segunda-feira, 7 de maio de 2012

GOL demonstra interesse de implantar o procedimento RNP em Londrina

Já está em fase avançada de estudos, o procedimento RNP (Performance de Navegação Requerida - Autorização Requerida) para sua implantação no Brasil. Esta manobra de aproximação apresenta inúmeras vantagens entre elas estão a diminuição do consumo de combustível, do ruído nos centros urbanos, um maior conforto aos passageiros e baixo custo de implantação.

Por ser uma aproximação de certa precisão feita via GPS, depende apenas (falando a grosso modo) de aeronaves homologadas e tripulação treinada. A diminuição de ruído é devido a um "slope" (rampa de descida) preciso com a aeronave voando em potência "idle" (marcha lenta), sem ter a necessidade de dar potência durante a maior parte do percurso.

"Para que possa fazer uso da nova tecnologia, a aeronave tem de ser capaz de voar com precisão de desvio de apenas 0,10 milhas da trajetoria publicada de aproximação sendo totalmente controlada pelo piloto automático que a leva até um ponto já na reta final curta a aproximadamente 250 pés de altitude quando a tripulação assume o controle manual e completa o pouso".

Em Londrina, os mínimos operacionais por instrumentos são de 700 pés para pouso na pista 13 e 400 pés para pouso na cabeceira 31. Portanto, por não necessitar de instrumentos em solo as companhias aéreas autorizadas poderão operar abaixo desses mínimos.

A GOL uma das principais interessadas neste projeto pretende implantar em Londrina e Navegantes. No entanto já foram feitos testes no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Fonte: Contato Radar

5 comentários:

  1. O teto requerido para o RNAV(GPS) da RWY13 é de 700ft.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa minha distração esqueci de ver os procedimentos RNAV's, me detive a apenas ao VOR/NDB/DME RWY 13 via AISWEB.

      Já está corrigido, grato pela atenção!

      Excluir
  2. Engraçado é quando a gente vê uma pessoa que clica em "engraçado" quando se fala de investimentos feitos no LDB. Já até imagino quem seja. Coitado!

    Parabéns Londrina, tomara que MAIS esse investimento se consolide na cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não temos o controle de quem clica nesta avaliação, mas é "engraçado" afirmar que quando publicamos uma ou outra notícia 'ruim' sempre tem um engraçadinho que faz questão de clicar no botão (basta fazer um levantamento em tais posts). Fazer o que né?!

      Excluir
  3. Só tirar esse item "engraçado". Se a pessoa quer "rir", faz sozinho em casa.

    ResponderExcluir