sábado, 15 de outubro de 2011

Londrina e a Copa de 2014

Londrina tem 3 centros de treinamento concorrendo para serem sedes "auxiliares" durante a Copa de 2014: SM Sports, PSTC e o próprio Estádio do Café. Isso quer dizer Londrina precisaria sofrer uma série de mudanças no aspecto infraestrutura para suportar um aumento na demanda de hotelaria, turismo e transporte, sobretudo no transporte aéreo.

Como já foi dito nos posts anteriores, o aeroporto José Richa está em um período de obras, com previsão de melhorias até 2015. Assim, achei interessante trazer a vocês leitores algumas imagens da ampliação do TPS (terminal de passageiros) e também do sítio aeroportuário.

Aqui vão elas, retiradas do plano "Mobilidade Urbana e Aeroporto" da Infraero, disponível no portal da Copa de 2014, ou diretamente através deste link. Nesse plano também estão disponíveis imagens das propostas de melhorias dos aeroportos SBFI (Foz) e SBBI (Bacacheri - Curitiba).


Ampliação do sítio aeroportuário

TPS atual

TPS previsto

As obras para adequação do saguão e do TPS, como projetado na imagem acima, estão previstas para 2013. Quanto ao ILS e outros radares, segundo o superintende da Infraero em Londrina, Marcus Pio, são as últimas melhorias a chegarem ao nosso aeroporto, coisa que iria terminar com o famoso "abre-fecha", como ocorreu hoje.

Mas por fim, acredito que tais melhorias vão trazer ao José Richa uma nova "cara", com maior movimentação no setor de cargas, já que o TECA não tem grandes participações, e também a chegada de novas companhias aéreas, como é o caso da Azul. Estamos com um potencial enorme, e se tudo ocorrer como vem ocorrendo, Londrina voltará a ter um grande aeroporto.

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