação para São Paulo, mas continuou a operar em outras linhas como por exemplo, Belém do Pará.
Na Foto 3 tirada em 19/01/1996, uma sexta-feira chuvosa, mostra um F-100 adesivado com desejos de um Feliz 96 e uma declaração amorosa da própria empresa.
Fokker F-100 adesivado com Feliz 96
Não foi só a TAM que operou com o F-100 em Londrina. No dia 16/12/1993 a empresa TABA Linhas Aéreas, com sede na cidade de Belém do Pará começou a utilizá-lo na rota Londrina – Brasília – Cuiabá. O voo saía de Londrina às 16:15 hrs, vindo de Cuiabá de onde chegava à 15:45 hrs, decolando diretamente para a capital federal. O retorno era às 9:30 hrs com chegada às 10:50 de onde saía para Cuiabá às 11:20 hrs.  Infelizmente esse voo não durou muito tempo na cidade porque a empresa começou acumular prejuízos em muitas das linhas. Infelizmente no ano de 1999 foi mais uma empresa que deixou de operar no Brasil entre muitas outras

A foto 4 tirada em 20/12/1994 mostra o Fokker F-100 da TABA taxiando para decolagem rumo a Cuiabá no Estado do Mato Grosso.
Fokker F-100 da TABA taxiando para decolagem para Cuiabá

Finalmente a Foto 5 tirada em 22/12/1993, quarta-feira, mostra os dois modelos no pátio do Aeroporto de Londrina. O F-100 da TAM que vinha de Campo Grande e seguia para São Paulo e o F-100 da TABA que vinha de Cuiabá e seguia para Brasília. 
Os Fokker F-100 da TAM e da TABA

Bela dupla que deixou muitas saudades, sem dúvida!

Mais uma vez, nós do TMA Londrina agradecemos ao leitor Paulo Peterlini por este belo artigo, - cheio de riquezas em detalhes - contribuindo com a história do Aeroporto de Londrina e das operações do F-100 na cidade. Sua contribuição é de grande valia para todos os amantes da aviação!

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