segunda-feira, 12 de junho de 2017

Últimos registros de maio - PARTE IV - Tempo nublado

PARTE IV - Tempo nublado (31/05)

Já estamos quase na metade de junho e finalmente iremos finalizar as publicações com fotos do final do mês passado. O restante da manhã do dia 31 permaneceu nublado com poucas aberturas de sol, os registros feitos precisaram de edição mais dedicada, pois pouca luz estava sendo refletida na fuselagem das aeronaves. 

"Airbus A320, marícula PR-MHQ, alternado de Campo Grande, na final da RWY13"
Um intenso nevoeiro estava atrapalhando as operações no aeroporto de Campo Grande, na capital sul-mato-grossense, suspendendo vários pousos naquela manhã e fazendo com que o voo TAM/JJ 4767, procedente de Brasília com destino a Campo Grande, alternasse o pouso no Aeroporto de Londrina para reabastecimento. Nenhum passageiro ou bagagem foram desembarcados da aeronave, os pilotos aguardaram o reabastecimento, e recebendo a confirmação de melhora do tempo na Capital Morena, pediram autorização para a torre com um novo plano de Londrina a Campo Grande no nível de voo 360 (36.000 pés). 

"Embraer 195, matrícula PR-AYX, "Azul e Verde"/"Sustentabilidade" no ponto de espera"
Devido a pouca luz, não foi possível registrar o pouso do Papa Romeo - Alpha Yankee X-Ray , cumprindo o voo AZU/AD 2478 que faz escala em Londrina e decola para Cuiabá, porém foi possível registrá-lo no ponto de espera da RWY13. O PR-AYX ostenta a pintura "Rumo a Sustentabilidade" e possuí 6 anos de idade (primeiro voo em 2011).

"Cessna 172S, matrícula PR-BUL, operado pelo Aeroclube de Londrina na curta final da RWY13"
Uma das aeronaves de maior sucesso comercial na história da aviação, o Cessna 172 Skyhawk, operada pelo Aeroclube de Londrina também foi registrada naquela manhã. O "bul", Papa Romeo -Bravo Uniforme Lima é um Skyhawk SP Glass Cockpit equipado com painel eletrônico GARMIN G1000. 

"ATR 72-600, matrícula PR-TKK, batizado de "Tri Azul", na curta final da RWY13"
Cumprindo o voo AZU/AD 9212, procedente de Campinas, o ATR 72-600, matrícula PR-TKI, da Azul aproximou e pousou pela pista 13. O Tango Kilo Kilo foi "uniformizado" nas cores da Azul recentemente, antes ele possuía o antigo esquema da TRIP Linhas Aéreas.

"Pátio do Aeroporto de Londrina com 4 aeronaves"
Após o TKK estacionar em sua posição, registrei essa fotografia do pátio naquele momento, o 'Amazonas' da FAB passava por manutenção enquanto o ATR 72 ao lado, matrícula PR-TKI, aguardava uma peça que veio no outro ATR 72, matrícula PR-TKK, para prosseguir voo com destino a Curitiba, no outro lado do pátio estava o Airbus A320, matrícula PR-MHQ, aguardando o reabastecimento com os passageiros de Brasília/Campo Grande a bordo. 

"ATR 72-600 e A320 prontos para mais uma decolagem"
O TKI, cumprindo o voo AZU/AD 9238, ao receber a "peça" que estava aguardando, logo solicitou autorização de pushback e acionamento, assim como o Airbus A320, PR-MHQ, da LATAM.

"Airbus A320-214, matrícula PR-MHQ, de Londrina para Campo Grande".
Um último registro do Mike Hotel Quebec no ponto de espera da RWY13 já autorizado ingresso na pista 13 para decolagem e ao fundo o Cessninha, PT-BKR, do Aeroclube de Londrina regressando de mais um voo de instrução.  

"ATR 72-212A (-600), matrícula PR-TKK, finalizando o acionamento dos motores"
O "Tri Azul", após rápido desembarque e embarque de passageiros com destino a Campinas, solicitou autorização de push e acionamento, acionando seus motores Pratt & Whitney Canada PW127M, se preparando para o taxi e decolagem quando a foto acima foi registrada. 

"ATR 72-600, matrícula PR-TKK, no ponto de espera da pista 13"
Para finalizar os registros do TKK fotografei ele no ponto de espera já autorizado a ingressar e decolar. 

"EADS CASA C-295 (C-105A) 'Amazonas' da Força Aérea Brasilia" 
"Nariz e seção dianteira do 'Amazonas'"
"Empenagem e estabilizador vertical do C-105A da FAB"
Como último registro do 'Amazonas' da FAB no solo de londrina, fiz essas três fotografias mostrando a aeronave em quadro completo e do nariz até a cauda. O "Onça 02", que é baseado em Campo Grande, fazia um voo com etapa em Londrina para reabastecimento quando foi identificado um problema no motor da aeronave e a mesma necessitou passar por manutenção antes de regressar para Campo Grande. Solucionado o problema, a aeronave decolou com os militares da Força Aérea para a capital do Mato Grosso do Sul, segundo voo a decolar para o mesmo destino naquele dia. 

"Saúde 06 saindo para mais uma missão"
O Saúde 06 saiu "a todo vapor" para mais uma missão de resgate naquela manhã, quando pude registrá-lo curvando para ingresso na taxiway "Alpha" e posterior ingresso na pista 13. O PT-HND é um helicóptero Esquilo AS350.

"Cessna 150, matrícula PR-BLO, operado pelo Aeroclube de Londrina".
Hora de abandonar a posição e registrar algumas pannings no ponto de plane spotting na Avenida Salgado Filho. Registrei apenas duas aeronaves naquele ponto, uma delas foi o PR-BLO, Cessninha do Aeroclube de Londrina.

"Beech Bonanza V35B, matrícula PR-KID, recolhendo o trem de pouso após decolagem da RWY13"
Outra aeronave registrada foi o Bonanza, PR-KID, recolhendo o trem de pouso após rolagem curta na RWY13, demonstrando a força que essa aeronave tem. Assim encerro as publicações com registros de algumas aeronaves que passaram por Londrina nos dias 29 e 31 de maio do ano de 2017. Espero que todos tenham gostado das fotografias.
Até!!

*Lembrando que qualquer pessoa que, eventualmente, apareça em nossas fotografias, proprietários ou operadores de aeronaves que não queiram que sua imagem, aeronaves ou matrículas sejam expostas, favor entrar em contato pelo nosso e-mail: tmaerolondrina@gmail.com, ou por meio de nossas redes sociais, que iremos tomar as medidas necessárias para a remoção da fotografia ou a proteção da imagem da pessoa solicitada. Lembramos também que nossa atividade busca registrar o movimento operacional e mostrar ao nosso público a "beleza" da aviação, sem prejudicar qualquer pessoa física ou jurídica ligada a operação de determinada aeronave. Atenciosamente: Equipe TMA Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário