sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Manutenção em Aeronaves

A aviação é o meio de transporte mais seguro do mundo. Para atingir este patamar elevado em segurança, durante esse século de existência, várias medidas foram e são tomadas para manter o alto nível de confiabilidade deste meio de transporte. 

Não é a toa que um avião é periodicamente inspecionado. Falando de uma maneira geral, além das inspeções externas - que são feitas pelos pilotos antes de cada voo - são realizadas manutenções preventivas de 50 horas, 100 horas, 200 horas e as chamadas TBO's (em inglês Time Between Overhaul) sendo esta última estabelecida pelo fabricante para cada tipo de motor.

Além das manutenções preventivas, também são feitas as corretivas, quando a aeronave sofre algum tipo de dano, sendo necessário reparos para torná-la aeronavegável novamente. Tudo isso é regulamentado e fiscalizado pela ANAC, no que tange a aviação civil brasileira.

Em Londrina, várias oficinas são homologadas para efetuarem estes tipos de manutenções. Pela faculdade, pude visitar a oficina Outra, localizada na face Norte do Aeroporto de Londrina, ao lado do terminal de passageiros e a recém homologada nos moldes do novo RBAC 145 Oficina do Aeroclube de Londrina. Existem também oficinas homologadas no Aeroporto do 14 Bis, localizado no distrito da Warta.
Hangar da Oficina Outra, que fica ao lado do Terminal de Passageiros
Estrutura tubular de um Aeronca Chief
PT-DIS Twin Comanche, que voltará a ativa em breve
Nas inspeções de 50 e 100 horas são feitas inspeções mais "leves" tais como troca de óleo, troca dos filtros, é checado a pressão do cilindro e o trem de pouso. Já as TBO's variam de motor a motor, são realizadas nas faixas de 1.200 e 2.000 horas de funcionamento (para motores a pistão), onde o motor inteiro é desmontado, sendo conferido peça por peça onde algumas obrigatoriamente tem de ser substituídas.
Motor Continental 6 cilindros de um Bonanza
Motor Lycoming de 4 cilindros após feita a TBO
Existem vários tipos de aferições e inspeções. Pude acompanhar uma inspeção feita por um produto chamado magnaflux que, por meio de uma luz negra, detecta rachaduras e trincas não perceptíveis a olho nu. Além do magnaflux outros meios de inspeções podem ser realizados, como por raio-x ou ultrassom.
Inspeção feita por magnaflux, detecta trincas não vistas a olho nu
Basicamente é isso aí pessoal, espero que eu tenha conseguido transmitir um breve relato de como são feitas as manutenções em aeronaves da aviação geral mostrando o quão seguro é voar.

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