quarta-feira, 6 de julho de 2011

O porque do recuo da cabeceira 13 e a pista auxiliar.

 Como (quase) todos sabemos, a pista 13, há tempos, foi recuada em 297 metros, passando de 2.100 m. para os atuais 1.803 m. isto porque os prédios em volta do aeroporto atrapalhavam a aproximação das aeronaves. Este recuo tem haver com a segurança  de se realizar um pouso seguro com um glide ( rampa de pouso ) de 3 graus e não chegar alto e descer bruscamente na aproximação final como algumas pessoas pensam.

O Aeroporto de Londrina conta com duas pistas de pouso a principal 13 e 31 e a auxiliar 13L e 31R ( taxiway "E" ) estas duas últimas estão aptas para pousarem aeronaves de porte máximo igual a um DC-3 e são utilizadas somente quando a pista principal não está  em operação, como reformas, interdição, desemborrachamento ou acidente.

O motivo do deslocamento da RWY 13.

Perfil da pista principal.




Alguns dados sobra a pista auxiliar:

LONDRINA / Governador José Richa, PR

1. Dados da pista de táxi echo
1-1. Designação da pista............................................................................... 13L/31R
1-2. Dimensões da pista ...................................................................... 1180m x 23m
1-3. Natureza do piso .................................................................................... asfalto
1-4. Resistência do piso ................................................................... PCN 43/F/B/X/T
1-5. Zona de parada da pista 31 R ....................................................... 300m x 23m

2. Mínimos meteorológicos operacionais
2-1. VFR diurno: Pista 13L/31R
2-2. IFR diurno: Pista 13L ................................................................. 240m x 3200m
Pista 31R ...................................................................................150m x 2400m (NDB)
NOTA: De acordo com o comprimento da pista de táxi existente, poderão ser admitidos
somente operações de aeronaves de pequeno porte.

3. Observações
3-1. Quando os aeronaves estiverem operando na pista de táxi, não poderá ser utilizado
rolamento que liga ao hangar da AVIPAR.
3-2. As aeronaves de médio porte (jato) somente poderão estacionar na extrema esquerda
do pátio, próximo ao ponto de abastecimento de combustível.

4. Aeronaves autorizadas
4-1. Monomotores, bimotores e jatos executivos, pesando até 6,8t; EMB-120; DC-3; FH-27;
AVRO e C-115.

Fontes: Aisweb.

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