sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

INTREPID: o porta-aviões

Hoje venho com uma parte do especial que trará algumas fotos de aviões militares, que estão em exposição no porta-aviões e museu, em New York. Primeiro algumas fotos de caças, e na próxima parte do especial, um bastante renomado avião civil, atualmente inoperante. Vamos aos "shots":


O famoso BlackBird
 
F-16 (1978-atualmente)
Propulsor único


F-8K Crusader

Lockheed A-12 (Blackbird)

Reparem no bico extremamente pontudo

Seu voo inaugural ocorreu em 1962, produto do projeto "Oxcart", com o objetivo de ser uma aeronave incrivelmente rápida para reconhecimento de território (já que foi utilizado durante o período da Guerra Fria). Sua velocidade máxima excedia os 3 Mach, ou três vezes a velocidade do som (algo em torno de 2.200 mph), e seu teto operacional chegava a quase 85.000 pés, ou 26km de altitude!

Trem de pouso nada convencional

Propulsores

Este Blackbird específico serviu como "teste de radar", e operou nas áreas adjacentes ao lago Groom, Nevada, que recebeu o apelido de Área 51. Essa geração (A-12) esteve em serviço até 1968, mas novas adaptações (SR-71) ainda foram utilizadas na década de 90 pela NASA e força aérea americana.

Grumman F-14 Tomcat (1972-2006)

Quase encostando no bico!


AV-8C Harrier britânico

Famosos aviões de reabastecimento em voo.
Mal podem esperar pelas próximas partes? Então fiquem ligados!

Um comentário: