sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Flight Report: Voo AZU2490 Londrina (LDB) / Maringá (MGF)

Voo AZUL 2490
Origem: Aeroporto Gov. José Richa – Londrina, Paraná
Destino: Aeroporto Silvio Name Júnior – Maringá, Paraná.
Aeronave: ATR 72-600 (PR-TKM) / Cauda TRIP e logo Azul
ETD: 09:15 (11:15Z)
ETA: 09:45  (11:45Z)
Assento: 10D
Data: 17 de Dezembro de 2013

      Tudo começou em uma Segunda-Feira, dia 16 de Dezembro, estava pensando onde passar o final de ano, na dúvida pensei se retornava ao meu interior paulista ou se passava com os amigos em Londrina, foi ai que lembrei de uma conversa com meu saudoso amigo de faculdade, Celio Astun, o qual me acompanhou nos voos que dissertarei a seguir, sobre a possibilidade de pegar um voo da Azul que tem como destino Maringá para encurtar a minha viagem de volta ao interior paulista, pois infelizmente tenho que aguentar 07 horas dentro de um ônibus da Garcia para percorrer apenas 300km com parada em todas as cidades do Norte e Noroeste Paranaense em rua rota, de Londrina a Maringá levam-se 03 horas e alguns minutos e o resto da viagem, quando sem atrasos, mais 03 horas, não me importo muito, pois desde pequeno fui apaixonado por viajar de ônibus, na verdade qualquer meio de transporte ganhou minha admiração e respeito, aviões, navios, trens e por ai vai.

       Resolvi “dar asas” a minha ideia de voar entre Londrina e Maringá pelo voo AZU2490 e iniciei a busca pelo voo no site da Azul e foi lá que me surpreendi, o preço da passagem... Inacreditavelmente a passagem Promocional (Promo) estava apenas R$ 21,90 sem a taxa de embarque, foi tanta a surpresa que dei um “reload” na página para confirmar este preço, achei estar lendo errado, até coloquei os óculos para ver se estava lendo corretamente o preço de R$21,90 invés de R$219,0. Logo procurei o preço da passagem de volta e pasmem, estava o mesmo valor. Não pensei duas vezes em avisar meu amigo e convidá-lo para um "passeio de avião" em Maringá, ir as 09:45 da manhã e retornar as 20:15 do mesmo dia. Para ter uma noção a Garcia oferta linhas de ônibus executivos e convencionais por R$ 30,00 a passagem, meu voo só de ida, com as taxas de embarque ficou por apenas R$ 33,00 e no total ida e volta R$ 77,00.

       Bilhetes comprados para o “passeio”, que na verdade era uma realização pessoal voar de ATR, sempre gostei da aeronave, era só aguardar o próximo dia para nossa viagem. Logo quando amanheceu, estávamos presentes no Aeroporto de Londrina as 08:30 da manhã, onde aguardaríamos o pouso da aeronave vinda de Porto Alegre usando o mesmo call sign, AZU2490. No pátio havia dois Airbuses, um A319 e um A320 que pude registrar, o PR-TYE, quase-novo “sharkletado” e o PR-MYL partiam para Congonhas e o outro para Curitiba. Enquanto as aeronaves estavam no processo final de embarque, nosso saudoso ATR veio para o pouso, era o PR-TKM, ainda nas cores TRIP, porém logo Azul.

 "PR-MYL Airbus A319, taxiando para o Ponto de Espera da Pista 13".

 "PR-TYE Airbus A320 e seus novos Sharklets taxiando para o Ponto de Epera da 13"

 "Alinhado e pronto decolagem na pista 13"

        Nós fomos direto para a sala de embarque, aguardar a chamada para o voo, a sala estava vazia, havia poucos passageiros para embarcar no nosso voo que após chegar em Maringá iria prosseguir para Porto Alegre. O clima de ansiedade era leve, quem gosta de voar, não vê a hora de estar dentro da aeronave voando, não é mesmo?!

      Fomos chamados ao portão e uma fila de no máximo 15 passageiros formou-se na sala de embarque e prosseguimos para as aeronaves, destaque especial aos funcionários da Azul, sempre sorridentes, gentis e atenciosos a todos, desde o pessoal de solo até os tripulantes. Pés no pátio e rumo à nossa aeronave, uma nova visão do ATR72, que só parece pequenininho visto de longe, eu com meus quase 2 metros fiquei receoso de me encaixar dentro dele, fui com esse pensamento até a porta traseira da aeronave onde uma linda comissária da Azul dava as boas-vindas a bordo.

        "Nossa aeronave, o ATR72-600 PR-TKM"

"A matrícula da aeronave e o adesivo que diz: Você está entrando em um avião da melhor companhia aérea regional  da América do Sul. Award ganhado pela Azul em 2011 da Skytrax World Airline".

      Como eu já esperava tive que abaixar a cabeça e me virar de lado para entrar no ATR72, dando passos curtos e cuidadosos na pequena escadinha da aeronave, onde só cabiam 2/3 do meu pé, estava lá a bordo, novamente dentro de uma aeronave, depois de um tempinho sem linha aérea, aquele cheiro agradável de avião, creio eu, um leve aroma de Querosene pairando no teto da aeronave. Na foto ao lado, mostramos que os ATR72 são divididos na configuração 2-2, duas poltronas em cada lado separadas por 1 corredor.

    

    Encontramos nossas poltronas que ficaram bem no bordo de fuga da asa, atrás do motor direito, motor número 02. A primeira impressão foi de que eu não caberia naquela poltrona minúscula e espaço limitado entre a outra poltrona. Surpreendi-me novamente quando me acomodei muito bem na poltrona, claro que meus joelhos encostaram na poltrona a frente, mas nada desconfortável. Estava pronto, afivelei os cintos e prestei atenção nas instruções das comissárias em caso de emergência.
" (Foto) Com quase dois metros até que minhas pernas se encaixaram esta foto foi feita no voo de volta o AZU2391".

    Tudo pronto, motor número dois acionado em Hotel Mode, com o Prop Brake ativado, sem o giro das blades, ar condicionado circulando e um leve aroma de Querosene invadiu a cabine quando os motores estavam com potência para taxiar, o taxi foi rápido, ficamos no ponto de espera aguardando alguns minutos para alguma aeronave em pouso ou toque e arremetida liberar a pista e logo ingressamos na pista. 













"Pronto para o taxi, motores acionados e rumo a decolagem",




"Vídeo: Decolagem de Londrina, DICA: Assista em Full HD 1080px"

                 A decolagem foi suave a aeronave descolou do asfalto mais da metade da pista e começamos a ascender ao FL080 (8.000pés ou 2.438metros). Como é um voo curto, na verdade um dos voos de Linha Aérea mais curtos e rápidos do Brasil, a aeronave permanece em cruzeiro por alguns minutos e logo retorna a fase de descida, não há serviço de bordo, as comissárias ficam sentadas em seus assentos monitorando os passageiros. Os avisos luminosos não se apagam, os passageiros devem manter os cintos afivelados e aparelhos transmissores e receptores de frequência desligados durante todo o voo.



"Aeródromo de Arapongas visto do ATR72, no FL080"




      Quinze minutos passaram muito rápidos, não desgrudei por nenhum minuto os olhos do ambiente externo, aproveitando ao máximo o voo panorâmico na Terminal Londrina. Estava literalmente voando nos pensamentos quando a CMS anunciou que logo pousaríamos e que éramos para nos preparamos para o pouso, aquele velho speech clichê de travar as mesinhas, poltronas na vertical e cintos afivelados.

      



"Vídeo: Aproximação e pouso em Maringá"

      A aproximação durou 10 minutos, pela posição e curvas da aeronave, logo deduzi que executavamos o procedimento RNAV GNSS para a RWY10 (Pista 10). O pouso foi suave e logo livramos na primeira taxiway do aeroporto de Maringá. Voltando da reversão, aquele som característico dos motores Pratt&Whitney PW127 nos brindou com a sua sinfonia até o Pátio Principal, onde logo que encostou no box, acionou o Prop Brake e assim que o GPU (Ground Power Unit – Unidade de energia externa “uma fonte de energia para o ATR”) foi conectado, o comandante cortou completamente os motores e iniciamos o desembarque.

       Na saída da aeronave encontramos com as Comissárias de bordo, que ao desejar um “dia Azul” nos ofereceu um pacotinho de gomas em formato de aviõezinhos com o logo da Azul. 

          Em suma, gostei muito da aeronave e do voo, não achei a aeronave tão barulhenta quanto haviam me falado, pegamos uma pequena turbulência sobre Maringá devido as térmicas ascendentes (correntes de ar quente que sobem da cidade).

      Após o desembarque fomos conhecer um pouco mais Maringá e nos preparar para embarcar no AZU2491, o voo de volta. Deixo registrado a minha indignação com o serviço ruim de transporte público de Maringá, onde possuem linhas de ônibus confusas e um terminal urbano completamente bagunçado e aberto, nesse quesito o Terminal Urbano Central de Londrina está a anos-luz do terminal de Maringá, todavia, de resto a beleza de Maringá faz-nos esquecer desse pequeno inconveniente.



É isso ai pessoal! Espero que tenham gostado dessa pequena experiência.

14 comentários:

  1. Vendo de cima até parece que a pista de Apucarana é nivelada... Muito bom o Flight Report, parabéns Fábio!!!

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  2. muito bom o FR.... Melhor ainda foi o close no AT402, talvez... acredito que sim.

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    1. Muito Obrigado, creio que seja um Air Tractor, mesmo, no vídeo.

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  3. O aeroporto da foto não é o de apucarana e sim o de arapongas

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    1. Afirmativo! Já está feita a correção, muito obrigado pela observação!

      Adriano

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  4. Qual meio de transporte vcs usaram do aeroporto até o centro de Maringá? E os custos do mesmo?

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    1. Olá! Usamos o transporte público de Maringá, "Transporte Coletivos Cidade Canção" linha 528 - Aeroporto / JD. Oásis / Ceasa. A passagem custa R$ 3,00 em dinheiro, pagos ao motorista.

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    2. Obrigada pela informação, ainda bem que tem uma linha que faz esse trajeto, muito viável :)

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  5. muitos passageiros desembarcaram em MGF?

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    1. Olá Gabriel! Peço desculpas pelo longo tempo sem responder, lá em Maringá desembarcaram cerca de uns 30 passageiros que já estavam a bordo do ATR, procedentes de Porto Alegre, quando embarquei em Londrina, agora de Londrina somente eu e mais umas 2 pessoas desembarcaram, o resto que embarcou em Londrina permaneceu a bordo com destino a Porto Alegre.

      Abraço!

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  6. A eterna rivalidade entre Londrina e Maringá ... Vc veio falar do vôo ou da cidade ?

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    1. Caro anônimo das 14:32,

      Rivalidade? Agora o editor do Flight Report não tem direito de achar o transporte público de Maringá ruim? Me poupe, foi falado do voo o post inteiro, além da crítica ser colocada como "todavia, de resto a beleza de Maringá faz-nos esquecer desse pequeno inconveniente".

      Atente-se para não falar besteiras!

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    2. Caro Anônimo, em momento algum eu quis rivalizar as cidades, fiz uma crítica ao transporte público daquela cidade em comparação ao serviço que é oferecido em Londrina e não uma rivalização, assim como poderia ter comparado a Curitiba, Paranavaí, São Paulo, etc. O grande problema é que já está intrínseco na mente dos moradores dessas cidades a incrível visão de enxergar qualquer crítica como mais uma lenha jogada na fogueira que alimenta essa bobagem... Finalizando, saliento um trecho que escrevi, como o Adriano muito bem citou, "todavia, de resto a beleza de Maringá faz-nos esquecer desse pequeno inconveniente".

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  7. Senhor Fábio li o post todo oK ! apenas achei desnecessário vossa colocação, já que o tema tratado era outro, assim como o senhor vociferou vossa opinião, também expus a minha ! mas agora deixemos isto em segundo plano ! continue com o trabalho é muito interessante !!! ...boa tarde !

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