quinta-feira, 29 de março de 2012

Como ficou a pista após a reforma.

Segundo o site do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o AISWEB, a pista do Aeroporto Governador José Richa terá sua reforma finalizada até o dia 1º de Abril. Após sete meses de Aeroporto fechado entre as 00H00 e as 06H00, foram implantadas melhorias tais como recape e pintura da pista de pouso e decolagem, além da instalação do Grooving dispositivo que melhora a frenagem das aeronaves na drenagem da água pluvial por meio de ranhuras transversais ao eixo da pista.

Abaixo, vocês poderão acompanhar toda a reforma que foi feita neste primeiro processo. Além da pista, foram recapeadas as taxiways "Charlie", "Delta" e a "Echo". A taxiway "Alpha" foi excluída por ser de concreto assim como a área das cabeceiras. O espaço delimitado de instalação do grooving foi de 1980m X 39 m, ou seja aproximadamente 80% de toda pista. Não foi contemplado o aumento da resistência do pavimento, mesmo assim é possível receber aeronaves de maior porte se só for levado em consideração esse detalhe.




segunda-feira, 26 de março de 2012

Entidades pedem agilidade para projeto do Arco Norte.

Proposta em trâmite na Câmara confirma Londrina em consórcio de desenvolvimento regional

A Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e a Sociedade Rural do Paraná (SRP) encaminhou carta aos vereadores pedindo apoio ao projeto do Executivo que formaliza a adesão de Londrina ao Consórcio Arco Norte. 

O consórcio é formado pelas seguintes cidades: Londrina, Assaí, Jataizinho, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana. Seu objetivo é conseguir verbas que ajudem a viabilizar o Arco Norte - projeto de desenvolvimento regional que tem como âncora um aeroporto internacional de cargas previsto para ser construído na Zona Sul de Londrina. 

''Trata-se de um momento decisivo para o desenvolvimento de nossa cidade e região, e cabe ao Legislativo dar este passo fundamental. O momento é agora. O lugar é aqui. A decisão está em nossas mãos'', afirma o documento enviado à Câmara. Assaí, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana já aprovaram leis de adesão ao consórcio. O projeto de Londrina já passou pela Comissão de Justiça da Câmara e agora espera parecer da Comissão de Finanças. 

De acordo com a Acil e a SRP, o Arco Norte ''vai iniciar um novo ciclo econômico'' similar ''aos planos pioneiros da Companhia de Terras, à ascensão da cafeicultura, à diversificação da economia regional após a geada de 1975''. 

O presidente da Acil, Nivaldo Benvenho, diz que as entidades estão pedindo ''gentilmente'' aos vereadores que agilizem a aprovação do projeto de lei, já que Londrina é a cidade-sede do empreendimento, mas ainda não aderiu formalmente ao consórcio. 

O presidente da Câmara, Gerson Araújo (PSDB), ainda não havia recebido o documento. Ele também desconhecia o projeto de lei que tramita na Casa. ''Quando chegar até mim, terei melhores condições de me pronunciar. O que eu sei é que o Arco Norte é um projeto muito importante para a cidade, que vai trazer competitividade para Londrina'', ressaltou.

Podemos observar que está nas mãos dos políticos londrinenses para o projeto seguir adiante. Seria suicídio a cidade-sede não aderir formalmente o consórcio em uma fase tão "avançada". É notável em ano de eleições projetos deste tipo sejam levados como campanha política, porém é imprescindível para o desenvolvimento da região norte do estado - conforme apontado na reportagem - a execução desse empreendimento.

sábado, 24 de março de 2012

Azul: Rosa e Azul em Londrina!

Pousou hoje de manhã no Aeroporto Governador José Richa, cumprindo o voo AD 4175, às 08H01 horário local o Embraer E-195 prefixo PR-AYO, batizado de "Rosa e Azul" com finalidade de conscientizar a mulherada contra o câncer de mama. As fotos não são de minha autoria, no entanto o autor das mesmas preferiu não se identificar. Durante o período em que ele esteve no aeroporto foram vistos dois Boeings da GOL, um 737-800 e o outro 737-700 e por parte da TAM foi visto um A320. Das três fotos, uma delas foi editada, gostaria de saber nos comentários do blog se possível qual delas é que foi retirada um objeto de cena.

A320 da TAM já no ponto de espera.

O Rosa e Azul recebendo os serviços de solo.

Depois de embarcados os passageiros, a aeronave rumou para Campinas.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Azul tem pressa em iniciar sua terceira frequência.

Como não se bastasse o terceiro voo regular da Azul aprovado para a rota Londrina-Campinas, a empresa solicitou operações de fretamentos a partir do dia 20/03 e 21/03, com os códigos de operação AD 9138 e AD9139 chegando e saindo de Londrina antes do horário de fechamento do Aeroporto para as obras. Obras estas que já estão em acabamentos e devem ser finalizadas até o fim deste mês e, quando concluídas, o horário de chegada do voo em Londrina será às 00H10, com pernoite e rumando para Campinas logo pela manhã 06H30.

Acredito eu, que é possível a Azul pegar uma dessas três rotas entre LDB-VCP e transformar em uma rota ligando Londrina a Porto Alegre passando por Curitiba. Provavelmente a rota escolhida será a de menor ocupação, mas também posso estar subestimando a empresa, e é possível que ela introduza mais um voo fazendo esta rota para Porto Alegre.

Começa hoje os voos fretados da Azul, sua terceira frequência para Campinas.

terça-feira, 20 de março de 2012

GOL e TRIP.

As duas aeronaves que pernoitam no Aeroporto Governador José Richa, Londrina. São elas um Boeing 737-800 da GOL que vem de Curitiba e um E-190 da TRIP procedente de Campinas, porém nestas imagens vocês verão um E-175 aeronave alternativa para a rota. Ao contrário do que aconteceu na rota das 15H10,  o voo noturno da TRIP para Campinas tem uma ocupação razoável, entre 70 a 80 passageiros já o da GOL nem precisa comentar, principalmente porque ele vem de Curitiba, que logo atrás de São Paulo, é uma das rotas mais rentáveis para o Aeroporto.

Boeing da GOL sendo preparado para o pernoite.

E-175 substituiu o E-190 mas desta vez não foi por falta de passageiros como no voo da tarde.

segunda-feira, 19 de março de 2012

GOL, Fotos.

No horário de almoço é comum ver aeronaves duas da GOL paradas no pátio. Em ambos os voos o destino final é a cidade de São Paulo. Com as operações de pousos e decolagens sendo realizados na cabeceira 31, poderemos observar fotos diferentes das que normalmente são vistas aqui no blog.

O "Push-back" sendo realizado no Boeing 737-800.

Outro Boeing 737-700 livrando a pista na intersecção "Bravo".

"-Positive climb! -Gear Up!"

domingo, 18 de março de 2012

Desapropriações começarão em Abril.

A desapropriação dos terrenos localizados no entorno sul do Aeroporto Governador José Richa terá início no próximo mês. Pelo menos é o que espera o responsável pela comissão de avaliação dos imóveis e economista do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Rubens Bento. 

Ele confirmou que o Estado liberou, no ano passado, a primeira parcela da verba que será utilizada para comprar as áreas. No entanto, de acordo com Bento, os R$ 9,7 milhões ainda não foram utilizados. "Só vamos conseguir ter acesso aos recursos após comprovarmos ao governo que a situação já foi legalizada na Justiça Federal", explicou. 

A primeira audiência, para começar a concretizar a questão, foi marcada para o dia 9 de abril. "Serão atendidos de cinco a dez proprietários de terrenos por audiência. Caso não haja nenhum empecilho, a Justiça já emite o comprovante de posse e fica tudo certo", garantiu. 

Questionado sobre o que pode acontecer caso o dono de área não fique satisfeito com a proposta da prefeitura, Rubens Bento disse acreditar que isso não vai acontecer. "Já discutimos a questão com os proprietários antes e todos pareceram aceitar a situação. Se por acaso houver descontentamento, a emissão de posse será feita do mesmo jeito e o valor do lote depositado em juízo", argumentou. 

Pelo menos 40 terrenos serão desapropriados neste primeiro momento. São lotes localizados nas proximidades da avenida Salgado Filho. A iniciativa é necessária para que a Infraero faça a ampliação da pista do aeroporto e a instalação do ILS, o instrumento que facilita o piloto na hora de pousar o avião em condições adversas de tempo. 

O investimento total ultrapassa os R$ 70 milhões. Além da pista ampliada e do ILS, o Aeroporto de Londrina vai passar a contar com novo cercamento, uma estação meteorológica e um novo terminal de cargas. Até agora, a Infraero colocou em prática apenas uma das diversas melhorias: o recape asfáltico da pista principal. Foram utilizados R$ 7 milhões para a realização dos serviços. 

Já o Governo do Estado se comprometeu a liberar R$ 27,5 milhões para a desapropriação de todos os lotes necessários para a realização das obras. Até agora, R$ 9,7 milhões foram liberados.

Se tudo der certo, a partir de Abril as desapropriações começarão.


Fonte: O Bonde

sábado, 17 de março de 2012

Movimento mês de Fevereiro.

Mais uma excelente notícia. Saiu os dados estatísticos da Infraero sobre o movimento mensal do Aeroporto Governador José Richa, Londrina. O Aeroporto quebrou mais um recorde como vocês podem observar na tabela abaixo. Para fins de projeção, estimamos que o acumulado do ano já gira em torno de 1.000.320 milhão de passageiros se caso nenhum mês do ano apresente crescimento em relação ao ano passado.


sexta-feira, 16 de março de 2012

TAM, A320 PT-MZG Avariado

Em função do granizo um A320 da TAM teve de ficar parado no Aeroporto Governador José Richa. Foi feito a manutenção do "radome" (Radar Meteorológico) e do para brisa. Ao que tudo indica houve apenas danos na estrutura de cobertura do radar meteorológico. A aeronave com matrícula PT-MZG ficou parada quase que o dia todo para reparos. Possivelmente a aeronave deve ter entrado em um CB onde foi atingido por estes hidrometeoros.
Após reparos, a aeronave seguiu viagem

quarta-feira, 14 de março de 2012

Noticias sobre os voos.

Já é sabido por algumas pessoas e também por mim que o voo da TRIP com destino a Campinas e Belo Horizonte não anda com boa ocupação. Era comum a utilização de E-175 ou até mesmo o cancelamento do voo. Segundo a atendente da empresa em Londrina, a TRIP pretende deixar este voo apenas para os Domingos, com um possível retorno da frequência semanal na alta temporada.

O que já havia sido discutido é o horário deste voo que sai de Londrina as 15H10 e é operado por aeronaves do tipo E-190, seria a falta de um público específico para a utilização da rota. Um exemplo claro deste equívoco é a operação da Azul, que segundo é divulgado pela imprensa, anda com ocupação em torno de 90%, na mesma rota e com os mesmos aparelhos, porém, em horários diferentes dos da TRIP.

Agora falando de Passaredo, o novo voo aprovado pela ANAC, que ligará Londrina até Ji-Paraná passando por Porto Alegre, Ribeirão Preto, Cuiabá e Goiânia não está certo se substituirá o atual Londrina-Porto Alegre, e, segundo a atendente, - faço questão de dizer - muito bem educada e simpática da Passaredo, ela espera que devido a boa ocupação do voo (em torno de 20 a 30 passageiros divulgado por ela mesma), esta segunda opção não substitua a primeira mas sim que ambos possam trazer o resultado esperado pela empresa.

Quero agradecer pela simpatia das atendentes tanto da Passaredo quanto da TRIP ao esclarecer minhas dúvidas e creio que a de muitos mesmo que indiretamente. Logo mais, postagens de como foi o movimento na hora do almoço no Aeroporto Governador José Richa, temos algo como, Airbus da TAM com para "brisa" quebrado e nariz trocado e impressões da pista em condições chuvosas como pode ser observado nesta tarde anormal em Londrina, além é claro do movimento das "duas" com atuação especial dos Boeings da GOL.

segunda-feira, 12 de março de 2012

TRIP, a empresa que mais opera em Londrina.

Com o maior número de voos em Londrina, a TRIP Linhas Aéreas é a companhia mais presente no  Governador José Richa. E, por este motivo, não podemos deixá-la de lado. Ao todo são dez partidas de nosso aeroporto, que só dele dá para voar até onze cidades direto e escalas, sem contar as inúmeras conexões para o restante do Brasil que a TRIP nos oferece que, desde que começou a operar aqui, sempre acreditou no potencial e na demanda da cidade e região.

As duas aeronaves mais comuns da empresa por aqui, E-190 e ATR 72-500.

Só com o ATR, são operadas cinco rotas a partir de Londrina.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Flagrantes: Azul 15 Milhões e Gol Laranjão.

Isso mesmo nesta semana estiveram no Aeroporto Governador José Richa duas aeronaves com pinturas especiais. Foram elas um E-190 da Azul matrícula PR-AZH, o "Azulcenter" e o Boeing 737-800 da GOL. O primeiro com uma pintura comemorativa dos 15 Milhões de clientes e o último já conhecido do pessoal é o comemorativo dos 10 anos de vida da GOL. Eu registrei a passagens deles meio que no "pulo" portanto as imagens não ficaram tão boas, mas o que vale é o registro é claro!

E-190 da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

B737-800 da Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Torre de Controle será modernizada.

A Torre de Controle de Londrina passará por uma modernização que está incluso em um dos quatro lotes em processo de Licitação da Infraero. Com um prazo de 270 dias para conclusão dos trabalhos, o investimento será na ordem do 2,9 milhões de reais.

Esta modernização trará como consequências positivas o melhor acompanhamento do tráfego aéreo da região, com a instalação do Sistema Integrado de Gerenciamento e Controle (SGC), que por meio de softwares criam uma rede atualizada e integrada de informações essenciais à segurança de voo, como por exemplo sistemas de vigilância e meteorologia.

Juntamente com o novo radar que será implantado no Aeroporto Governador José Richa, e a ampliação da sala de controle a modernização da Torre de Controle trarão a segurança necessária ao espaço aéreo digno do Norte do Paraná, que a cada dia que passa fica mais movimentado.

Espaço aéreo em Londrina cada vez mais seguro.


segunda-feira, 5 de março de 2012

TRIP Solicita Alterações!

Está como pedido de "Análise" no HOTRANS a alteração de equipamento na rota Londrina-Curitiba-Rio de Janeiro. O trilho era operado por aeronaves E-175 e passarão a ser operados por E-190, isto deve-se pelo aumento da demanda neste trecho além da inclusão de Cuiabá como mais um destino. A rota passará a ser então: Cuiabá-Londrina-Curitiba-Rio de Janeiro (e volta). Ao que tudo indica, possivelmente pode ser algum tipo de antecipação com a Azul, onde esta última também demonstra interesse em operar outras rotas a partir do Aeroporto Governador José Richa.

E-175 já não dará mais conta do recado.

E possivelmente será substituído por um E190.

domingo, 4 de março de 2012

Fotos Fábio Faria.

Um novo contribuidor fotográfico está na área! É o leitor Fábio Faria que nos presenteou com estas belíssimas images da Aviação Geral e Comercial. Nas fotos seguem Cessnas, Aeroboero, Beechcraft Baroon e um A320 da TAM.

Cessna, PR-BLO

Aeroboero, PP-GMG.

Beechcraft Baron, PR-IGC.

Cessna, PR-VAT.

Esta ótima imagem do A320 da TAM.

A320, a cauda do PR-MHM da TAM.

Trator da TAM fazendo o "Push-Back" enquanto os reatores CFM são acionados.


sexta-feira, 2 de março de 2012

Novos Voos.

Caso aprovado, o Aeroporto Governador José Richa, Londrina contará com mais três novos voos. São eles um da Passaredo, um da Azul e um da TRIP. O voo da Azul terá sua terceira frequência para Campinas e um novo pernoite (agradecimentos ao amigo Ibra por me lembrar deste detalhe). Já o da Passaredo uma segunda frequência para Porto Alegre e retomada da ligação com Ribeirão Preto via conexão. O voo da TRIP que está a praticamente a quatro meses em análise no HOTRAN terá como destino novo da companhia Brasília saindo de Maringá com escala em Londrina.


  • Passaredo: 2204 LDB-POA (14H45->16H15) / 2205 POA-LDB (12H15->13H50) E-145.
  • Azul: 4444 VCP-LDB (22H50->00H10) / 4445 LDB-VCP (06H30->07H52) E-190.
  • TRIP: 5406 LDB-BSB (09H00->11H21) / 5407 BSB-LDB (18H20->20H32) ATR 72.

ATR-72 da TRIP na aproximação final para 13.


quinta-feira, 1 de março de 2012

Fotos Bruno Nascimento.

Mais uma contribuição só que desta vez do leitor Bruno Nascimento, que esteve no entorno do Aeroporto Governador José Richa registrando o movimento de aeronaves. Nas fotos foram registrados dois A320. O primeiro com a matrícula PR-MHS e o segundo (última e a melhor foto na minha opinião) o PR-MBE da TAM Mercosul. Como não se bastasse apenas fotos, ele nos enviou um ótimo registro do pouso de um dos A320.

As salas de embarque e de desembarque serão ampliadas ainda este ano.

"Ground Service" no A320 da TAM, belo enquadramento.


TWR Londrina.

A320 livrando a pista após o pouso pela 13.


Muito Obrigado Bruno pela belas contribuições! Lembrando que quem tiver informações, vídeos, fotos e afins e quiser divulgar para os leitores favor entre em contato com o e-mail na parte lateral direita do blog. Aproveitando quero pedir desculpas pela falta de postagens, o tempo anda corrido e está difícil de atualizar o blog regularmente.