terça-feira, 30 de junho de 2015

Corredores Visuais dentro da Terminal Londrina

Em contrapartida ao aumento da quantidade do tráfego aéreo dentro da Terminal Londrina, o DECEA implantou os corredores visuais numa tentativa de desafogar e melhor ordenar o voo em condições visuais. Baseado na AIC 09/15 entrou em vigor desde o dia 25 de Junho de 2015 as Rotas Especiais de Aeronaves (REA) em voo visual dentro da Terminal Londrina. A REA objetivo de evitar interferências no tráfego aéreo por instrumentos e com os espaços aéreos condicionados, criando limites verticais e percursos bem definidos.

Os motivos que levara a criar a REA foram as duas CTR (Zona de Controle) existentes dentro da Terminal, a CTR Londrina 1 - que abrange a cidade de Londrina - e a CTR Londrina 2 - que abrange a cidade de Maringá -, além dos 26 aeródromos situados dentro do limite lateral do espaço aéreo e as duas áreas restritas de treinamento de aeronaves civis. 

O voo visual nos limites internos da TMA Londrina é compulsório dentro da REA e a utilização do transponder é obrigatória. A REA consiste de Portões de Entrada e Saída e Posições de Referência sendo eles pontos de notificação compulsória, devendo ser transmitida a sua posição para o órgão responsável.

Os corredores terão a largura de 3NM e os pilotos deverão manter as referências sempre a sua esquerda com o altímetro ajustado em QNH que será obtida através da informação ATIS ou sendo solicitado ao Controle, além da escuta permanente com o APP LON.

Na impossibilidade de prosseguir em condições visuais, pode ser tomada três decisões como:

  1. Regressar e pousar no aeródromo de partida ou mais próximo;
  2. Solicitar autorização para voo VFR especial; ou
  3. Solicitar mudança de voo VFR para IFR, desde que atenda aos requisitos de tal operação.
Algumas mudanças também são referentes a mudança do espaço aéreo, que por exemplo dentro da REA é classificado como "E", sendo fornecidas as informações de tráfego por parte do controle sempre que praticável além do voo VFR não estar sujeito a autorização ATC.

Essa foi uma explicação geral de como o espaço aéreo dentro da Terminal Londrina irá funcionar para os voos visuais. Para ter acesso ao documento oficial disponível no AIS WEB acesse esse link, para baixar a carta dos corredores visuais acesse esse outro link.

Macete confeccionado pelo pessoal da AIS Londrina

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