sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Flight Report: AZU4411 Londrina - Campinas a bordo do Embraer 195, PR-AYY, Azul Viagens

Voo: AD4411
Origem: Aeroporto Gov. José Richa – Londrina, Paraná
Destino: Aeroporto de Viracopos – Campinas, São Paulo.
Aeronave: Embraer 195AR (Embraer 190-200-IGW) / Pintura especial Sorriso Azul e Azul Viagens
ETD: 06:10¹ | ATD: 06:10¹
ETA: 07:28¹ | ATA: 07:10¹
Assento: 05A
Data: 24 de Dezembro de 2014

¹ Horário local, para saber UTC (Z) basta acrescentar + 2 horas.

"Embraer 195,  PR-AYY, pintado nas cores do programa Azul Viagens no solo de Campinas"
     A situação estava caótica no aeroporto de Londrina nos dias que antecederam o meu voo, havia dezenas de cancelamentos, pessoas irritadas, balcões de companhias cheios de passageiros e parentes receosos com a possibilidade de não viajar e passar o Natal longe da família, o culpado de tudo isso?! O mau tempo é claro.

      Nas primeiras semanas de Dezembro Londrina teve por muitos dias céu claro e temperaturas típicas do verão até as primeiras previsões das semanas que antecediam o natal mostrarem que haveria a entrada de frentes frias e mau tempo que perdurariam por alguns dias e assim como previsto ocorreram.

"Foto enviada pelo Controlador Carlos Alberto no dia 22/12, Aeroporto Fechado"
    Dois dias antes do meu voo – que ocorreu no dia 24 - o teto abaixou e a chuva forte despencou sobre a pequena Londres juntamente com fortes trovoadas que anunciaram a entrada da nova frente fria sobre a região. A chuva forte logo saiu de cena e o chuvisco perdurou durante todo o dia restringindo enormemente a visibilidade horizontal, deixando a temperatura baixa e o ar saturado que provocou névoa úmida, o resultado dessas condições foram mais de 8 arremetidas e quase todos os voos cancelados, apenas um ou dois conseguiram decolar quando o tempo melhorava e logo após voltava a piorar. 

      A previsão para o dia 23 já animava, diziam nos telejornais e nos websites que o chuvisco daria uma trégua e obviamente minha esperança de voar no dia seguinte aumentara, porém contrariando tudo e a todos o chuvisco continuava de maneira intermitente, o teto permanecia baixo, por alguns minutos o chuvisco tornava-se chuva moderada e o aeroporto permanecia fechado, minha esperança foi ralo abaixo com a água que não parava de cair e quando estava consultando o portal SIMEPAR foi noticiado que a frente fria que se deslocava a nordeste havia tornando-se estacionária, ou seja, ela “parou de se mover” sobre a nossa região e o tempo continuava o mesmo.

      Já estava “pedindo a todos os santos” que dessem uma trégua no chuvisco quando ao anoitecer do dia 23 a água parou de “cair do céu” e aparentemente já era possível avistar alguns prédios distantes de onde estava e o teto subindo rapidamente, felicidade, agradecendo silenciosamente a natureza eu estava quando liguei meu rádio e ouvi o ATIS (Serviço Automático de Informação em Terminal), escutei os procedimentos em uso pra pouso e que o aeroporto estava aberto, finalmente!

      Fiz questão de acompanhar o primeiro pouso após a abertura do nosso querido SBLO, era o voo AZU5141, um ATR 72-600, que vinha de Curitiba e até fui para a rua acompanhar a aproximação dele pela RWY31, me animou muito que ao passar o FL060 para 5000 pés foi possível avistar suas luzes o que indicava que o teto havia subido bastante, porém um pequeno frio na barriga quando a aeronave arremeteu, logo pensei “só faltava essa, piorar novamente e amanhã não conseguirei voar”. Porém a arremetida foi devido ao vento de cauda que logo me animou, pois se havia vento acima de 5 nós e no sentido da pista 13 o tempo iria manter-se estável durante a madrugada. Após completar o procedimento de arremetida e retorno para o aeródromo o AZU5141 pousou tranquilamente pela pista 13 e com ótima visibilidade. Após o pouso da aeronave fui finalizar e deixar tudo pronto para seguir viagem no final da madrugada do dia 24.

       O relógio despertou e a primeira coisa que fiz foi olhar o céu pela janela e as condições deixaram-me tranquilo, pois das poucas horas que dormi o tempo não havia mudado. E lá fomos ao Aeroporto embarcar às 05 horas da manhã. Lotado, filas grandes e uma leve correria dominava o ambiente, muitas pessoas estavam preocupadas, pois entre conversas e cochichos algumas pessoas mais entendidas do meio aeronáutico estavam cientes que a previsão para o início da manhã não era animadora e os voos que não foram cancelados, teriam a chance de não decolarem.

       Na fila para o despacho da bagagem havia um comandante da Azul que embarcaria no mesmo voo que eu para Campinas e logo puxei assunto com ele e perguntei sobre o tempo, perguntei, “E ai será que decola?” Ele respondeu, "Ah cara com certeza decola!” Pronto, isso fez até a alegria de alguns passageiros que estavam na fila despachando a bagagem, afinal para eles foi a palavra de um comandante, não havia mais dúvida se decolaria ou não.

      Após cerca de 5 minutos consegui despachar minha bagagem para outro destino, onde eu faria apenas uma conexão em Campinas, e segui direto para a sala de embarque onde a fila já estava grande, pois junto do meu voo sairiam mais dois outros voos, os dois voos diários da GOL, uma para Congonhas atrasado e outro para Curitiba. A fila única bifurcava-se próximo da entrada da sala de embarque, onde alguns passageiros eram redirecionados para entrarem pela entrada restrita a tripulantes e eu fui um dos “escolhidos” para entrar por lá. 

      Outra surpresa foi ver a sala de embarque tão lotada e com clima de preocupação, pois algumas dezenas de pessoas estavam ali realocadas devido a terem perdido voos nos dois dias anteriores que o aeroporto permaneceu fechado. Eu mal havia colocado relógio e guardado os “cacarecos” no bolso da calça, após a passagem pelo raio-x, já anunciavam chamada final para o voo AZU4111, eu perdi a noção de tempo e não consegui retirar a máquina da mochila para registrar a sala e o embarque na aeronave, os únicos registros foram feitos pelo celular com má qualidade.

       Na noite anterior, por possuir um receiver ADS-B (grosso modo, são aparelho que através deles os aviões são plotados em mapas e disponibilizados em sites como FlightRadar24) soube que minha aeronave seria um Embraer 195 com a matricula PR-AYY, o Azul Viagens, pintado nas cores do programa Tudo Azul! A aeronave é linda e mesmo sentando nos primeiros assentos (10A) fiz questão de dar uma rápida volta ao redor da aeronave e embarcar pela porta traseira.

       As comissárias de bordo da Azul são sempre elegantes e muito prestativas e as que estavam escaladas para o AD4411 não eram diferentes deste padrão, ou melhor, eram sim, muito mais sorridentes, atenciosas e belas. 

       Nunca havia voado de Embraer 195 antes e achei a aeronave muito confortável, com interior suave e elegante, sem dúvidas até o momento considero a melhor aeronave para voar em linhas domésticas no Brasil. A Azul está de parabéns por manter as aeronaves em perfeito estado de conservação.

      Eu adquiri a passagem com a opção “Espaço Azul”, que são poltronas mais confortáveis e com maior espaço entre uma poltrona e outra, o que faz muita diferença ainda mais para uma pessoa “comprida” como eu. Havia TV ao vivo disponível entre rádios e programas que a Azul oferece na palma da mão no apoio esquerdo/direito da poltrona.

Logo após eu ter afivelado o cinto de segurança as portas já foram fechadas e eu preparava para registrar o pátio através da minha janela quando tive a surpresa e infelicidade que eu havia me esquecido de esvaziar o cartão de memória da câmera e também do celular, ou seja, não consegui registrar a decolagem da aeronave, o que também não foi uma coisa ruim, sem tecnologias eu pude “curtir” a decolagem daquela fantástica aeronave na qual estava acelerando para ganhar sustentação e ganhar os ares. 

      A decolagem foi muito suave, se não fosse pela vibração e som dos motores, aparentava que ainda estávamos no solo, sensação essa que não durou muito tempo, logo após ingressamos nas nuvens e uma leve turbulência chacoalhou a aeronave que em poucos minutos saiu da camada de nuvens e eu pude ter a mais linda vista da “janelinha” a bordo de uma aeronave de Linha Aérea. Após o sinal de manter os aparelhos eletrônicos desligado apagarem, tratei logo em eliminar as grandes quantidades de fotos antigas do cartão de memória da câmera para poder registrar algo antes da descida da aeronave e por fim consegui.

       O serviço de bordo foi iniciado e as comissárias passaram perguntando a opção de bebida na qual incluía vinho, suco de laranja, pêssego de baixa caloria e água. Após terem anotado os pedidos distribuíram copos com/sem gelo para quem havia pedido alguma opção de bebida. Além de bebidas, foram ofertados os “snacks” padrão da Azul como bolinhos, goiabinhas, geleia (aviõezinhos), biscoito de polvilho e amendoim, para curiosidade eu pedi um de cada somente para registrá-los nesse report e comê-los durante a conexão em Campinas, sim é bom economizar, todos sabemos o preço dos “alimentos de aeroportos”.

No início do voo todos os passageiros ganharam um fone de ouvido para assistirem a TV ao vivo, sintonizei a minha TV para o noticiário da manhã sem áudio, pois como colecionador nato de “tudo o que vem de aviões” não tive coragem de abrir a embalagem com os fones de ouvido ou solicitar outro, afinal, eu estava mais interessado em curtir o voo e registrar o momento do que assistir televisão. 

      O PR-AYY já estava próximo de Bauru quando os primeiros raios de sol iluminaram a camada de nuvens abaixo de nós e os motores da aeronave refletiram os raios de sol produzindo uma visão extasiante que pude registrar em vídeo junto com o “mergulho” da aeronave nas nuvens.

Video: Penetrando na camada de nuvens em descida para Campinas.


    

      Após o aviso de atar os cintos devido a turbulência, que foi registrado no vídeo acima, não demorou muito para que saíssemos dessa camada e o serviço de bordo fosse finalizado e a tripulação ter recebido o alerta de “preparar para o pouso” ligando novamente todos os avisos luminosos.

      


     A aeronave tocou rapidamente o solo de Campinas livrando a pista pela taxiway Bravo, onde por alguns segundos pude ver os gigantes no pátio de cargas, um Boeing 747-400 da AirBridge Cargo, 1 Boeing 767-300 da UPS e 1 Airbus A330 da Azul que estava sendo carregado para Orlando.


Vídeo: Pouso do AZU4411 em Campinas

"DC-8 e um 'Breguinha' da Vasp abandonado"
"Território AZUL, ATR72, ATR42, Embraer 190 e Embraer 195 dominando o pátio"
   
"Lado do F/O do E195"
   
    Após a parada da aeronave solicitei a comissária uma visita no flightdeck (cockpit) da aeronave, onde ela solicitou ao comandante que me autorizou e pude registrar um pouco de onde essa fantástica aeronave é pilotada. Após algumas fotos e conversas desembarquei, depois de um bom tempo após os demais passageiros terem abandonado a aeronave, estava perdido, nunca tinha estado em Campinas antes, quando o comandante do voo me orientou para onde eu deveria ir até a sala de conexões.*


"Lado esquerdo do painel do PR-AYY"
"Overhead da aeronave"

"HUD do Embraer 195, Head-Up Display"

           A caminhada não foi longa e nem curta, porém deu para apreciar a movimentação intensa de aeronaves da Azul no pátio velho e logo encontrei a sala que tive que encarar um tumulto de pessoas e sem lugar para sentar até a saída do meu voo com para o destino, pois os lugares vagos eram ocupados por bagagens e pés dos demais que já ocupavam um assento.

"No solo já estacionado fotografando a fuselagem da bela aeronave"

"Sorriso Azul"
"Detalhes do nariz da aeronave e do radome"
"Pátio de Campinas e ao fundo no canto esquerdo no pátio de cargas o Airbus A330 da Azul"
"Pátio de Cargas registrado no embarque do meu voo final com o B777-200LRF da Lanco, B767 da UPS e o B747 da AirBridge Cargo"

       E assim finalizo o report do AD4411, LDB-VCP, E195, PR-AYY, agradecendo enormemente a oportunidade que tive no cockpit já em solo de Campinas ao lado do Comandante Michel e as lindas comissárias daquele voo que não irei citar o nome delas por não ter pedido autorização das mesmas. Agradecimento especial pela Azul por ofertar um voo tranquilo e seguro a bordo do seu Embraer 195, ATR 72-600 no destino final e a todos os leitores que chegaram ao fim deste flight report que ficou mais como um “Morning Report”.

* Meu tempo de permanência no cockpit e a orientação do comandante duraram um bom tempo, pois os tripulantes só seguiriam para o próximo voo, para Confins – SBCF, em uma hora da presente naquele momento, ou seja, minha presença não os atrapalhou devido a essa folga de tempo.

BÔNUS!!!

      Segui viagem no ATR72-600 da Azul para Três Lagoas, no interior do Mato Grosso do Sul onde possuo alguns parentes e abaixo seguem algumas fotos e vídeos que registrei durante esse voo:

"Cauda do ATR 72-600, PR-ATG, programado para o AZU5176 para SBTG"
"Azul bandeira, PR-AYV, Embraer 195 chegando de mais um voo para Campinas"
"Traseiro do PR-ATG"
" Local onde é armazenado as "Caixas-Pretas" do ATR72" 
"Última foto do exterior da aeronaves antes do embarque"
"Já embarcado e pushback concluído"

"Vídeo: Decolagem do ATR de Campinas"

"Após a decolagem da RWY15 de Campinas"
"Em cruzeiro no FL180 para SBTG"
"Cockpit do ATR72-600, matrícula PR-ATG, já no solo de Três Lagoas - MS"
"Overhead do turboprop"
"Solo de Três Lagoas-MS"

"Vídeo: Descida e pouso em Três Lagoas - MS, SBTG, pista 25"

4 comentários:

  1. Excelente relato! =) /// Luís Gustavo Rampazo

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    1. Verdade!

      O Fábio capricha nos seus FR!

      Abraços!

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    2. Muito obrigado Luís pela leitura! Obrigado Adriano!

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  2. Cara que texto longo kkkkk mas valeu Fabio, belo relato e fotos e vídeos fantásticos.

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