sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Melhores Pontos de Spotting no Aeroporto Governador José Richa - Londrina

Antes de começar a postagem, gostaria de agradecer ao spotter e amigo Wilson Junior, autor do blog LDB Spotter pelas dicas e ajudas com os melhores "Spotting Points" de Londrina. Enfim, tendo como continuação da nossa última postagem com dicas de como se iniciar no mundo do Plane Spotting, resolvi pesquisar e apontar alguns pontos ao redor do aeroporto - e dentro da cidade também - que são bons lugares para se fazer o registro das aeronaves.

Imagem via Google Earth
Tendo a imagem acima, já destaco os pontos 01, 03, 05 e 08 como os mais utilizados pelos spotters da região. Os pontos restantes - 02, 04, 06, 07 e 09 - não são muito utilizados, porém com um pouco de persistência pode lhe render fotos realmente boas. Já deixo adiantado que, logo o aeroporto terá um novo cercamento e portanto algumas áreas deixarão de existir. Por isso após a reforma de ampliação farei uma nova postagem com os novos pontos de spotting no Aeroporto de Londrina.

Em vermelho, o futuro cercamento do aeroporto


Então vamos a descrição dos pontos:

  • Ponto 01: Praça da cabeceira 13. Provavelmente o melhor ponto para se registrar a passagem das aeronaves. Como o vento predominante vem de leste a maioria das aproximações acontecem por esse lado. Para fazer o registro de dentro do aeródromo necessita-se ou de uma escada ou de uma camionete. O Sol atrapalha de manhã durante o verão, porém no restante do ano, esse ponto é um dos favoritos entre os fotógrafos.
A pracinha é um ótimo local para se fazer registros
  • Ponto 02: Través da cabeceira deslocada. Ponto de difícil permanência e difícil registro por causa do curto espaço entre o chão e o muro para apoiar a escada. Porém neste ponto normalmente geram-se belos registros, devido a proximidade da aeronave com o solo.
Deslocada 13, excelente para acompanhar o toque de perto!
  • Ponto 03: Tiro de Guerra. De longe, um dos locais mais utilizados para se fazer o registro das aeronaves. Lá existe uma pequena praça onde alguns pais levam seus filhos para "ver aviões". Além de ser um dos melhores locais no verão, também tem uma Kombi onde é vendido caldo de cana aos sábados, um jeito gostoso e barato para se refrescar após uma tarde ensolarada de spotting.

    Pouso de um ATR 72-600 acompanhado do ponto 03
  • Ponto 04: Través esquerdo da cabeceira 31. Neste local pode obter fotos excelentes durante a decolagem pela cabeceira 13 ou quando há pouso pela cabeceira 31, apesar de não ser frequentemente utilizado devoido sua proximidade com a Av. Salgado Filho.
Pouso do VC-2 da FAB em fevereiro de 2013 pela RWY 31
  • Ponto 05: Próximo ao VOR LON. Um ótimo local para a prática de spotting. De lá, dá pra ver praticamente toda a extensão da pista de Londrina. É bastante utilizado por spotters da região, obtendo excelentes fotos tanto quando se opera a 31 quanto a 13. É interessante ver o contraste que dá entre o centro e o aeroporto, dando uma impressão de um paredão de concreto perto da pista.
As vezes é possível enquadrar duas aeronaves ao mesmo tempo
  • Ponto 06: Través da cabeceira 31 pela direita. Não é recomendável ir se não quiser sujar o carro pois a estrada é de terra. Rende fotos com enquadramento diferente, porém, é pouco utilizado devido a altura do muro ser maior do que o normal. Eu mesmo nunca tive "boa vontade" para esse ponto afim de registrar as aeronaves.
Um dos raros registro desse ponto, PT-BKU arremetendo da 31
  • Ponto 07: Bairro Albatroz. Local é ótimo para se fazer registros durante o taxi das aeronaves e decolagem pela cabeceira 31. Devido a pista ser mais alta do que o muro, não é necessário o uso de escadas para fotografar as aeronaves.
Não é necessário escada no ponto 07
  • Ponto 08: Mirante do Terminal de Passageiros. A não ser que você queira realizar o spotting protegido do tempo, é melhor não utilizar este local. Além dos vidros serem limpos com pouca frequência, a tonalização azulada deles geram fotos com tons mais "frios" exigindo uma edição posterior. É recomendável utilizar apenas em tempo adverso ou para fotos noturnas - seguindo algumas precauções que serão comentadas num próximo post. A falta de amplitude dificulta a visualização da totalidade da pista restringindo-se a fotos durante o taxi, decolagem pela cabeceira 31 e curta final pela cabeceira 13.
Para as fotos noturnas, algumas precauções
Para as fotos diurnas, uma edição é essencial
  • Ponto 09: Em frente ao Muffato da Av. Duque de Caxias. Isso mesmo, você não leu errado, um ponto de spotting longe do Aeroporto. Não que este local seja frequentemente utilizado pelos spotters, mas que rende uma bela foto, é verdade! Por ser na trajetória de aproximação as aeronaves passam baixo e a falta de árvores no facilita o enquadramento. Pode ser uma opção esporádica caso você tenha preguiça de ir ao aeroporto.
Do ponto 09 é possível ver parte do Aeroporto, bem como fotografar as aproximações
Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado dessa segunda parte que falamos dos melhores pontos em Londrina para a prática do Plane Spotting. Na nossa terceira e última edição, traremos uma breve descrição de como operar manualmente uma câmera, além de deixar links aos interessados em se aprofundar no mundo da fotografia. 

No mais muito obrigado pela atenção e não esqueçam de avaliar e comentar o post, afim de termos uma noção do que vocês querem ver aqui no blog! Aceitamos críticas, sugestões e correções. O nosso e-mail para contato é o tmaerolondrina@gmail.com ou enviem mensagens por inbox da nossa fanpage!

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