quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

1º Voo comercial da Azul Linhas Aéreas em Londrina.

Hoje, 1º de Fevereiro de 2012, a Azul Linhas Aéreas iniciou (finalmente) suas operações regulares no Aeroporto Governador José Richa e, é claro, o TMA Londrina não perdeu a oportunidade de registrar o momento.

O voo, AD 4434 com a chegada prevista para as 10:30 (horário local) antecipou-se 4 minutos, chegando as 10:26. A Aeronave utilizada neste primeiro voo foi um Embraer E-195, com o prefixo PR-AYA "Azul é Brasil" que, se não me falhe a memória, foi a 1ª aeronave entregue a Azul.

PR-AYA já sobre a cabeceira da pista 13.

Notou-se que para a chegada da Azul, um pessoal da ANAC veio fazer o "check" do voo, além deste pessoal, uma porção de entusiastas compareceram no mirante para acompanhar de perto o voo. Tudo bem, a aeronave não foi o Azul Bandeira, mas é claro, os bombeiros vão batizar o avião, não é? Bom, para ser franco nem isto aconteceu...

Sem pintura especial, sem batismo mas a surpresa ainda estava por vir.

Pois é, sem Azul Bandeira, sem batismo só faltava vir sem passageiros e é ai nos enganamos (mais uma vez). Literalmente, o voo chegou e saiu lotado, cheguei a me espantar porque não parava de sair pessoas de dentro do avião na hora do desembarque.

O "Azul é Brasil" já balizado e esperando a colocação dos calços.

Adesivo da "Suflair" na parte traseira da aeronave.

Serviço de solo em ação.

Não parava de sair pessoas da aeronave.

Para a saída que estava prevista para as 11:00 a aeronave atrasou 15 minutos, saindo 11:15 (horário local), isto porque o pessoal de solo estava sendo treinado pela equipe da Azul nas operações de acomodação de bagagem, fixação da barra de "Push-back" e do próprio "Push-back".

Pronto para o "Push-Back" e acionamento.

O taxi foi feito em direção da intersecção "Alpha" para a entrada na cabeceira 13 onde o Azul alinhou e manteve, aguardando a liberação da pista pelo TAM que tinha adiantado em meia hora a sua chegada. Logo após o livramento da pista pelo A320, as manetes foram postas a frente  e o Azul seguiu para o Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas.

É isso ai pessoal este foi o primeiro voo regular da Azul espero que tenham gostado e não deixem de acompanhar nossas noticias!

24 comentários:

  1. BOA TARDE AMIGO, ESTIVE REGISTRANDO TAMBÉM O AVIÃO DA AZUL NO AEROPORTO E TENHO MUITAS FOTOS DO AEROPORTO DE LONDRINA NO GOOGLE, ALIÁS TENHO QUASE 3000 FOTOS DE LONDRINA NO GOOGLE, SE VOCÊ PRECISAR USAR ALGUMAS DELAS FIQUE A VONTADE, TENHO FOTO DO AVIÃO COMEMORATIVO DO FILME RIO E AVIÃO DE UMA COMPANHIA INGLESA PASSANDO POR LONDRINA TAMBÉM... SEMPRE VISITO SEU BLOG E O MEU BLOG OFICIAL RECEBE QUASE 100 VISITAS POR DIA. TALVEZ SERIA INTERESSANTE TROCARMOS LINKS - ENTRE EM CONTATO COMIGO - 8427.2420 - 9931.1744 - LONDRINA - O MEU BLOG É robertotome.blogspot.com e o blog de fotos é londrina-fotos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa parceria aceita sim, o link do teu blog já está na parte dos parceiros!

      Se não me engano ouvi você comentando sobre o seu blog e sobre a TRIP quando decidi ir ao mirante. Fiquei "zanzando" pelo aeroporto, as fotos com exceção da última foram feitas lá na Laselva porque o vidro do mirante é muito sujo.

      Abraço!

      Excluir
  2. Eu e o João Pedro (meu filho de 7 anos, que está apaixonado pela aviação) fomos ver a chegada da Azul, acreditando que haveria o batismo... Que pena. Mas, mesmo assim, que seja bem-vinda a Azul à nossa cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o batismo não sei o porque mas não ocorre por aqui. Logo estarei marcando uma entrevista com o superintendente da Infraero, Marcus Vinícios Pio e um dos questionamentos será este.

      Abraço!

      Excluir
  3. EI ADRIANO PARABENSSS PELA COBERTURA!!
    BELAS FOTOS E OTIMOS COMENTARIOS!
    E PARABENSSS TAMBEM AO AEROPORTO DE LONDRINA PELA CONQUISTA!!
    UM ABRAÇO DO AIRMGF!

    ResponderExcluir
  4. Segundo um instrutor do aeroclube o batismo está confirmado amanhã de manhã, com direito a uma passagem baixa e sobrevoo pela cidade... a aeronave será o com pintura da bandeira nacional PR-AYV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que vai ter cobertura do evento, mas não garanto um vídeo do batismo, apenas fotos, pois minha câmera só pra tirar foto já é um parto para filmar então!

      Se algum leitor tiver uma câmera que filme decentemente, por favor não deixe de registrar isto também em vídeo!

      Grande Abraço!

      Excluir
  5. Então Luis, cheguei a pensar nisso, mas o LDB não tem 3 caminhões iguais ao que se acidentou? Pro batismo só é necessário dois caminhões (se eu estiver errado quanto ao número de caminhões que estão a postos no LDB por favor, desconsidere).

    Outra coisa, Congonhas, Joinville e alguns aeroportos ADM pela INFRAERO realizaram o batismo, porque Londrina não pode ser assim? Deve ser como já foi comentado, isso depende do Superintendente do Aero.

    Quanto a alteração de segurança segundo Pio em algumas reportagens, após a ampliação poderemos receber 767 em Full Load dentro das normas de segurança em voos diários.

    A321 é uma aeronave menor mas certeza caso aumente o CAT do LDB a TAM irá remanejar sua frota, mas é claro, só poderemos ter destinos como CWB e GRU, pois CGH está restrito a operações com aeronaves de porte igual a B738 & A320.

    Att.

    ResponderExcluir
  6. Mas os voos regulares da azul serão feitos com o e-190 ou e-195????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 1º voo do dia é de E195, o último é de E190 e um outro que está aguardando autorização no HOTRAN pernoite que sairá de Londrina rumo a Campinas as 06H30 será de E190.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Não é tão simples assim. O blog Aeroporto de Londrina só se fundiu com o TMA Londrina porque o dono dele não tinha condições de tocar adiante e como ele não queria sair de vez nós resolvemos unir nossos blogs.

      O processo de união, é complicado porque Blog é algo particular. Eu mesmo resolvi adicionar moderadores a fim de formar uma equipe para me ajudarem com a atualização do TMA Londrina.

      O LDB Spotter, um excelente blog está em perfeitas condições e é atualizado dentro do possível.

      Mas quem sabe um dia não se junta tudo em um só? Afinal de contas não é uma má ideia, assim teríamos notícias mais regulares e a dinâmica do negócio ficaria bem interessante.

      Abraço!

      Excluir
  8. Parabéns pela cobertura Adriano!!!

    Em breve, quem sabe em 2013, fará a cobertura da AVIANCA... :D

    Abraço
    Ibra Ldna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha do jeito que está indo, se a Avianca demorar muito ela vai ter prejuízo!

      Abraço!

      Excluir
  9. E melhor ainda foi saber que voo chegou e saiu lotado!

    Ibra Ldna

    ResponderExcluir
  10. Segundo o Paraná TV, a partir de março a AZUL começa com voos de Londrina-Porto Alegre :D

    Ibra Ldna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peguei a reportagem pela metade, hoje eu fui lá ver o bandeirão, já posto fotos!

      Excluir
  11. Então o único erro que eu dele achei foi não ter apostado em Londrina antes. Bom mas no fim das contas a empresa é dele e ele faz o que bem entender.

    ResponderExcluir