terça-feira, 20 de novembro de 2012

Uma Manhã de Spotting

É com grande prazer que venho divulgar as fotos realizadas numa manhã de Spotting no Aeroporto Governador José Richa. Com a participação dos amigos, tivemos também a presença do Spotter de Londrina, Wilson Junior autor do LDB Spotter. Essas fotos só foram possíveis graças ao nosso amigo Paulo Cezar. A todos que participaram deste dia, muito obrigado!

PP-EJH do GRAER.

TRIP E-170 PP-PJB decolando da 31.

Azul PR-AZA indo para pouso na 13.

Aeroboero PP-GMA do Aeroclube de Londrina.

C-152, C-150 e um Tupi no pátio do Aeroclube.

A320 PR-MYW da TAM decolando da 31.

ATR 72-600 PR-TKN da TRIP taxiando para o pátio.

PR-ALG fazendo uma parada para reabastecimento.

Beechcraft Baron 58 PR-ALG.

Pátio movimentando mesmo em uma manhã de fim de semana.

Dois E-190 e um ATR 72-600 no pátio.

Push-Back do E-190 da Azul.

Dois TRIP's remanescentes.

Azul taxiando até o ponto de espera, taxiway Alfa.

Aeronave já configurada para a decolagem.

PR-AZA adentrando a pista 13 para decolagem.

Push-Back do 72-600.

As pás das hélices já ajustadas para a tração máxima na hora da decolagem.

O 72-500 PP-PTR autorizado para decolar.


6 comentários:

  1. tem como confirmar se um voo da azul arremeteu hj na parte da manha???

    ResponderExcluir
  2. Sim, ele estava em manutenção. No lugar dele veio um EC130. As operações do grupo são diárias. Até hoje, não sei de um único dia que o Helicóptero ficou parado.

    ResponderExcluir
  3. Qual a infraestrutura necessária para a instalação do ILS Cat I e do D-VOR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, vamos por partes. Para o ILS são dois radiotransmissores que necessitam ser instalados. Um para a trajetória de planeio ideal ou mais conhecido como Glide Slope e outro para o alinhamento com o eixo da pista, chamado de Localizer. A antena do Localizer está situada a 300 metros após a cabeceira oposta a qual se executa a aproximação. Ou seja, como aqui o ILS será instalado na pista 31, o localizer vai ficar após 300 metros da pista 13. Já a antena do Glide Slope está localizada entre 250 e 400 metros da cabeceira da pista em que será instalado o ILS, no caso a 31.

      A título de curiosidade, o ILS CAT I que será instalado aqui em Londrina vai reduzir o teto mínimo de operações para 200 pés e a visibilidade mínima horizontal para 800 metros.

      Já o DME/VOR acredito que só necessita de uma área desacampada para sua instalação e que após seu posicionamento o DECEA deve cuidar das cartas de aproximação e de saída por instrumentos do Aeroporto Governador José Richa.

      Excluir
  4. O JetRanger passou por uma manutenção programada no mês passado. Uma semana depois em um dia quente e úmido ele foi decolar do pátio do aeroclube em uma decolagem corrida devido ao seu peso e a performance restrita, ele acabou batendo na árvore que fica perto do aeroclube. Por esse motivo agora o Falcão 02 passa por uma manutenção não programada. No lugar dele está sendo utilizado o EC130 (PR-BOP) que ainda não postei fotos dele porque estou sem tempo e sem equipamento para atualizar o blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir