quinta-feira, 31 de julho de 2014

Contribuição do Leitor: Vinicius Ldna

O leitor Vinícius nos enviou este belo registro do PP-PJQ, batizado de Brasileiríssimo Luciano do Valle, durante sua passagem na manhã deste sábado.
O E-190 da Azul decolou rumo a Campo Grande
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quarta-feira, 30 de julho de 2014

Memória: Último 727-200F registrado em Londrina até então

Ano passado, mais exatamente no dia 12 de junho de 2013 foi a última vez que se teve notícia de um 727 cargueiro passando por Londrina. Infelizmente não tivemos a oportunidade de registrar a aeronave em solo pois só ficamos sabendo da notícia momentos antes dela decolar. O Boeing 727-200F da TOTAL Cargo realizou transporte fretado para o Banco Central.
Boeing 727-200F da TOTAL Cargo decolando de Londrina

terça-feira, 29 de julho de 2014

Contribuição do Leitor: Roberto Niero

O leitor Roberto Niero nos enviou estes dois registros de um C-99A da Força Aérea Brasileira e do Eurocopter EC-130 que atualmente está equipando o GRAER.
EC-130 no ponto de espera da 13, matrícula PR-BOP
FAB 2526, C-99A da FAB em Londrina
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segunda-feira, 28 de julho de 2014

Aeronaves "diferentes" no Aeroporto de Londrina

Reuni algumas imagens com aeronaves que normalmente são difíceis de serem vistas por aqui, por vários motivos, como nova pintura na carenagem - exemplo os 737-700 e 737-800 da GOL que agora estão laranja - o E-175 que por algumas vezes são substituídos por ATR's além de algumas aeronaves particulares e de Taxi Aéreo, como o Embraer EMB-820 Carajá da NO LIMITS Taxi Aéreo e um Learjet 60. Isso sem contar do ilustríssimo Boeing 777-200 LRF da Lan Cargo cruzando o céu londrinense.

E-175, matrícula PP-PJF ainda nas cores da TRIP
EMB-820 Carajá PT-VEV da NO LIMITS Taxi Aéreos, abaixando o trem na curta final
B777-200LRF da "Lanco" matrícula N776LA
Boeing 737-700 da GOL ainda sem as carenagens alaranjadas
Learjet 60 girando base pela direita da 13, matrícula PP-BIN

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Uma breve história do Airbus A310-304 da Aerocancun que passou por Londrina em 1997

      Em Londrina, no ano de 1997, um Airbus A310-300 da Aerocancun pousou e decolou do Aeroporto Governador José Richa desafiando o comprimento da pista de pousos e decolagens, do pátio principal e a opinião de muitos usuários do aeroporto. Pouco se sabe sobre a sua curta passagem pela cidade, não há muitos registros fotográficos e relatos, sabe-se que foi um voo fretado para Orlando pela Ilha do Mel Agência de Viagens e Turismo e o fato memorável foi que devido ao tamanho da aeronave houve dificuldade no desembarque dos passageiros, pois a escada que foi utilizada não era adequada ao tamanho da aeronave e a solução encontrada foi um improviso de escadas acopladas, emendas e soldas com canos e chapas de aço feito às pressas por um serralheiro enquanto os passageiros aguardavam dentro da aeronave.
"Desembarque dos passageiro no solo de Londrina"

Idas e vindas
"O 'nosso' A310 nas cores da Air Libertie como F-GHEJ"
      O Airbus A310-304 da Aerocancun nasceu em Toulouse na França, foram executados testes de voo com a matrícula F-WWCN em março de 1990, após isso ele passou para a Air Libertie em Maio de 1990, com a matrícula F-GHEJ e por lá operou sete anos até passar para a Aerocancun, onde foi registrado primeiramente como VR-BQU em Fevereiro de 1997. No mesmo ano de 1997, em Março, ele passou para a Adorna Airway com a mesma matrícula e retornando oficialmente à Aerocancun em Novembro, com nova matrícula VP-BQU quando veio a Londrina em Julho.

"O Airbus A310-300 nas cores da Passaredo como PP-PSE"
      Apenas 6 meses depois, em Maio de 1998, ele retornou inteiramente à ILFC (International Lease Finance Corporation), uma empresa que faz o leasing de aeronaves, com a matrícula N535KR e permaneceu por apenas um mês e alguns dias passando para a Passaredo brasileira em Junho de 1998 e ficando por lá durante um ano e três meses carregando passageiros brasileiros. Em Setembro de 1999, com nove anos de idade, ele passou para sua última pertencente onde terminaria toda sua história, a Yemenia Airway que operou a aeronave por 10 anos com a matrícula 7O-ADJ.


O trágico acidente com o voo Yemenia 626
"A última pintura na fuselagem do 'nosso' A310".
      Era madrugada, exatamente às 02 horas e 30 minutos local no Oceano Índico ao norte da costa de Grande Comores, o Airbus A310-300 da Yemenia Airway, de matrícula 7O-ADJ, voava do Aeroporto de Marseille na França para o Aeroporto Internacional Príncipe Said Ibrahim na capital de Comores, fazendo uma escala técnica no Aeroporto Internacional de Sana no Iêmen carregado com 153 almas a bordo, sendo que, destas, 11 eram tripulantes. Tudo parecia normal no voo 626 que estava em procedimento de aproximação para o pouso em Prince Said, executando o procedimento "Circle-to-Land" da pista 20, quando repentinamente a aeronave perdeu contato com os controladores de voo vindo a colidir com o Oceano Índico e vitimando 141 passageiros e os 11 membros da tripulação, deixando apenas uma jovem sobrevivente.

A única sobrevivente     
       Milagrosamente apenas uma sobrevivente foi encontrada, Bahia Bakari de apenas 12 anos na época,  ela sobreviveu na escuridão agarrada aos destroços da aeronave que flutuavam em meio aos corpos dos passageiros no mar. Bahia viajava acompanhada da mãe que estava a bordo da aeronave, segundo a jovem, após o acidente ela ouviu outros passageiros gritando por socorro durante algumas horas, porém os gritos silenciaram-se e ela passou cerca de nove horas flutuando no mar até ser resgatada por pescadores locais e lanchas enviadas pela Autoridade de Grande Comores.

"Bahia Bakari na época com 12 anos e a única sobrevivente"
       A Franco-Comorense, sobreviveu em condições improváveis, não havia iluminação no Oceano, ela não vestia nenhum traje especial para flutuar nas águas do Índico e ficou cerca de 5 horas na escuridão até o amanhecer do dia e ser resgatada algumas horas depois passando cerca de 9 horas a deriva no oceano. Após o resgate ela foi enviada em um jato particular para Paris onde recebeu os devidos tratamentos, hoje vive uma vida normal e possui um livro onde conta sua história, intitulado de "Moi Bahia, la miraculée" (Eu sou a Bahia, a garota milagrosa), publicado por Jean-Claude Gawsewitch Éditeur em 2010.

Investigações
      A Agencia Nacional de Aviação Civil e da Meteorologia de Comores estava encarregada da investigação. O Bureau d'Enquêtes et d'Analyses pour la Sécurité de l'Aviation Civile (BEA) enviou uma equipe de investigadores acompanhados por especialistas da Airbus, para assistir nas investigações das causas do acidente juntamente com a equipe do Iêmen enviada para Moroni, enquanto um comitê, comandado pelo Ministro de Transportes do Iêmen foi formado para a investigação. As autoridades de Comores e do Iêmen sugeriram que as causas preliminares da investigação indicavam que o acidente culminara de um erro da tripulação.

      Em Novembro de 2009, a Yemenia anunciou que estavam em busca de terceiros para a investigação do acidente, acusando a BEA de ser tendenciosa e querer arruinar a reputação da Yemenia Airway culpando-a pela péssima manutenção e treinamento dos tripulantes da própria empresa, além disso a Yemenia afirmou que a investigação da BEA “Atacavam a reputação do Iêmen, noite e dia". Dois anos mais tarde, em 2011, a BEA criticou as autoridades de Comores, dizendo que eles não estariam liberando o relatório de uma maneira devidamente correta e omitindo fatos para preservar a imagem do país e da companhia aérea.

"Destroços da Aeronave, parte da Deriva".
      Somente no dia 25 de Junho de 2013, o diretor da Comissão de Investigação de Comores, Bourhane Ahmed Bourhane, anunciou que “o acidente foi causado devido a uma ação inapropriada por parte da tripulação” durante “uma manobra desestabilizada”, ou seja, um grave erro dos pilotos, que ao executar uma curva desestabilizada, trouxe a aeronave para um estol (perda de sustentação) que não poderia ser recuperado. Após o anúncio, grupos de familiares das vítimas reuniram-se para uma manifestação em Paris em protesto por relatório final mais conciso e que acusassem os verdadeiros culpados da tragédia. De acordo com o Yemen Post, o Iêmen suspeitava que a aeronave fora abatida, porém não houve nenhuma evidência disto.

Histórico de Matrículas (registros da aeronave):
"Airbus A310-304 - MSN 535 (Número de Construção) - Testado pós-fabricação com a matrícula F-WWCN em 23/03/1990".

Mais algumas fotos do até então VP-BQU, da Aerocancun em Londrina


"Após o pouso o Airbus A310 seguiu o carro 'Follow-me' da Infraero até a posição de estacionamento"

"O VP-BQU utilizou uma grade área do pátio devido ao seu tamanho"

"Desembarque das malas e dos passageiros"

"Estacionando no Pátio de Londrina"


"Desembarcando as malas dos passageiros"

"As "Gambiarras" necessárias para que conseguissem desembarcar as malas"

"Alinhado na Pista 31"
Agradecimentos
    Agradecemos aos leitores que incentivaram-nos a penetrar mais afundo na tragédia do voo Yemenia 626 e a história do Airbus A310-300 que um dia já pousou na cidade de Londrina e pedimos que quem souber mais detalhes, tiver mais fotos e querer saber mais sobre a histórias dos gigantes que passaram por Londrina, não deixe de nos comunicar e comentar!

Créditos e Referências
FOTOS:
     Os créditos ao TMA Londrina foram cedidos pelo Sargento Gilmar dos Santos Abreu, Professor Jonas Liasch Filho e Renato C. Marques, ao antigo blog do Aeroporto de Londrina pertencente ao Matheus que uniu-se ao TMA Londrina há algum tempo. Agradecimento especial e os devidos créditos por mais imagens do A310 no Aeroporto Governador José Richa ao Wilson Junior, editor-chefe do LDB Spotter pelas imagens do A310 publicadas em seu blog, acesse clicando aqui para ver os registros originais. E também ao fotógrafo e editor Rodolfo Ricieri que nos brindou, não somente com as imagens do Airbus A310 da Aerocancun, como fotos-relíquias de aeronaves e do aeroporto de Londrina no passado e ao Luis Henrique Amadeu (LuisUEL) pelas fotos e demais informações. A maioria das fotos foram remasterizadas por nossa equipe, ou seja, "melhoradas" digitalmente eliminando um pouco da velhice e a falta de foco para uma observação mais confortável.

Atualizações
      Após a publicação deste artigo, caso recebamos informações extras, serão publicadas abaixo.
  • Atualização do dia 26 de Julho de 2014: Segundo o Luis Henrique Amadeu, pela fanpage do TMA Londrina no Facebook, nos informou que o voo em Londrina da Aerocancun, na época matricula VP-BQU, e o fiasco do problema com as escadas para o desembarque dos passageiros ocorreu devido a operadora, a Agência Ilha do Mel, que quis antecipar o voo para Orlando em um dia para ser a primeira agência a fretar um voo internacional com saída do Aeroporto Governador José Richa, pois outra agência, a Albatroz Turismo, havia fretado um Boeing 757-200 também com destino a Orlando, o que ocorreu um dia após a saída do A310. A operado havia mandado um pessoal até Guarulhos para medir a altura da porta principal da aeronave, todavia a medição foi feita com a aeronave completamente carregada de combustível e quando a mesma chegou em solo londrinense a aeronave estava os tanques somente com combustível suficiente pra Guarulhos/São Paulo e o Aeródromo alternativo e devido ao menor peso, a altura da porta, anteriormente medida, foi alterada e a escada que tinha sido fabricada especialmente para o voo possuía uma altura inferior a porta, assim, necessitando de um improviso às pressas.

REFERÊNCIAS: 
  • LIASCH, Jonas. Algumas curiosidades aeronáuticas - II. Disponível em <http://culturaaeronautica.blogspot.com.br/2009/05/algumas-curiosidades-aeronauticas-ii.html>. Acesso em: 21/07/2014.
  • Airfleet. Operators of the aircraft. Disponível em <http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a310-535.htm>. Acesso em: 21/07/2014.
  • Matheus. Airbus A310, DC-10 e Boeing 757 em Londrina. Disponível em <http://aeroportolondrina.blogspot.com.br/2010/12/airbus-a310-dc-10-e-boeing-757-em.html>. Acesso em: 22/07/2014.
  • THE GUARDIAN. Associated Press in Le Bourget - Yemenia plane crash: only survivor of Flight 626 is reunited with father. Disponível em <http://www.theguardian.com/world/2009/jul/02/yemenia-plane-crash-survivor>. Acesso em: 22/07/2014.
  • Wikipedia. Yemenia Flight 626. Disponível em <http://en.wikipedia.org/wiki/Yemenia_Flight_626>. Acesso em: 22/07/2014.
  • BBC News. Survivor speaks of Yemenia crash. Disponível em <http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/8129398.stm>. Acesso em: 22/07/2014.
  • RANTER, Harro.  Yemenia A310 stalled into the sea during unstabilized circle-to-land approach. Disponível em <http://news.aviation-safety.net/2013/07/04/report-yemenia-a310-stalled-into-the-sea-during-unstabilized-circle-to-land-approach/>. Acesso em: 22/07/2014.
  • Planespotter.net. 7O-ADJ Yemenia - Yemen Airways Airbus A310-324 - cn 535 - Operator History.  Dinponível em <http://www.planespotters.net/Production_List/Airbus/A310/535,7O-ADJ-Yemenia-Yemen-Airways.php>. Acesso em 23/07/2014

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Contribuição do Leitor: David Arthur

O leitor David Arthur contribuiu com este registro de um Boeing 737-800 da Gol, matrícula PR-GTP feito da praça da cabeceira 13, em Londrina.
PR-GTP sendo balizado no pátio de Londrina
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quarta-feira, 23 de julho de 2014

Um fim de tarde com muito nevoeiro em Londrina

EC-135 da Receita Federal no pátio do Aeroporto
Pátio destinado a aviação comercial, com um ATR e um E-Jet
ATR 72-600 cumprindo o voo Azul 9130 efetuou o pouso pela 31
A320 cumprindo o voo TAM 3331
Pátio com quatro aeronaves depois da chegada dos outros voos

terça-feira, 22 de julho de 2014

Contribuição do Leitor: JF Rosa

O leitor JF Rosa novamente contribuiu com imagens feitas dentro do terminal de passageiros no Aeroporto de Londrina. Nos registros, estão um ATR 72-600, um E-190 e um E-195.

ATR 72-600 parqueado em sinalização alternativa
E-Jets no pátio
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segunda-feira, 21 de julho de 2014

Vídeo do novo Caminhão de Combate a Incêndio chegando em Londrina

Agradecemos ao leitor Wander Melo Júnior por especificar o modelo do novo Caminhão de Combate a Incêndio (CCI) que está operando em Londrina. O modelo IVECO Margirus Super Impact, um modelo de fabricação Italiana, com capacidade para 11 mil litros de água e outro com 1,4 mil litros de líquido gerador de espuma.



Atividade Aérea em Alta em Londrina

Azul 2478, opera E-190 matrícula PP-PJJ
Cessna no ponto de espera com o Citation pousando na 13
Embraer PA28 Tupi taxiando até o ponto de espera
TAM 3106 com 169 a bordo, acenando para nossas lentes
King Air C90 taxiando até o ponto de espera da 13
Desembarque do Azul

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Melhorias no Aeroporto de Londrina

O Aeroporto Governador José Richa recebeu durante a semana passada um caminhão para combate a incêndio. O caminhão da marca IVECO, modelo Magirus Cat.01 foi o primeiro de dois, além da chegada de uma pick-up Toyota Hillux para auxiliar no serviço de emergência no terminal aéreo londrinense. 

IVECO Magirus realizando teste no canhão de água
Especula-se que com a reformas e melhorias programadas para o aeroporto, a categoria de combate a incêndio será elevado de 6 para 7, podendo operar aeronaves do porte do Boeing 737-800 com uma maior frequência, além de aeronaves do porte do Airbus A321, caso a TAM demonstre interesse. Essas informações foram repassadas pelo leitor Luis Henrique que acompanha o blog e a fanpage do TMA Londrina.
Especula-se o aumento de categoria no combate a incêndio

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Movimento: Mês de Junho

O movimento registrado no mês de Junho no Aeroporto Governador José Richa foi superior em aproximadamente 5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Veja o quadro comparativo mês a mês com o ano passado abaixo.

Crescimento em relação ao ano passado
As taxas de ocupação dos voos aumentaram em relação a 2013

Contribuição do Leitor: Roberto Niero

O leitor Roberto Niero contribuiu com estes belíssimos registros feitos na pracinha da cabeceira 13. Foram eles, um Boeing 737-700, um ATR 72-600.

Boeing 737-700 na curta final
ATR 72-600 taxiando até o ponto de espera
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quarta-feira, 16 de julho de 2014

PR-GUO pernoita em Londrina!

O Boeing 737-800 PR-GUO grafitado pelos OSGEMEOS pernoitou em Londrina. Conseguimos capturar rapidamente sua passagem pela cidade mas infelizmente, como foi registrado no período noturno, a qualidade não foi da melhor. O leitor Vitor Nagai nos enviou registros feitos dentro do pátio.

737-800 na curta final
O radome não ficou de fora do grafite
Quando aciona-se o reverso, o carinha abaixa as calças
Overhead Panel do Boeing 737-800
Pintura exclusivamente feita para levar a seleção brasileira

terça-feira, 15 de julho de 2014

Contribuição do Leitor: Rafael Kobayashi

O leitor Rafael Kobayashi nos enviou esta belíssima foto de um Helibras AS 350 B2 Esquilo no ponto de espera da cabeceira 13, enquanto um ATR 72-600 decolava.

PT-FER no ponto de espera da 13
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