segunda-feira, 16 de março de 2015

Sobre o ILS

Esse foi um post publicado em nossa fanpage sobre a minha visão de como está o "andar da carruagem" da novela londrinense para a implantação do ILS, aos que não leram, acho válido dar uma lida para refletir sobre este "simples" equipamento que faria uma notável mudança para a cidade e região.

O que se vê no atual cenário político em Londrina, é um grande esforço para as desapropriações e melhorias do aeroporto. Se, nas administrações passadas, fosse feito um plano diretor respeitando um gabarito de proteção a redor do Aeroporto de Londrina, talvez não teríamos que arcar com grandes despesas em desapropriações.

Uma alternativa que ainda está em testes no Aeroporto do Galeão e que poderia muito bem ser implantado em Londrina é o GBAS: um sistema de aproximação por instrumentos, guiado basicamente por sinais de satélite que tem, entre outras vantagens sobre o ILS, é não depender de grandes desapropriações.

É notável o empenho da atual gestão para resolver o problema que já se arrasta por mais de duas décadas. Infelizmente o processo burocrático é longo e segundo o cronograma inicial da INFRAERO já era para o equipamento estar operacional este ano.

Agora, as previsões mais otimistas dizem estar tudo pronto até 2017, a INFRAERO estipulou até 2019... Os próximos capítulos dessa inacabável novela é a aprovação de um empréstimo na ordem de 30 milhões de reais para as desapropriações da face norte.

É aquele negócio, "de que adianta o sistema ELO para embarcar em dias de chuva se normalmente nesses dias o aeroporto está abaixo dos mínimos?"
Aeroporto fechado, aeronaves ficam em solo

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