segunda-feira, 14 de maio de 2012

Flight Report, Londrina a São Paulo.

É com muito prazer que escrevo este Flight Report contando o início da minha viagem rumo à Pirassununga para a apresentação do aniversário de 60 anos da Esquadrilha da Fumaça. Senhores Passageiros, afivelem seus cintos de segurança pois a aeronave já se encontra com as portas fechadas e em automático! 
  • Dados Gerais do voo:

Empresa: Gol Linhas Aéreas Inteligentes;
Voo nº: 1363;
Equipamento: Boeing 737-800, prefixo PR-GGA;
Origem: Londrina (LDB) 13H40 Local Time;
Altitude: FL370;
Rota: UW48 BRU DCT AAQ;

Tempo estimado de Voo: 01H13
Tempo efetivo de Voo: 01H17

Destino: São Paulo, Congonhas (CGH) 14H57 Local Time.
Pista em uso: LDB 13, CGH 35L.

É Sexta-Feira, mais um fim de semana se aproximando. O céu está parcialmente encoberto e acusava a chegada de uma frente fria. No trajeto até o Aeroporto Governador José Richa, algumas gotas despontavam do céu. Nada muito preocupante.

Chegando ao aeroporto me dirigi ao balcão para realizar o check-in. Como na minha reserva estava marcada o assento 25F, perguntei a atendente da Gol se ela poderia me realocar para um lugar mais próximo da asa. A resposta foi um curto e grosso "NÃO" seguido por uma explicação simples mas que pude entender perfeitamente o motivo: a aeronave estava lotada.

Bagagens despachadas, cartão de embarque em mãos e já na sala de embarque, procurava, em vão, um lugar para aguardar o embarque. Como não encontrei, me adiantei para a fila que já se formava em frente do portão de embarque número "2".

Embarque iniciado e somente pela porta traseira devido a prioridade de cadeirantes que embarcariam pela porta principal da aeronave o que não era problema para mim já que eu me encontrava no "fundão". Sentei na minha poltrona classificação "B" pela ANAC, me proporcionava um certo conforto, já que meus joelhos não tocavam nas cadeiras da frente (como é de costume em outras companhias).



Olhando pela janela, estava parqueado ao nosso lado um Boeing 737-700 nas cores da Varig, com a matrícula PR-VBM que por coincidência seria a mesma aeronave que me traria de volta. Passageiros embarcados o comandante fez um "speech" breve falando as condições do tempo em São Paulo e que em alguns instantes estaríamos iniciando o "push-back".



Juntamente com o anúncio "tripulação preparar para o taxi" o "push-back" e acionamento dos reatores foram iniciados. Enquanto isso, o trator nos rebocava em direção da cabeceira 13 via taxiway "Alpha".


Motores acionados, instruções de segurança finalizados, taxi para ingresso e decolagem autorizados, saímos da pista após percorrer algo em torno de 1.800 metros, curvando a esquerda para interceptar a aerovia UW48 com a proa do NDB de Araraquara (AAQ) para então seguir em direção do aeroporto de Congonhas.

Assista o vídeo da Decolagem:






Estabilizamos no nível de cruzeiro de 37 mil pés de altitude. Apesar das várias formações nebulosas não houve turbulência durante esta parte do voo. Perto do bloqueio do NDB de Araraquara o céu começou a limpar. A rota de aproximação nos disponibilizou uma bela imagem das cidades que estávamos sobrevoando. Foi interessante observar as várias pistas de testes de alguma montadora em São Paulo.


A aproximação para o Aeroporto de Congonhas foi direta. Sem ter que ficar em espera o que nos poupou um belo tempo. A aproximação final apresentava-se bastante agitada, com turbulência moderada. Já o pouso - muito bem efetuado por sinal - foi realizado na pista 35L sem desconforto algum.


Assista ao vídeo do Pouso:





Pista livrada, Ground Spoilers desarmados, Flapes recolhidos e APU acionado, iniciamos o taxi até o portão de desembarque. É incrível o movimento do Aeroporto de Congonhas. Avião pousa, avião decola em uma sincronia impressionante.


Portas em manual, desembarque somente pelas dianteira. Um belo de um voo para se guardar na memória. A impressão que ficou foi boa. Em uma visão mais técnica, tanto a decolagem quanto o pouso foram muito bem feitos. O entretenimento de bordo ficou a desejar apesar do voo não ser dos mais longos.

  • Avaliação final:


Check-in: 8,0 - Rápido prático e eficiente.
Poltronas: 7,0 - Classificação "B" da ANAC, o necessário e sem desconfortos.
Comissários: 8,0 - Simpáticos e atenciosos, porém um sorriso no rosto não faria mal a ninguém.
Pilotos: 9,5 - Pouso e decolagem excelente.
Pontualidade: 7,5 - Com certo atraso.
Entretenimento: 5,0 - Apenas revista de bordo.
Serviço de Bordo: 5,0 - Amendoins e Suco.

Média Final: 7,142

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