segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Spotter Night Londrina - 1ª Edição


Na última quarta-feira (01/11), ocorreu a primeira edição do Spotter Night Londrina, evento de fotografia e observação de aeronaves promovido pela Infraero Aeroportos e seus colaboradores, no pátio do aeroporto. O evento contou com a participação de 6 "plane spotters" (fotógrafos amadores ou profissionais que fotografam a movimentação de aeronaves) durante o período do final da tarde até o início da noite (18h as 21h) e foi um tremendo sucesso. Além das aeronaves, os pilotos, controladores de voo, pessoal de solo e os funcionários da Infraero promoveram uma noite inesquecível de maneira segura e sem atrapalhar ou atentar a segurança operacional do aeroporto de Londrina.












Após briefing inicial e a visita para conhecer a nova sala de embarque do aeroporto de Londrina, os participantes ingressaram no pátio de aeronaves e nele estava o ATR 727-212A (-600), matrícula PR-TKK, nome de batismo "Tri Azul", da Azul Linhas Aéreas. A aeronave foi registrada em diversos ângulos enquanto passava por uma manutenção rotineira em seus motores.






A segunda aeronave registrada naquela final de tarde foi o Embraer ERJ-190-200-IGW (195), matrícula PR-AYJ, nome de batismo "Azul Real", também da Azul Linhas Aéreas. O Alpha Yankee Juliet cumpria o voo AD/AZU 2479 procedente de Cuiabá para Curitiba com escala em Londrina. A aeronave estacionou na posição de número 3. Com a autorização da Torre, os participantes puderam fotografar a aeronave frente-a-frente na linha de taxi com uma distância segura da mesma a fim de não atrapalhar a movimentação no pátio.



A escolha do horário de início do Spotter Night permitiu que os participantes pudessem contemplar a luz do pôr do sol e, também, da incrível visão do setor Sudoeste/Oeste da cidade a partir do pátio de aeronaves.




A movimentação da aviação geral foi quase nula durante a sessão de fotos, apenas um Cirrus SR20 e o Seneca III (EMB-810D), matrícula PP-EUS, do Governo do Estado do Paraná puderam ser fotografados.










O ATR 72-212A (-600), matrícula PR-TKI, pintura ainda na "fusão Azul e Trip", foi o grande destaque do final daquela tarde por conta dos tripulantes simpáticos e fotogênicos que cumprimentaram os participantes, posando para as fotos e depois cumprimentando o pessoal ao desembarcar.


O sol já estava se pondo quando o Boeing 737-800 da GOL Linhas Aéreas inciou a aproximação para a pista 13, quando a foto acima foi feita com a visão da Zona Sul de Londrina.





O Boeing 737-8EH, matrícula PR-GUE, da GOL Linhas Aéreas, voo G3/GLO 1166 procedente de São Paulo/Congonhas, foi registrado taxiando para a posição 2. O GUE possui 7 anos de operação (2010) tendo passado temporariamente para a germânica Sun Express onde voou com a fuselagem na pintura padrão da companhia, porém com motores laranjas.



Durante o evento, os participantes puderam transitar pelo pátio e fotografar todos os detalhes das aeronaves, como as fotos acima mostrando detalhes da traseira do Embraer 195 da Azul e o seu APU (motor que fica na cauda, fornecendo ar comprimido e energia elétrica para a aeronave).




Nas fotos acima, no período luscofusco, pode-se observar as quatro aeronaves estacionadas em suas respectivas posições.




O Boeing 737-8EH, matrícula PR-GUE, foi a primeira aeronave a decolar durante o Spotter Night, o GUE seguiu para São Paulo/Congonhas no voo G3/GLO 1167.


Detalhes da Torre e SCI do aeroporto de Londrina, fotografado próximo a entrada da intersecção que liga o pátio à oficina OUTRA.








A última aeronave registrada foi o Airbus A319-132, matrícula PT-TMG, da LATAM Airlines Brasil (ex-TAM Linhas Aéreas). O Tango Mike Golf possui 6 anos de operação (2011) e foi registrado em vários ângulos diferentes até pouco antes de inciar o taxi para o ponto de espera da pista 13.


Detalhes da fachada do aeroporto de Londrina visto do pátio principal.


O ATR 72-600, matrícula PR-TKK foi mais uma vez fotografado, ainda passando por manutenção, estacionado na posição meia dúzia.



Os últimos registros foram feitos nas posições da aviação geral, a aeronave fotografada foi novamente o Seneca III do Governo do Paraná.

A equipe TMA Londrina agradece a Infraero Aeroportos, em especial os colaboradores de Londrina, ao Gerente de Gestão Operacional e de Segurança Wander Silvio Melo Junior, aos Controladores de Tráfego Aéreo, pessoal de solo da InSolo e LATAM, Pilotos e Comissários de Bordo que fizeram do evento uma grande e inesquecível oportunidade a todos os participantes. Além do amigos, Anderson de Oliveira, Léo Okuyama, Rafael Theodoro, Victor Rocha e Wilson Junior, pela amizade, bom papo e união no plane spoting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário