sexta-feira, 29 de agosto de 2014

EAB em Maringá - Primeiras Impressões

Ontem começou a Expo Aero Brasil (EAB), sediada na cidade de Maringá. Tive a oportunidade de ir a feira e conferir os atrativos da edição de 2014 e pretendo falar um pouco das primeiras impressões do evento. Chegando em Maringá no sentido de Londrina pela BR-376 pegamos o Contorno Sul até a PR-317, rodovia que dá acesso ao Aeroporto Regional Silvio Name Júnior (SBMG).

Próximos ao evento existem placas azuis sinalizando a entrada para o estacionamento, uma estrada de cascalho, antes do viaduto de acesso ao aeroporto. Entrando no estacionamento, paramos o carro relativamente longe do aeroporto e somos  aconselhados a pegar um micro ônibus sem climatização até a entrada do evento.
Painel do Cirrus SR-22G5
Hangar do Aeroclube Regional de Maringá
Chegando a entrada do evento, tem-se dois estandes: um para a compra dos bilhetes e outro para a retirada das credenciais mediante uma reserva feita pelo site da EAB. Como somos profissionais da área, optamos pela retirada das credencias.
Piper PA-31T, matrícula PT-OVE
A primeira vista, por ser o primeiro dia de evento, o pátio não contava com tantas aeronaves quanto esperávamos ver. Diga-se de passagem, para a realização do evento, foram criados dois corredores visuais, um para aeronaves que chegam e saem ao Norte e outro ao Sul. Além de criação de Slots (horário para pouso e decolagem) e de restrições impostas a escolas e aeroclubes da região, forçando-os a paralisarem as operações.
King Air C90 GTi
Painel do Quest
Aeronave quadripá
Fox V5 da StarFox
A primeira impressão, relacionado ao evento do ano passado é que tanto a área de exposição de aeronaves quanto a área reservada para quiosques para a alimentação são maiores do que quando foi feito em São José dos Campos. O estande Rolim Amaro onde encontram-se empresas especializadas na aviação, foi reservado uma área exclusiva para divulgação do Plano Diretor do Aeroporto maringaense.
Porta de cargas do Pilatus PC-12
Moderníssimo Cockpit do Pilatus PC-12
Vans RV-7, PP-ZIA
Cessna TTx concorrente direto do Cirrus SR 22
Além disso, a Avio Brasil apresentou dois Helicópteros que poderão ser montados na cidade, com um estande próximo a eles. No hangar do Aeroclube de Maringá ficaram expostos aviões da Cirrus e carros da Mini-Cooper. Também estavam expostos o STOL 701 e 650, um "homebuilt" - aviões vendido em kits que podem ser montados na sua garagem - muito popular nos EUA e mercado que vem crescendo cada vez mais no Brasil.
Homebuilt CH650
Também foi exposto o AB Super e o AB Super Anfíbio, Ultraleves Avançados com linha de montagem em Apucarana. A TAM Aviação Executiva também estava presente no evento, com um Cessna Grand Caravan em exposição.
Robson R22, muito utilizado em instrução
PT-6 do Cessna Grand Caravan
Cessna Grand Caravan exposto pela TAM Aviação Executiva
AB Super Anfíbio, montado em Apucarana
No mais, deixo apenas uma mudança que poderia ser feito nas próximas feiras, o estacionamento mais próximo ao evento, sem ter a necessidade de pegar um micro ônibus empoeirado para entrar na exposição, ou se for necessário, coloque um climatizado, evitando assim esse pequeno incômodo.
Vans RV-10
P2006T utilizado em Instrução de Multi Motor
Anfíbio Super Petrel LS
P1 NG, matrícula PU-SRF
Para quem quiser mais informações sobre o evento, entrem no site oficial da EAB: http://eabairshow.com.br/

Um comentário:

  1. Firam criados 4 corredores. 2 norte e 2 sul. Um de entrada e um de saída.

    ResponderExcluir