segunda-feira, 26 de março de 2012

Entidades pedem agilidade para projeto do Arco Norte.

Proposta em trâmite na Câmara confirma Londrina em consórcio de desenvolvimento regional

A Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e a Sociedade Rural do Paraná (SRP) encaminhou carta aos vereadores pedindo apoio ao projeto do Executivo que formaliza a adesão de Londrina ao Consórcio Arco Norte. 

O consórcio é formado pelas seguintes cidades: Londrina, Assaí, Jataizinho, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana. Seu objetivo é conseguir verbas que ajudem a viabilizar o Arco Norte - projeto de desenvolvimento regional que tem como âncora um aeroporto internacional de cargas previsto para ser construído na Zona Sul de Londrina. 

''Trata-se de um momento decisivo para o desenvolvimento de nossa cidade e região, e cabe ao Legislativo dar este passo fundamental. O momento é agora. O lugar é aqui. A decisão está em nossas mãos'', afirma o documento enviado à Câmara. Assaí, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana já aprovaram leis de adesão ao consórcio. O projeto de Londrina já passou pela Comissão de Justiça da Câmara e agora espera parecer da Comissão de Finanças. 

De acordo com a Acil e a SRP, o Arco Norte ''vai iniciar um novo ciclo econômico'' similar ''aos planos pioneiros da Companhia de Terras, à ascensão da cafeicultura, à diversificação da economia regional após a geada de 1975''. 

O presidente da Acil, Nivaldo Benvenho, diz que as entidades estão pedindo ''gentilmente'' aos vereadores que agilizem a aprovação do projeto de lei, já que Londrina é a cidade-sede do empreendimento, mas ainda não aderiu formalmente ao consórcio. 

O presidente da Câmara, Gerson Araújo (PSDB), ainda não havia recebido o documento. Ele também desconhecia o projeto de lei que tramita na Casa. ''Quando chegar até mim, terei melhores condições de me pronunciar. O que eu sei é que o Arco Norte é um projeto muito importante para a cidade, que vai trazer competitividade para Londrina'', ressaltou.

Podemos observar que está nas mãos dos políticos londrinenses para o projeto seguir adiante. Seria suicídio a cidade-sede não aderir formalmente o consórcio em uma fase tão "avançada". É notável em ano de eleições projetos deste tipo sejam levados como campanha política, porém é imprescindível para o desenvolvimento da região norte do estado - conforme apontado na reportagem - a execução desse empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário