sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pouso.

Um E-190 da TRIP pousando na cabeceira 13, enquanto um E-190 da Azul aguarda para decolagem. Esse voo das 10:30 da Azul está como pedido de modificação de equipamento para um ATR 72-600  com aeronave alternativa E-190.


Aproveitando o post gostaria de compartilhar a ideia do amigo forista LuisUEL sobre a aquisição de um Transponder USB ADS-B Reciver. O alcance é de 200 Km o que englobaria cidades como Maringá e Presidente Prudente sendo possível acompanhar em tempo real o tráfego da região.

"Bom dia Adriano. Tava vendo na internet um transponder USB ADS-B Recever 1090Mhz com alcance de 200Km. Tá sendo vendido no mercado livre por R$350,00 pilas. Que tal nós os foristas adquirirmos o equipamento e colocar Londrina no mapa do FlightRadar 24???? Juntando uns 10 caras dá R$35,00 por pessoa. Ai a gente escolhe um que queira manter o laptop ligado pelo menos durante o dia até as 0h00 para vermos a movimentação no nosso espaço aéreo. Que tal. o link do produto no mercado livre é:


Abraços
Luis"

Por favor deixem nos comentários as suas opiniões e sugestões. Dependendo do interesse do pessoal poderemos levar adiante este projeto.

17 comentários:

  1. Minha resposta a sugestão do nosso amigo Luis:

    "Luis,

    Gostei muito da ideia apesar de ser um pouco ousada afinal não sei como vamos fazer para arrumar 10 pessoas para isso afim de baratear os custos.
    Outro problema em comprar coletivamente é que teremos que achar uma pessoa responsável para transmitir os dados e caso o aparelho entre em pane.
    Mesmo assim já fiz uma postagem da sua ideia, veremos como o pessoal vai reagir diante disso.
    Acredito que se começarmos com a fonia primeiramente como um teste e se caso der certo partir para o radar ao vivo. Existem muito tutorias na internet para transformar rádios comuns de FM/AM em receptores de VHF se conseguirmos transformar um rádio e acharmos alguém disposto a transmitir. Digo alguém porque mal tenho tempo de atualizar o blog quiça verificar se o equipamento está funcionando.

    Abraço."

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    1. boa noite amigo eu estava pesquisando sobre ads-b em londrina e encontrei esse post. quero saber se já compraram esse aparelho?
      porque estou com intenção de adquirir um desses. até o mes que vem quero esta com o meu. favor entrar em contato pelo email fer_nando_1987@hotmail.com

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    2. Alisson,

      Então, entrou ontem (05/02) em operação o F-SBLO1 e acredito que o mesmo ficará disponível 24H por dia. Este radar é tão potente que captam aeronaves na pista do SBLO.

      Pode ser acompanhado via http://www.flightradar24.com/ e o mesmo abrange uma larga área de cobertura.

      Att,

      Adriano

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  2. Oi Adriano. Não é difícil arregimentar uns 10 fissurados em aviação não. Quanto a manutenção, creio que por ser um equipamento relativamente barato, pois até então o não havia o transponder USB, era desktop e custava U$1,500.00 (USD), veja a diferença de preço, compra-se outro se estragar. Com relação a colocar na net, tenho a certeza que tem gente que fica logado o dia interio só para twitar e facebookear na rede. É só encontrar um desses para começarmos a ver os 160 tráfegos diários na nossa TMA.

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    1. Beleza, vamos esperar para ver o que o pessoal irá dizer.

      Abraço.

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    2. Olá, Adriano, gostei da idéia e posso ajudar na compra do aparelho. Itevaldo - Maringá. Conte comigo. roite@globo.com.

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  3. Adriano,

    Podemos fazer uma parceria no equipamento para escuta aérea. Posso emprestar um rádio scanner, fonte, uma antena externa, cabo e conectores. Você ou outra pessoa ficaria responsável por manter o equipamento ligado. A escuta ficaria hospedada no servidor do LiveATC. O único custo seria a energia elétrica e internet, nesse caso, o valor é muito baixo. A pessoa tem que ter um computador somente para isso, escuta e radar. Já faz tempo que quero fechar parceria com alguém de Londrina para colocar a escuta do Controle e Torre Londrina na internet.

    Sobre o radar pode contar comigo.

    Abs,

    Paulo Rossi.

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    1. Paulo Rossi, muito obrigado pela disposição em querer emprestar os equipamentos para a escuta aérea!

      Estaremos aguardando mais contatos por parte do pessoal.

      Abraços!

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  4. LuisUEL,

    Não são todas as aeronaves que possuem o ADSB. Muitas das aeronaves ainda ficarão invisíveis. Acredito que poucas serão as aeronaves captadas, mas acho a ideia legal e podem contar com os meus R$35,00.

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  5. Hoje em dia todas as principais cias nacionais e internacionais já têm este equipamento de série em seus aviões. Alguns particulares também, inclusive helicópteros, como vistos na bacia de Campos no RJ. Como boa parte do tráfego de 160 passagens pela TMA Londrina são de comerciais, creio que a nossa telinha no FlightRadar ficaria bem movimentada.

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  6. Outra coisa, sobre a fonia. Seria muito bem-vinda, como acontece no Radar Amparo e no CWBRadar. Dêem uma olhadinha nos sites deles e verão como funciona, basicamente, o ADS-B

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  7. Já temos 5 fissurados, hehehehe (R$175,00 pilas)

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  8. Pessoal,

    Sem querer ser chato, mas já sendo. A proporção de voos comercias e de aviação geral na TMA está próximo de 50% para cada. Temos pouco mais de 80 voos comerciais, aproximadamente 50 em SBLO e uns 36 de SBMG. Isto não significa ver esses 86 voos. Aeronaves da TAM e da GOL serão visíveis, mas AZUL e TRIP não. Basta olhar sites que transmitem imagens de Sampa e não vai ver uma aeronave das duas últimas citadas. Não quero desmerecer a ideia de comprarmos um receptor. Sou super a favor da compra. Só não podemos criar uma expectativa muito maior do que a realidade. É claro que vamos acabar vendo muitos tráfego nos arredores, devido ao alcance do equipamento, mas não necessariamente serão os de nossa TMA.

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  9. Realmente se pensarmos no hoje, mas muito em breve todas as aeronaves estarão com o equipamento. Outra coisa a TMA de Londrina é área com a aerovia superior e inferior entre o sul do Brasil para o noroeste do Brasil (MS, MT, RO etc...) e Paraguai, Chile para SBGR e SBGL e Europa, então não são apenas 80 voos comerciais mas, aqueles em cruzeiro em alta altitude (vide voos cargueiros entre CWB e KMIA e outros aeroportos do Caribe, America Central e do Sul. Lembrem-se são 200km de raio ou 400km de diametro de monitoração.

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  10. Agora já são 6 fissurados. (R$210,00), ehehehehe

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  11. to dentro, vejo que o ultimo post e antigo, essa ideia foi para frente ? tenhoa te disposiçao pare deixar um note ligado ja que fico o dia todo on line ou coloco o serviço em um servidor meu.

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  12. GALERA, ESTOU DENTRO PARA MONTARMOS ALGO AQUI NA NOSSA SBLO. celosantos1@hotmail.com
    aguardo contato para juntos montarmos nossa escuta com radar.

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